Espaço Virtual – Espaço do Conhecimento UFMG
 
Acontece | Espaço Virtual

Programação virtual do Espaço do Conhecimento UFMG

O Espaço do Conhecimento UFMG permanece temporariamente fechado para visitação, em função da pandemia de Covid-19, mas as portas continuam abertas no ambiente virtual! Além dos conteúdos informativos e educativos publicados no site e nas redes sociais, o museu tem lançado diversos projetos online! Confira as ações para o período de distanciamento social e divirta-se conosco em casa (clique nos títulos a seguir, para mais detalhes). Todas as atividades são gratuitas e têm classificação livre. 

Sábado com Libras Virtual – A ação, que acontece desde 2015, ganhou uma versão virtual no final de março. Todos os sábados, são publicados no YouTube e compartilhados no Facebook, Twitter e Instagram, os vídeos de contação de histórias em Libras gravados pela atriz e intérprete Dinalva Andrade, voltados para aqueles que se comunicam na Língua Brasileira de Sinais ou que estudam a língua. Além disso, de abril a julho, foram publicados séries de vídeos curtos ensinando os sinais de diversas palavras e expressões do português, que permanecem disponíveis nos destaques do Instagram.

Clube do Livro Guimarães Rosa – Desde abril de 2020, as quartas-feiras são preenchidas pelo estudo de obras do grande escritor mineiro João Guimarães Rosa. As reuniões do Clube do Livro acontecem das 17h às 19h, pelo Zoom, com a mediação da professora Claudia Campos Soares, da Faculdade de Letras da UFMG. No segundo semestre, iniciado em agosto de 2020, as reuniões passaram também a ser transmitidas ao vivo para o canal do Espaço no YouTube, ficando salvas após a sua realização. O Clube do Livro recomeça em março de 2021, e as informações estarão disponíveis no site e nas redes sociais do museu, em fevereiro!

Descobrindo o Céu – Desde maio, o Espaço do Conhecimento UFMG  oferece sessões online de Astronomia, toda quinta-feira, às 17h. Na live, é mostrado o céu de Belo Horizonte, com o apoio do software Stellarium, e o público aprende a localizar as constelações, as estrelas e os planetas. Cada semana é proposto um novo tema e os participantes podem tirar suas dúvidas e conversar em tempo real com a equipe do Núcleo de Astronomia do Espaço, pelo chat. Desde julho, as lives contam com a interpretação simultânea em Libras de Dinalva Andrade. As sessões da Descobrindo o Céu acontecem no canal de YouTube do Espaço e ficam salvas após a transmissão.

Espaço Aberto a Educadores – O projeto foi lançado no final de maio, com o objetivo de ampliar o diálogo do Núcleo de Ações Educativas do museu com os professores e educadores que pretendem levar as suas turmas de alunos ao Espaço, seja em uma primeira visita ou em novos encontros. Para isso, foi criada uma coluna especial no Blog do Espaço, com textos especialmente voltados para esse público, publicados na última semana de cada mês. Os textos trazem discussões sobre o processo de mediação, o planejamento de vistas e diversos outros assuntos pertinentes à área de educação, cultura e museologia. Os educadores cadastrados em nosso mailing recebem uma newsletter especial por e-mail, a cada texto publicado, e podem usar esse canal para enviar suas dúvidas e comentários, propor assuntos e compartilhar conteúdos, como fotos das visitas e relatos, que são compartilhados no site e nas redes sociais do Espaço.

Calendário Astronômico – De Solstício a Solstício, o Calendário Astronômico do Espaço do Conhecimento UFMG apresenta conhecimentos de astronomia de forma divertida e informa as datas em que ocorrerão eventos celestes que podem ser observados a olho nu, sem o auxílio de instrumentos, para que você possa se programar para observar esses acontecimentos incríveis! A edição 2020-2021, lançada em julho, tem como tema a exploração espacial e segue uma estrutura de almanaque, com atividades como liga-pontos, caça-palavras, jogo dos 7 erros e muito mais! Os leitores seguem viagem com a astronauta Kate e o robô Jojô, seu companheiro de aventuras. A edição também traz uma página em cada mês dedicada a apresentar o céu de um dia e horário específicos, de maneira que o leitor possa identificar constelações e planetas de casa.

