Anais do Seminário

Arquivo pdf

Trabalhos Selecionados

Pôster

Títulos Autor(es)
Educação a Distância: Gestão de tutoria, atribuições,competências e importância nas interfaces instituicionais dentro dos programas de EaD Mônica Carvalho Brum Rodrigues
Luiz Antônio Ribeiro
Deolinda Armani Turci
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO ESTRATÉGIA POLÍTICA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O PAPEL DOS POLOS DE APOIO PRESENCIAL Eduardo Pertille Costa Leite
Cláudia Terra Nascimento Paz
A educação a distância e o processo de recrutamento de tutores: impasses a serem (re) pensados. Marta Fernandes Garcia
A experiência na produção de material didático para EAD em Ensino de Artes Visuais/EBA/UFMG jussara vitoria de freitas
patricia de paula pereira
A GESTÃO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA: A CONSTRUÇÃO DA GESTÃO ENTRE A FORMAÇÃO E O TRABALHO Mírian Queiroz de Souza Daniel
Fernando Selmar Fidalgo
A HUMANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA A DISTÂNCIA MEDIADA PELAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS AUDIO/VISUAIS Madeleine Piana de Miranda Queiroz
A importância da EaD na valorização humana Suely de Cássia Antunes de Souza
Diego Antônio França de Freitas
Elaine das Graças Frade
A percepção dos cursistas sobre um curso de aperfeiçoamento ministrado na modalidade a distância Ewerton Alex Avelar
Antônio Artur de Souza
Daniele Oliveira Xavier
A Perspectiva Panóptica no AVA Milka Alves Correia Barbosa
Flávio Egídio Barbosa das Neves
José Ricardo Costa de Mendonça
A QUALIDADE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: RESPEITANDO O TEMPO E O ESPAÇO PARA A GARANTIA DA APRENDIZAGEM Simone Maria Martins
Adriana Paula Cheron Zanin
Maria Luisa Furlan Costa
A Trajetória da Educação a Distância na UFMG: limites e possibilidades na interface com o ensino presencial Ilma Bicalho Sousa Daniel
A universalização dos cursos superiores: uma questão de direito? Mara Lucia Ramalho
Juliana Lages Ferreira
Lúcia Helena da Cunha Ferreira
Ricardo Nogueira
A UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS PELOS ATORES DO E-TEC CEFET-MG Sandra Pedrosa Tufy
AMANDA TOLOMELLI BRESCIA
José Wilson da Costa
Afetividade e EAD-Um estudo sobre o desenvolvimento de vínculos afetivos no processo de orientação de TCC do CEAD/UFOP Cristiene Adriana da Silva Carvalho
AS COMPETÊNCIAS E OS FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO RELACIONADOS AO ENSINO À DISTÂNCIA: a percepção dos professores, tutores, alunos e coordenadores Mariana Paiva Damasceno
Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo
Atendimento Tutorial: Acompanhamento, Formação, Avaliação ubiracir barbosa júnior
Atuação de tutores a distância como professores orientadores de trabalhos de conclusão de curso Suely de Cássia Antunes de Souza
Diego Antônio França de Freitas
Elaine das Graças Frade
Atuação na zona de desenvolvimento proximal e a mediação na Educação a Distância (EaD) Alice Fernandes Barbosa Ramos
José Wilson da Costa
Avaliação dos conhecimentos dos profissionais por meio do pré-teste do curso “Doença Falciforme: linha de cuidados na atenção primária à saúde” MILA LEMOS CINTRA
Avaliação Institucional dos Cursos EaD da UEPG/PR Mary Ângela T. Brandalise
Herminia Regina Bugeste Marinho
Clícia Bührer Martins
Avaliando sistemas pelo Método de Inspeção Semiótica.
O Desenvolvimento de uma ferramenta que poderá ser usado em Sistemas para EaD.
