Natal astronômico – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | Natal astronômico

Oficinas animam programação especial de fim de ano do Espaço do Conhecimento UFMG

 

 

As festas de fim de ano levam muitas famílias à Praça da Liberdade, onde o Espaço do Conhecimento UFMG promove a Programação de Natal. De 10 a 22 de dezembro, o museu funcionará das 14h às 21h e terá muitas ações voltadas para os amantes da astronomia!

 

O Planetário estará a topo vapor! Diariamente, os visitantes podem assistir a sessões e filmes que os levam a um passeio pelo universo. Há sessões voltadas ao público infantil sempre às 15h e 19h. Esta é a única atividade paga do Espaço. Os ingressos custam R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia). A política de gratuidade pode ser consultada aqui.

 

De olho na Lua
Nova, crescente, cheia ou minguante. As formas que a Lua ganha, ao longo do mês, sempre fascinaram o ser humano. No dia 10 de dezembro, às 19h, a oficina Fases da Lua vai ensinar os participantes a prever a visibilidade do nosso satélite em qualquer dia e horário. A atividade usa modelos de papel, a luz do Sol e o próprio corpo dos participantes para compreender os fenômenos celestes. Fases da Lua é indicada para pessoas com 07 anos ou mais e tem duração prevista de uma hora.

 

Um dia de astronauta
Muitas crianças sonham em se tornar um astronauta para desbravar o universo! No dia 14 de dezembro, às 16h, os pequenos vão experimentar alguns passos do treinamento que essas pessoas recebem antes de serem lançadas ao céu em um foguete, sentindo na pele os desafios de quem se dedica a desvendar o espaço sideral. A atividade é indicada para crianças que tenham 06 anos ou mais.

 

Ser ou não? Eis a questão!
Plutão é ou não um planeta? Há 13 anos, a União Astronômica Internacional o rebaixou a planeta anão, mas o debate continua no meio científico. Descoberto em 1930, ele foi explorado em 2015 pela sonda New Horizons, que descobriu por lá uma atmosfera azul e a maior geleira conhecida no Sistema Solar. O Espaço do Conhecimento UFMG retoma esse debate, acalorado entre os astrônomos em todo o mundo, em uma divertida contação de histórias. Plutão: ser ou não ser? acontece no dia  17 de dezembro, às 19h. A classificação é de 05 anos, e a entrada é gratuita.

 

Estrelas ou deuses?
Se hoje olhamos para o céu e pensamos em planetas, estrelas e outros corpos celestes como frutos de milhares de anos de reações químicas e físicas, os povos da Antiguidade precisavam ativar a imaginação. Sem instrumentos que permitissem ver o cosmos com mais nitidez, gregos e romanos tinham outra perspectiva sobre o Universo, o que será mostrado ao público na contação de histórias Desvendando as constelações greco-romanas. Imagens de deuses e semideuses eram vistas a partir dos conjuntos de estrelas. Quem observava o céu conseguia enxergar o forte Hércules ou Zeus, famoso pelos trovões que jogava sobre a Terra. As constelações tinham outro significado naquela época, quando a crença religiosa fazia parte de todas as instâncias da vida humana. A atividade está marcada para o dia 20 de dezembro, às 16h.

 

Astronomia divertida!
E o museu desafia seus visitantes a testarem os conhecimentos sobre o céu e o espaço sideral em uma divertida Gincana Astronômica. A atividade agita o Espaço nos dias 22 de dezembro, às 19h, e 28, às 14h. O público está convidado a participar de um jogo com twister sobre planetas, adivinhação de objetos astronômicos, quiz sobre a Lua e caça-palavras dos temas abordados nas exposições. A brincadeira é indicada para maiores de 05 anos.

 

Programação de Natal
O Espaço do Conhecimento UFMG também promove ações relacionadas ao Natal e à ciência ao longo da programação especial. Observação do céu, oficinas, contações de histórias e percursos pelas exposições agitam dezembro.

 

Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH, do Instituto Unimed-BH e da Petrobras.

 

Serviço:

 

Programação de Natal do Espaço do Conhecimento UFMG
Onde: Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH.

 

Fases da Lua
Quando: 10 de dezembro, às 19h
Classificação: a partir de 07 anos
Entrada: gratuita

 

Um dia de astronauta
Quando: 14 de dezembro, às 16h
Classificação: a partir de 06 anos
Entrada: gratuita

 

Plutão: ser ou não ser?
Quando: 17 de dezembro, às 19h
Classificação: a partir de 05 anos
Entrada: gratuita

 

Desvendando as constelações greco-romanas
Quando: 20 de dezembro, às 16h
Classificação: livre
Entrada: gratuita

 

Gincana Astronômica
Quando: 22 de dezembro, às 19h; 28 de dezembro, às 14h
Classificação: a partir de 05 anos
Entrada: gratuita