Espaço do Conhecimento UFMG integra a programação da 20ª Semana Nacional de Museus do IBRAM – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | Espaço do Conhecimento UFMG integra a programação da 20ª Semana Nacional de Museus do IBRAM

Espaço do Conhecimento UFMG integra a programação da 20ª Semana Nacional de Museus do IBRAM

Neste ano, as atividades acontecerão no ambiente presencial e virtual

 

De 16 a 22 de maio, o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) realiza a 20ª Semana Nacional de Museus, abrangendo instituições de todo o país, sob a temática “O Poder dos Museus”. O Espaço do Conhecimento UFMG, que participa do evento todos os anos, em 2022 traz uma extensa programação totalmente gratuita: encontro de educativos de museus de Belo Horizonte; oficina de neologismos; contação de histórias do continente africano; publicação no Blog do Espaço sobre as ações virtuais dos museus e seus públicos, live de astronomia, quizzes e muito mais! Confira os detalhes e participe!

 


 

Exposição Sertão Mundo 

A exposição conduz o público através de uma viagem virtual pelo Sertão e por suas diferentes interpretações: seja na música, bordado, culinária, sonoridades, artes visuais ou literatura.

Local: Disponível em www.exposicaosertaomundo.com.br 

 


 

Exposição Mundos Indígenas
A exposição traz conceitos propostos por curadores indígenas: Në ropë, Weichö, Corpo-Território, Yãy Hã Miy e o Grande Tempo das Águas. Com eles, podemos aprender que existem outros mundos.

Local: Espaço do Conhecimento UFMG

 


 

Dedo na tela – Instalações do Espaço do Conhecimento UFMG

A partir de imagens em zoom publicadas nos stories do Instagram, o internauta deverá adivinhar a instalação do Espaço do Conhecimento por trás da imagem completa. Posteriormente, revelaremos curiosidades sobre a obra.

Quando: 16 de maio – (14h)

Local: Atividade virtual, instagram.com/espacoufmg 

 


 

Encontro: A Força Educativa dos Museus

Encontro entre os educativos dos Museus de BH, discutindo as vivências de cada espaço em tempos de pandemia e principalmente o que faz deste setor uma força que impulsiona o Poder dos Museus.

Quando: 17 de maio – (19h às 20h)

Local: Museu de Artes e Ofícios (Parceria do SESI Museu de Artes e Ofícios com Espaço do Conhecimento UFMG, Museu das Minas e do Metal Gerdau, Memorial Minas Vale e Museu das Favelas e Quilombos Urbanos)

 


 

Blog do Espaço – Ações virtuais dos museus e seus públicos

O texto apresentará resultados da pesquisa com o público virtual do Espaço do Conhecimento UFMG em 2021 e discutirá a reinvenção dos museus e a sua presença no virtual, em função da pandemia.

Quando: 17 de maio – (12h)

Local: Atividade virtual, no Blog do Espaço

 


 

Hoje é Dia de Quiz  – Museus Brasileiros 

Neste divertido e interativo jogo, desafiaremos os conhecimentos do público sobre curiosidades de importantes museus do Brasil.

Quando: 18 de maio – (14h)

Local: Atividade virtual, no instagram.com/espacoufmg

 


 

Descobrindo o Céu – Astronomia Maia

O povo Maia foi uma civilização mesoamericana e pré-colombiana que observou e previu fenômenos astronômicos com precisão. A live do dia 19 falará sobre aspectos culturais dos Maias, focando na relação desse povo com os céus.

Quando: 19 de maio – (17h)

Local: Atividade virtual, no youyube.com/espacoufmg


 

Oficina – A Hora da Palavra

A atividade é um exercício de criação de neologismos inspirados em elementos do sertão mineiro que estão presentes na exposição virtual Sertão Mundo.

Quando: 21 de maio – (15h)

Local: Espaço do Conhecimento UFMG


 

Histórias da África de A a Z

Uma contação de histórias de países do continente Africano, com histórias das culturas Akan, Banto, Iorubá e Zulu.

Quando: 22 de maio – (15h)

Local: Espaço do Conhecimento UFMG

 

 

Serviço

Espaço do Conhecimento UFMG integra a programação da 20ª Semana Nacional de Museus do IBRAM

Quando: De 16 a 22 de maio

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários.

Instagram: @espacoufmg / Facebook: espacodoconhecimentoufmg/ 

YouTube:  youtube.com/espacoufmg / Twitter: @espacoufmg 

Atividades gratuitas

 


O Espaço do Conhecimento UFMG, por meio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. No museu, a programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o Espaço é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas Gerais. O Espaço integra a Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores e da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig.

Sobre o Instituto Unimed-BH   

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando a formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH. 

 

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de Cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país, investindo em projetos culturais, esportivos e sociais, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal; preservando o patrimônio, a memória e a identidade dos mineiros. Além de incentivar produtores e artistas, o apoio da Cemig traz benefícios diretos à população, que passa a ter acesso aos bens culturais de maneira mais segura e democrática. A experimentação também está aliada ao negócio da empresa que, além de trabalhar com fontes de energia limpas e de matrizes energéticas sustentáveis, busca continuamente a inovação, aliada à pesquisa e ao desenvolvimento.