Junio Soares Dias
Raquel Oliveira Prates
BAIXO ÍNDICE DE EVASÃO EM UM CURSO A DISTÂNCIA: UMA REALIDADE POSSÍVEL Maria Angélica Araújo Ribeiro
Mírian Queiroz de Souza Daniel
Fernando Selmar Fidalgo
CAPACITAÇÃO CONTINUADA DE TUTORES DO SISTEMA UAB: A EXPERIÊNCIA DA UEM. Maria Luisa Furlan Costa
Silvana Aparecida Guietti de Oliveira
Capacitação de recursos humanos e produção de conteúdos educacionais para os cursos de educação a distância da UFVJM Cláudio Marinho
Competências docentes e EaD no curso de Ciências Contábeis: percepções de discentes e docentes de uma instituição particular mineira Andréia de Oliveira Santos
Kely Cesar Martins de Paiva
Valéria Rezende Freitas Barros
Michelle Regina Santana Dutra
Comunidades virtuais de aprendizagem e formação de professores Simoni de Cássia Pinto Coelho
CONEXÕES PARA O CONHECIMENTO: uma abordagem conectivista para a aprendizagem aberta em Cursos à Distância MARCOS ANTONIO PEREIRA COELHO
CARLOS HENRIQUE MEDEIROS SOUZA
Contribuições da Disciplina Fundamentos de Libras On Line na Formação Docente Eli Ribeiro dos Santos
Cultura informacional e educação a distância: em foco a EAD na UFMG Sinay Santos Silva de Araujo
CURSO DA ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE - OPAS SOBRE SAÚDE E DESENVOLVIMENTO LOCAL: A EXPERIÊNCIA DE BELO HORIZONTE KLÉBIO RIBEIRO SILVA
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM DOENÇA FALCIFORME: ENSINO À DISTÂNCIA PARA PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DE MINAS GERAIS Aline Poliana Silva Batista
Curso de Extensão -Prevenção em Pauta cristina fatima dos santos crespo
Rubensmidt Ramos Riani
Simone Ferreira de Assis
Priscila Hondas
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA: ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Noeli Antônia Pimentel Vaz
Valnides Araujo da Costa
Mara Rúbia Magalhães
Cursos Autoinstrucionais no Padrão SCORM Daniel Eugênio Neves
Desenvolvendo ambientes voltados para a EaD Junio Soares Dias
Viviane Lilian dos Santos Barrozo
Dandara Bispo Pimenta
Denis Tomaz
Design Pedagógico em Ambiente Digital: a constituição de uma proposta de formação docente para o campo das Artes Visuais Carime Zunzarren
Márcia Helena Mesquita Ferreira
Design Pedagógico em Ambientes Digitais: perspectivas de análise para o campo da alfabetização e letramento Márcia Helena Mesquita Ferreira
DIÁLOGOS QUESTIONADORES: UM OLHAR BAKHTINIANO SOBRE A MEDIAÇÃO E AS AÇÕES DOS TUTORES EM EAD Elton Resende Santos
É preciso expandir, mas como? o que dizem os documentos e a legislação brasileira sobre o uso da Educação Online na Pós-Graduação Stricto Sensu. Vanessa Itacaramby Pardim
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL ADRIANO LIMA
Educação a Distância: Gestão de tutoria, atribuições,competências e importância nas interfaces instituicionais dentro dos programas de EaD Deolinda Armani Turci
Mônica Carvalho Brum Rodrigues
Luiz Antônio Ribeiro
Educação Inclusiva como conteúdo curricular nos cursos à distância para professores da Educação Básica TANIA GONCALVES MARTINS
Educação Integral e Integrada & Educação a Distância: possibilidades e desafios Hasla de Paula Pacheco
Educação, Linguagem e Enunciados Sociais: A Língua Portuguesa Pensada Rizomaticamante Maria Aparecida Crissi Knuppel
Loide Andréa Salache
Em CURTAndo A DISTÂNCIA MARIA ESPERANÇA DE PAULA
ENSINO SOBRE A EAD NO CURSO PRESENCIAL DE PEDAGOGIA: UMA REALIDADE NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFMG Fernanda Araujo Coutinho Campos
Rosilene Carvalho
Priscila Moreira
Estudo sobre as vivências de cursistas e contribuições para a formação docente de um curso de especialização a distância Tatiana Cristina Cândido Camargos
Santer Alvares de Matos
EXISTÊNCIA E DIRECIONAMENTO DAS POLÍTICAS SOCIAIS PARA O ENSINO A DISTÂNCIA (EaD) MARA CHRISTINA VILAS BOAS
Experiência de Blended Learning na Graduação Marco Antônio Buarque Martins
José Ricardo Costa de Mendonça
Experiências EAD em espaço de privação de liberdade: formação básica para o trabalho de adolescentes em conflito com a lei BRenda Franco MOnteiro Prado
Zélia Fortunato
Pollyanne Bicalho
FATORES QUE INTERFEREM NAS INTERAÇÕES EM FÓRUNS DE DISCUSSÃO [...] Santer Alvares de Matos
Angélica Oliveira de Araújo
Júnia Freguglia
