Trabalhos

Organização dos trabalhos

O evento acontece online por meio da utilização de um blog, no qual são publicados os artigos aceitos e seus autores, chamados de palestrantes, podem interagir com os ouvintes por meio de uma ferramenta de postagem de comentários. O período de interação dura uma semana e configura o evento propriamente dito. Durante o evento, são promovidas votações dos trabalhos que se destacaram. Posteriormente ao evento, são publicados os anais. Podem participar do evento pessoas vinculadas ou não a instituições de ensino.

Durante o período de submissão de trabalhos, o trabalho de produção textual será acompanhado pela comissão científica do evento. A submissão de trabalhos é composta de duas etapas: na primeira, o participante submete seu minicurrículo e o resumo do seu artigo, na segunda, submete o artigo. Em ambas as etapas, é avaliada a adequação do material aos quesitos de produção de um artigo acadêmico, o participante receberá pareceres sobre seus textos e deverá realizar as correções e enviar nova versão. Para cada etapa, é atribuída determinada nota e no final do processo é aceito para o evento o trabalho que atingir 60% dos pontos distribuídos. Cada trabalho poderá ter até três autores.

O processo de submissão de trabalhos envolve os autores dos artigos, a comissão científica, responsável pela avaliação dos trabalhos, e a comissão organizadora. Além desses, poderão participar professores que queiram utilizar o evento como atividade acadêmica de suas disciplinas. Esses poderão realizar a orientação de seus alunos na produção dos artigos e solicitar a criação de trilha específica para sua disciplina.

A organização do evento contemplará as fases a seguir:

  • Divulgação do evento
  • Submissão de trabalhos (resumo e minicurrículo) – 1ª versão
  • Parecer pela comissão de avaliação
  • Envio nova versão de resumo e minicurrículo – versão final
  • Avaliação do resumo e minicurrículo
  • Divulgação das notas da primeira etapa
  • Envio do artigo completo – 1ª versão
  • Parecer pela comissão de avaliação
  • Envio do artigo – versão final
  • Divulgação da nota global
  • Publicação da programação
  • Início das inscrições para ouvintes
  • Publicação dos anais
  • Realização do evento

A certificação será concedida ao palestrante que participar da semana do evento interagindo com os ouvintes principalmente no período em que o enfoque for dado à trilha da qual seu trabalho participa. Os ouvintes deverão acessar o ambiente e comentar pelo menos três trabalhos.

Trilhas

Os trabalhos são classificados em oito áreas de conhecimento, aos quais estão relacionadas as turmas participantes como autoras de trabalhos nesta edição:

  • Administraçãoo
  • Biologia
  • Ciências Sociais Aplicadas
  • Educação
  • Engenharias
  • Linguística
  • Literatura
  • Nutrição

A partir dessa classificação, será definido o cronograma de apresentação dos trabalhos:

  • Linguagens: dias 25 e 26 de junho
  • Produção: dias 26 e 27 de junho
  • Ensino/Aprendizagem: dias 27 e 28 de junho
  • Teorias Aplicadas: dias 28 e 29 de junho

Para facilitar a pesquisa e a busca de trabalhos, os artigos poderão ser classificados em até três categorias mais específicas:

  • Alimentos
  • Bromatologia
  • Ciência Aberta
  • Contabilidade Gerencial
  • Cultura Livre
  • Dados Abertos
  • Educação do Campo
  • Educação a Distância
  • Educação Libertadora
  • Leitura e Escrita
  • Gramática
  • Hipertexto
  • Novas Tecnologias
  • Qualidade
  • Semiótica
  • Software Livre
  • Tecnologia de alimentos
  • Temporalidade
  • Universidade