Trabalhos
Organização dos trabalhos
O evento acontece online por meio da utilização de um blog, no qual são publicados os artigos aceitos e seus autores, chamados de palestrantes, podem interagir com os ouvintes por meio de uma ferramenta de postagem de comentários. O período de interação dura uma semana e configura o evento propriamente dito. Durante o evento, são promovidas votações dos trabalhos que se destacaram. Posteriormente ao evento, são publicados os anais. Podem participar do evento pessoas vinculadas ou não a instituições de ensino.
Durante o período de submissão de trabalhos, o trabalho de produção textual será acompanhado pela comissão científica do evento. A submissão de trabalhos é composta de duas etapas: na primeira, o participante submete seu minicurrículo e o resumo do seu artigo, na segunda, submete o artigo. Em ambas as etapas, é avaliada a adequação do material aos quesitos de produção de um artigo acadêmico, o participante receberá pareceres sobre seus textos e deverá realizar as correções e enviar nova versão. Para cada etapa, é atribuída determinada nota e no final do processo é aceito para o evento o trabalho que atingir 60% dos pontos distribuídos. Cada trabalho poderá ter até três autores.
O processo de submissão de trabalhos envolve os autores dos artigos, a comissão científica, responsável pela avaliação dos trabalhos, e a comissão organizadora. Além desses, poderão participar professores que queiram utilizar o evento como atividade acadêmica de suas disciplinas. Esses poderão realizar a orientação de seus alunos na produção dos artigos e solicitar a criação de trilha específica para sua disciplina.
A organização do evento contemplará as fases a seguir:
- Divulgação do evento
- Submissão de trabalhos (resumo e minicurrículo) – 1ª versão
- Parecer pela comissão de avaliação
- Envio nova versão de resumo e minicurrículo – versão final
- Avaliação do resumo e minicurrículo
- Divulgação das notas da primeira etapa
- Envio do artigo completo – 1ª versão
- Parecer pela comissão de avaliação
- Envio do artigo – versão final
- Divulgação da nota global
- Publicação da programação
- Início das inscrições para ouvintes
- Publicação dos anais
- Realização do evento
A certificação será concedida ao palestrante que participar da semana do evento interagindo com os ouvintes principalmente no período em que o enfoque for dado à trilha da qual seu trabalho participa. Os ouvintes deverão acessar o ambiente e comentar pelo menos três trabalhos.
Trilhas
Os trabalhos são classificados em oito áreas de conhecimento, aos quais estão relacionadas as turmas participantes como autoras de trabalhos nesta edição:
- Administraçãoo
- Biologia
- Ciências Sociais Aplicadas
- Educação
- Engenharias
- Linguística
- Literatura
- Nutrição
A partir dessa classificação, será definido o cronograma de apresentação dos trabalhos:
- Linguagens: dias 25 e 26 de junho
- Produção: dias 26 e 27 de junho
- Ensino/Aprendizagem: dias 27 e 28 de junho
- Teorias Aplicadas: dias 28 e 29 de junho
Para facilitar a pesquisa e a busca de trabalhos, os artigos poderão ser classificados em até três categorias mais específicas:
- Alimentos
- Bromatologia
- Ciência Aberta
- Contabilidade Gerencial
- Cultura Livre
- Dados Abertos
- Educação do Campo
- Educação a Distância
- Educação Libertadora
- Leitura e Escrita
- Gramática
- Hipertexto
- Novas Tecnologias
- Qualidade
- Semiótica
- Software Livre
- Tecnologia de alimentos
- Temporalidade
- Universidade