Carmen Maria De Caro Martins
Maria Emília Caixeta de Castro Lima
FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E SEUS REFLEXOS NA GESTÃO DOS CURSOS DA UFMG THATIANA MARQUES DOS SANTOS
CAROLINA MOREIRA PEREIRA
Gustavo Henrique Moreira Dias Almeida
Natalia Niquini Ribeiro
Bruno Lorran Bastos de Carvalho
Fernando Selmar Rocha Fidalgo
Formação Continuada em Educação a Distância da UEPG/PR Herminia Regina Bugeste Marinho
Formação de professores em altas habilidades/superdotação em um Ambiente Virtual de Aprendizagem Natália do Valle Ribeiro
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO INTEGRAL/INTEGRADA: A EXPERIÊNCIA DE GOVERNADOR VALADARES – MG Paulo Felipe Lopes de Carvalho
Bárbara Bruna Moreira Ramalho
IBEMD - Instituto Brasileiro de Educação Musical à Distância Robson Dias
Waniaceli Francisca dos Santos Dias
IDENTIDADE DOS GESTORES ESCOLARES: análise a partir dos perfis escritos em um curso de especialização a distância Jacqueline de Castro Laranjo
Fernando Selmar Rocha Fidalgo
Identificando Competências Docentes para Formação Permanente no Contexto da EAD Valéria Rezende Freitas Barros
Kely Cesar Martins de Paiva
Andréia de Oliveira Santos
Michelle Regina Santana Dutra
Instrumento de Avaliação do Material Didático do I Curso de Aperfeiçoamento em EaD – CAED/UFMG DUTRA, Cristina Gonçalves Ferreira de Souza
OLIVEIRA, Ramiro Barboza de
SILVEIRA, Marcus Marciano Gonçalves da
TARQÜINIO, Marcos Vinícius
Interação e Linguagem em Ambientes de Aprendizagem. Virtuais? Ana Paula Martins Corrêa Bovo
Letramento multimidiático no blog: reflexões Graciele Regiane do Carmo Alves
MONITORAMENTO TELEFÔNICO DO CURSO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA “DOENÇA FALCIFORME - LINHA DE CUIDADOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA” Katy Karoline Santos Diniz
Janaina Batista da Silva
ANA PAULA PINHEIRO CHAGAS FERNANDES
Laylla Rogelia Rodrigues Melgaço
O DESIGNER INSTRUCIONAL NO APRENDIZADO ELETRÔNICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DE STORYBOARDS Juliana de Almeida Fortunato
Isabel Cristina Lacerda de Oliveira Melo
Lucas Rodrigues Alves
Sabrina Dias Federici
Cirdes Lopes de Oliveira
O encontro das idéias: o fórum como técnica avaliativa em EaD Tiago Haidem de Araujo Lima
Marlene Haidem de Souza Lima
O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO COMO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA Marina de Lima Tavares
Santer Alvares de Matos
Nilma Soares da Silva
O estágio de docência em cursos virtuais: acompanhamento e avaliação Ana Célia Clementino Moura
Terezinha Alves Melo
O estágio nos cursos de licenciatura a distância: onde a teoria encontra a prática. Marlene Haidem de Souza Lima
Tiago Haidem de Araujo Lima
O novo perfil da EaD e o papel do tutor: possibilidades e desafios Viviane Aparecida Rodrigues
Jeanne de Jesus Rodrigues
O PAPEL DO TUTOR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REFLETINDO SEU PAPEL NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE DA FAMÍLIA Pablo Cordeiro da Silva
O papel do Tutor Presencial na EaD Sebastião Severino Neto
O processo de implementação do Currículo Mínimo – desafios e conquistas dos professores de Língua Portuguesa da SEEDUC – RJ Nathália de Ornelas Nunes de Lima
O programa RedeFor e o perfil de seus cursistas: aproximações da realidade docente brasileira? PERCIA PAIVA BARBOSA
SUZANA URSI
O TRABALHO DE CAMPO NO CURSO DE GEOGRAFIA – EAD : A PERCEPÇÃO DO ALUNO SOBRE ATIVIDADES PRESENCIAIS Raquel Augusta Melilo de Oliveira
O TRABALHO DO TUTOR: DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A PRESENÇA VIRTUAL JANAINA DA CONCEIÇÃO MARTINS SILVA
MIRTES DA PIEDADE CHAGAS E SOUZA
MÁRCIA CUSTÓDIA PEREIRA
O TUTOR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: RESGATANDO VIVÊNCIAS E REFLETINDO SOBRE O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE DA FAMÍLIA Celsilvana Teixeira Gomes
Pablo Cordeiro da Silva
O uso da tecnologia como recurso na Educação a distância de Profissionais de Saúde no Amazonas Manoel Joaquim Ramos Neto
O uso de dispositivos móveis na educação: Um relato de experiência sobre criação de cursos e treinamentos institucionais Cirdes Lopes de Oliveira
Lucas Rodrigues Alves
Isabel Cristina de Oliveira
