6 obras inspiradoras escritas por mulheres  – Espaço do Conhecimento UFMG
 
visite | BLOG | 6 obras inspiradoras escritas por mulheres 

Selecionamos 6 obras inspiradoras escritas por mulheres 

 

Um livro pode mudar para sempre o nosso jeito de ver o mundo. Conhecer outras realidades, se identificar com sentimentos, aprender com as reviravoltas…

 

Separamos seis livros que vão te inspirar!

 

1) Jane Eyre, Charlotte Brontë
O romance gótico foi publicado em 1847 e conta as quedas e recomeços de Jane. Apesar de sofrer desde cedo em casa e no instituto em que estudava, ela nunca se conformou com o que lhe era imposto. A obra traz boas doses de crítica social e moral e está à frente do seu tempo, que não esperava essa atitude feminina. Você vai se envolver com a genialidade dessa mulher da Inglaterra vitoriana. 

 

2) Minha História, Michele Obama
O livro da ex-primeira dama dos Estados Unidos está para se tornar a autobiografia mais vendida: já foram compradas 10 milhões de cópias! Michele foi pioneira como porta-voz das mulheres norte-americanas e idealizadora de uma Casa Branca mais inclusiva. De forma extraordinária, ela conta sua vida como uma mulher comum, expondo suas dificuldades financeiras na infância, o racismo enfrentado nos estudos e no mercado de trabalho, a maternidade e a relação com a mídia.

 

 3) O Ano em que disse sim, Shonda Rhimes
Shonda Rhimes é a produtora das séries de sucesso Grey’s Anatomy, Scandal, How to Get Away with Murder e Private Practice. Uma escritora que atingiu o auge e tem as noites de quinta-feira só com seus programas na TV norte-americana não pode estar infeliz. Ou pode? Ela estava. Simplesmente porque não se abria para a vida. “Você nunca diz sim para nada!”, falou sua irmã certa vez. Em uma narrativa espontânea, uma das mulheres mais influentes do mundo conta suas transformações quando decidiu fazer sua vida valer a pena. O trabalho em sua produtora, os relacionamentos, a criação das filhas, a autoestima, as oportunidades: tudo se transformou quando ela disse sim! 

 

4) Amor Amargo, Jennifer Brow
O livro é narrado por Alex, uma adolescente que está terminando o colégio e planejando uma viagem para o Colorado com seus melhores amigos. Porém, um garoto conquistador aparece, e ela se apaixona. Mais um romance? Com certeza, não! Cole se aproxima cada vez mais, afastando todas as outras pessoas. Ele começa, dia após dia, a esmagar os sentimentos de Alex, até machucá-la verdadeiramente. A história desse relacionamento abusivo nos faz entender a garota que não consegue se livrar de algo que lhe faz tão mal. Apesar de ter uma temática pesada, a leitura é muito leve e viciante! 

 

5) O Conto da Aia, Margaret Atwood
Esse livro clássico se passa na república de Gilead, que já foi chamada de Estados Unidos da América. Lá, não existe mais mídia, universidades ou sistema judiciário, palavras como “liberdade” são proibidas pelo regime, cidadãos considerados culpados são fuzilados sem julgamento. Nesse cenário, as mulheres são as maiores vítimas: elas não têm nenhum direito, são divididas em categorias para executar o que o governo determina. As chamadas “aias” são destinadas à procriação, sendo escravas de vários homens, já que a maioria da população é estéril após uma catástrofe nuclear. Esse romance diatópico nos faz refletir para onde estamos caminhando por nossos direitos e liberdade. 

 

6) A guerra não tem rosto de mulher, Svetlana Alexijevich
A história de mulheres que lutaram na Segunda Guerra Mundial ao lado do exército russo foi por muitos anos silenciada. A obra da bielorrussa, ganhadora do prêmio Nobel, resgata as memórias dessas mulheres, que foram cozinheiras, enfermeiras, atiradoras, maquinistas e muito mais. Apesar de terem sido vitais para a vitória russa sobre o exército de Hitler, elas eram ridicularizadas até mesmo pelos homens que eram seus aliados. Com essa fantástica obra de regate, você pode entender a guerra de um jeito muito diferente do que sempre viu.

 

Quer mais dicas? Inscreva-se para receber nosso conteúdo!