
De 2 a 4 de outubro, a Diretoria de Arquivos Institucionais (Diarq/UFMG) recebe inscrições para o curso básico de Gestão de Documentos Arquivísticos, online, gratuito e com carga horária de 30 horas.
A formação, ofertada pela Diarq em parceria com o Caed e com a Pró Reitoria de Recursos Humanos, será ministrada de 23 de outubro a 1º de novembro.
As inscrições devem ser feitas das 8h do dia 2 de outubro, segunda-feira, até as 17h do dia 4, quarta-feira, pelo formulário disponível na página da Diarq. Serão ofertadas 300 vagas no total, 50 para servidores da UFMG, incluindo docentes e técnicos, e 250 para o público em geral.
O preenchimento das vagas para o público em geral será feito com base na ordem de inscrição. Já para os servidores da Universidade, a seleção será feita a partir de critérios como maior tempo na UFMG e menor nível na carreira. Em caso de empate, o candidato será escolhido com base na idade.
A relação de candidatos contemplados será divulgada no dia 6 de outubro, na página da Diarq.
O curso
O conteúdo é organizado em quatro unidades, que tratam de temas como
1. Produção de Documentos: na qual serão abordados conceitos básicos sobre arquivo e documento de arquivo e a sua relação com a produção do conhecimento científico;
2. Gestão de Documentos: na qual são apresentadas noções básicas de gestão de documentos e temas ligados à identificação, classificação, destinação e eliminação de documentos;
3. Gestão de Documentos no SEI: trata da produção de documentos no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), plataforma adotada na UFMG e na administração pública em geral e
4. Guarda e Conservação: traz noções básicas para a acomodação, guarda e preservação de documentos arquivísticos.
Os candidatos que concluírem o curso e obtiverem o aproveitamento definido pela coordenação receberão certificado de conclusão emitido pelo Centro de Extensão da Escola de Ciências da Informação (ECI/UFMG).
Para mais informações, confira o edital de seleção ou escreva para info@diarq.ufmg.br.
Imagem: Reprodução/ Site da Diarq