Juliana Almeida Fortunato
Sabrina Dias Federici
OS DESAFIOS DA EAD: REFLEXÕES SOBRE A TUTORIA ON-LINE NO PROCESSO DE APRENDER NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO. Darsoni de Oliveira Caligiorne
OS EDUCADORES MINEIROS E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NA EaD VANUBIA EMANUELLE DE SOUZA
PANORAMA DAS MONOGRAFIAS DEFENDIDAS ENTRE 2007 E 2011 NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO Janaína Ferreira Hudson Borges
Cláudia Ferraz
Marina de Lima Tavares
Santer Matos
Nilma Soares da Silva
Maria Inês de Toledo
Simone Araújo Esteves
Percepções sobre afetividade por tutora de especialização em Educação Ambiental (SECADI/UAB/Edital 06) Lourdes Dias da Silva
Elaine das Graças Frade
Perfil dos profissionais alunos concluintes e evasores do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família da UFMG. Jullien Dábini Lacerda de Almeida
Estela Aparecida Oliveira Vieira
Proposta de um objeto de aprendizagem para atividades didáticas em cursos a distância Antônio Artur de Souza
Daniele Oliveira Xavier
REDES SOCIAIS E EDUCAÇÃO: AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DO FACEBOOK Amanda Tolomelli Brescia
José Wilson da Costa
REFLEXÕES DOS TUTORES SOBRE SEU PAPEL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO Nilma Soares da Silva
Marina de Lima Tavares
Maria Inês Toledo
Simone Araujo Esteves Santana
Santer Matos
Janaina Ferreira Hudson Borges
Claudia Ferraz
Relato da Dinâmica de Orientação para Construção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na Especialização em Educação Ambiental na EAD (SECADI-UAB-U Elaine das Graças Frade
Lourdes Dias da Silva
Representações visuais como estratégias pedagógicas na Educação a Distância: relato de experiência sobre o uso dos webcomics no design instrucional Isabel Cristina Lacerda de Oliveira Melo
Lucas Rodrigues Alves
Sabrina Dias Federici
Juliana Almeida Fortunato
Cirdes Lopes de Oliveira
SIGNIFICADO DE SER TUTOR EM EAD Lizziane d' Ávila Pereira
Territórios demarcados em Limites sem fronteiras - Formação docente no Ensino a Distância Rogéria Eler Silva
Tutoria não presencial: um local estratégico Tarcísio Glauco da Silva
Elizete Oliveira de Andrade
UMA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA UM CURSO DE CÁLCULO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA Galvina Maria de Souza
Josiane Magalhães Teixeira
Lúcia Helena da Cunha ferreira
Mara Lúcia Ramalho
Uma Ferramenta para Processos de Seleção Online Daniele Oliveira Xavier
Antônio Artur de Souza
Laissa Generoso Lott Glória
Alessandra Grazielle Xavier
USO DOS TEMPOS E ESPAÇOS DO GESTOR ESCOLAR EM FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA VIRTUAL Aline Gabriele Pereira
Fernando Selmar Rocha Fidalgo
Utilização de ferramentas baseadas em software livre para construção de projetos EAD Marcelo Vicente Freire Alves
Utilização de Infográficos em e-learning: Um relato de experiências Lucas Rodrigues Alves
Isabel Cristina Lacerda de Oliveira Melo
Juliana Almeida Fortunato
Cirdes Lopes de Oliveira
Sabrina Dias Federici
Utilização do Ambiente de Capacitação em Educação a Distância na formação de Tutores/as Diego Antonio França de Freitas
Elaine das Graças Frade
Suely de Cássia Antunes de Souza
VÍDEOAULAS: POSSIBILIDADE METODOLÓGICAS DE INTERAÇÃO EM EaD Lucia Helena da Cunha Ferreira
Galvina Maria de Souza
Josiane Magalhães Teixeira
Mara Lúcia Ramalho
Vivências de tempo na docência no ensino superior: comparando a educação tradicional e com a EaD Kely Cesar Martins de Paiva
Michelle Regina Santana Dutra
Andréia de Oliveira Santos
Valéria Rezende Freitas Barros

Vídeos

Títulos Autor(es)
AUTONOMIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD): processo de ensino-aprendizagem na perspectiva do aluno e do tutor. cristiane carla de souza
Canal Minas Saúde: Rede multimídia; Inovar para educar Adriana Oliveira dos Santos
A Matriz de Design Instrucional e a Produção de Material Didático Renata Gonçalves
Érika Loureiro Borba
Alexandre José de Carvalho Silva
O processo de criação de videoaulas do CEAD/UFLA Alexandre José de Carvalho Silva
Cláudia Maria de Carvalho Silva Costa
Warlley Ferreira Sahb
Para além do ensino: Iniciação Científica em EaD Rafael de Oliveira Alves