UEaDSL 2016/2 - Diversidades

UEADSL 2016/2 será realizado entre 6 e 10 de fevereiro

A nova data de realização do UEADSL 2016/2, evento virtual, que debate os temas universidade, educação a distância e software livre, por meio da apresentação de palestras e de artigos breves, já foi definida: 6 a 10 de fevereiro.

O evento, promovido pelo grupo Texto Livre, da Faculdade de Letras da UFMG com o Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed/UFMG) e a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae/UFMG), estava marcado para acontecer entre 22 e 25 de novembro, mas foi adiado devido à greve dos decentes da UFMG, deflagrada naquele mês.

Nesta edição, o tema, Diversidades, será abordado em suas diversas acepções, em 15 linhas temáticas, às quais se filiam os 124 trabalhos selecionados para apresentação. Além dos artigos, o congresso on-line incluirá ainda breves palestras, com duração de cerca de 20 minutos cada, de especialistas em cada um dos assuntos a que alude o título do evento.

Jacyntho Brandão, professor da Faculdade de Letras da UFMG, falará sobre universidade; Durcelina Pimenta, professora do Pós-Graduação em Educação e Docência (PROMESTRE/UFMG) da FaE/UFMG, tratará sobre EaD e, Paulo Slomp, docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), abordará software livre. As palestras serão seguidas por chats com o público do evento.

Participação

Interessados em participar como ouvintes, modalidade à qual também serão concedidos certificados para aqueles que comentarem, pelo menos, três artigos, poderão se inscrever até o último do evento. Saiba como se inscrever, acessando o blog em que acontecerá o evento: http://ueadsl.textolivre.pro.br/blog.

NOTA – ADIAMENTO DO UEADSL 2016/2

Devido à greve dos docentes da UFMG, deflagrada na última sexta-feira, 11, a coordenação do UEADSL e o Caed/UFMG optaram por adiar o evento, que aconteceria entre os 21 e 25 de novembro.

A nova data de realização do congresso será definida após a retomada das atividades letivas e normalização do calendário acadêmico da Universidade.

Novidades sobre o evento serão divulgadas no blog e no site http://ueadsl.textolivre.pro.br/blog/ e https://www.ufmg.br/ead/ueadsl/ e ainda na página do Caed, http://virtual.ufmg.br/caed/ e no ambiente Caed Virtual, http://virtual.ufmg.br/caed/, no qual as atividades estão sendo hospedadas.

Todas as tarefas já entregues serão consideradas normalmente, conforme o cronograma anterior, de modo que, tão logo a paralisação seja finalizada, os autores de trabalhos deverão receber as notas da segunda versão de seus artigos. Aqueles que receberem nota de, no mínimo, 60% dos pontos na segunda versão do artigo, serão selecionados para participarem do evento como palestrantes.

A programação definida no site do evento deverá, em princípio, ser mantida.

Informações: ueadsl.sec@textolivre.pro.br

1. IDENTIFICAÇÃO

O Grupo Texto Livre da UFMG, em parceria com Centro de Apoio à Educação a Distância (CAED/UFMG), realizará, de setembro a novembro de 2016, UEADSL – Universidade, EaD e Software Livre, com o tema Diversidades. Totalmente gratuito e online, o UEADSL é realizado integralmente com softwares livres, constituindo, assim, um recurso educacional aberto. O evento foi criado e é coordenado pelo Grupo Texto Livre, sediado na Faculdade de Letras e conta também com apoio do CNPq, da Pró-Reitoria de Extensão, da Pró-Reitoria de Graduação, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, da Diretoria da FALE, dentre outros. O UEADSL foi concebido como um espaço de produção textual acadêmica e de divulgação dos textos elaborados pelos alunos da faculdade, com participação aberta à comunidade geral. Desde 2010, o evento vem ocorrendo com grande participação e seu sucesso despertou interesse de outras instituições da universidade, como o Caed, que pretende estendê-lo ao público dos cursos a distância dos quais é apoiador. O evento se estenderá de 01 de setembro a 25 de novembro de 2016 e contemplará etapas que vão desde a submissão dos trabalhos à apresentação dos mesmos no evento on-line, numa proposta inovadora que compreende a orientação da produção dos trabalhos acadêmicos pelos membros do Grupo Texto Livre.

2. PERÍODO

Setembro a novembro de 2016, no blog do Grupo Texto Livre.

3. OBJETIVOS

  • Proporcionar espaço para a discussão e a reflexão;
  • Promover intercâmbio de experiências, possibilitando congregar pesquisadores, profissionais e estudiosos e comunidade geral;
  • Propiciar aos participantes um espaço para a problematização e elaboração de novos conhecimentos e campos de análise para suas práticas;
  • Incentivar a produção e a socialização de produções acadêmicas;
  • Estimular a utilização de software livre;
  • Fortalecer grupos e linhas de pesquisa sob as temáticas do evento;
  • Criar grupos de colaboração interinstitucional sobre as temáticas do evento;

4. Público-Alvo

  • Alunos dos cursos de graduação e pós-graduação a distância da UFMG;
  • Alunos dos cursos de graduação e pós-graduação presencial da UFMG;
  • Profissionais da universidade envolvidos e interessados nas temáticas do evento;
  • Profissionais em geral envolvidos e interessados nas temáticas do evento;
  • Comunidade em geral.

5. Realização e Apoio

Texto Livre CAED FALE PROEX PROGRAD UFMG Semiotec MEC Governo