Curso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, ofertado pela Avabrum em parceria com a UFMG, prorroga inscrições até 3/1

Estão prorrogadas até as 12h do dia 3 de janeiro as inscrições para o curso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, ofertado pela Faculdade de Letras da UFMG em parceria com a Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos da Tragédia do Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão (Avabrum).

Ofertada na modalidade a distância, com o apoio do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed/UFMG), a formação é gratuita e destinada exclusivamente a sobreviventes e familiares das vítimas do desastre, além de pessoas residentes em Brumadinho e em municípios que fazem parte da Bacia do Rio Paraopeba.

As inscrições devem ser feitas por meio de formulário eletrônico disponível na página do projeto, que visa ofertar cursos de qualificação e de capacitação de tecnologias digitais e de idiomas, a fim de contribuir para a inclusão social e para a geração de renda e de trabalho local. A iniciativa é viabilizada por recursos financeiros provenientes de multa aplicada à mineradora Vale S/A, no âmbito de Ação Civil Pública do Ministério Público do Trabalho (MPT).

As 200 vagas ofertadas serão preenchidas por sorteio, considerando a ordem de prioridade estabelecida pelo item 1.5 do edital de seleção: 1) sobreviventes do rompimento da Barragem I na Mina Córrego do Feijão, independentemente do local de residência; 2) familiares de vítimas e de sobreviventes (1º grau de parentesco e reconhecido pelo MPT), independentemente do local de residência. 3) familiares de vítimas e de sobreviventes (2º e 3º grau de parentesco), independentemente do local de residência; 4) residentes em Brumadinho e de outras cidades da bacia do Vale do Rio Paraopeba atingidas pelo rompimento da Barragem I na Mina Córrego do Feijão.

Conhecendo as TDICs

O curso, que tem o objetivo de oferecer noções introdutórias sobre aspectos das tecnologias digitais de informação e comunicação, terá carga horária de 60 horas, distribuídas em 12 semanas. O conteúdo será organizado em seis módulos com os temas:

1.    Introdução às TDICs;

2.    Leitura crítica de textos digitais

3.    Gestão de tempo e de recursos

4.    Produção textual para textos de marketing

5.    Produção de textos orais e recursos audiovisuais

6.    Multiplicação

Certificado de participação será conferido aos alunos que tiverem, pelo menos, 75% de frequência e obtiverem 60 pontos nas atividades propostas. As aulas têm início previsto para o dia 18 de janeiro.

Informações: ufmgavabrumtdics@gmail.com.