Visita Virtual à Exposição Mundos Indígenas – A série é composta por seis vídeos, lançados em setembro, sendo o primeiro uma introdução ao universo da exposição e os outros cinco uma apresentação dos conceitos que os curadores e curadoras dos cinco povos indígenas escolheram para apresentar os seus mundos. A construção do roteiro foi feita de forma colaborativa pelas equipes dos Núcleos de Ações Educativas, Expografia e Audiovisual. O roteiro partiu das experiências de mediação no período anterior às medidas de distanciamento social e buscou construir uma visita onde o espectador, a partir do vídeo introdutório, pode criar o seu próprio percurso pelos conceitos apresentados na exposição. Assim, os vídeos são independentes uns dos outros e podem ser vistos na ordem que o espectador desejar. Os conceitos são apresentados como um convite para que o espectador conheça os mundos indígenas sem fazer comparações e traduções a partir da sua própria realidade.

Mostra Universidade Cidade: gestos, afetos e manifestos de urbanidade – de 12 a 19/12, a programação consiste em projeções de conteúdos audiovisuais na Fachada Digital do Espaço, produzidos por diversos projetos artísticos, culturais, de pesquisa e de extensão da UFMG, além de uma sessão especial do Clube do Livro Guimarães Rosa, no YouTube. Já no período de 04/01 a 07/02/21, serão realizadas projeções diárias na Fachada Digital do museu e, aos fins de semana, em empenas de diversas regionais de Belo Horizonte, bem como o carro de som do projeto Rádio Janela, fotografias impressas em lambes, oficinas para crianças e lives no YouTube.  A mostra traz uma proposta de diálogo, conexão, interlocução e compartilhamento entre cidadãs e cidadãos de Belo Horizonte, a partir da produção material e imaterial acumulada nos diversos territórios da cidade (centros culturais da PBH), na academia (UFMG), ou decorrente do encontro entre saberes. Veja a programação: https://www.ufmg.br/espacodoconhecimento/mostra-universidade-cidade

Espaço em Rede – Em setembro de 2020, o Espaço do Conhecimento inaugurou a série Espaço em Rede, que tem o objetivo de trazer versões dessas atividades, adaptadas ao ambiente virtual. Com esse projeto, propomos uma alternativa de conexão, aproximação e troca, a partir do compartilhamento de conteúdos criativos e instigantes. A cada mês é postado, no Instagram e no YouTube, um vídeo propondo uma atividade lúdica e educativa. Contações de histórias, oficinas, experimentos, jogos e brincadeiras fazem parte das ações programadas para entreter os espectadores, especialmente o público infanto-juvenil.

Fora de Órbita – Em outubro de 2020, o Espaço do Conhecimento lançou um novo projeto de divulgação científica na área de Astronomia: o Fora de Órbita. Por meio de vídeos curtos, postados quinzenalmente no Instagram e no YouTube, os mediadores do Núcleo de Astronomia abordam temas diversos de forma lúdica, com uma linguagem acessível a todas as idades, a fim de estimular o raciocínio e a curiosidade, principalmente de jovens e crianças. Para a criação do roteiro, foi imaginada uma viagem de ida e volta à Lua, em que os temas de Astronomia são apresentados em cada uma das etapas da jornada.

Blog do Espaço – O Blog do Espaço do Conhecimento UFMG,  super querido pelos amantes das ciências, traz conteúdos novos toda semana, sempre às terças-feiras. O conteúdo é criado em parceria com os Núcleos de Astronomia e Ações Educativas do museu, e os textos abordam curiosidades  sobre o mundo em que vivemos. 

Pílulas do Conhecimento – O Podcast do Espaço do Conhecimento no Spotify também traz um episódio novo toda semana, sempre às quintas-feiras. As Pílulas são versões dos textos do Blog do Espaço adaptadas para áudio, para você ouvir onde estiver 

Efemérides da Semana – Confira, toda terça-feira, no Facebook, Twitter e Instagram do Espaço, as posições de alguns planetas visíveis a olho nu no céu noturno de Belo Horizonte.

Hoje é Dia de Quiz! – Toda quarta, nos stories do Instagram e do Facebook teste seus conhecimentos culturais e científicos no nosso Quiz!

Playlists musicais – Ouça as mais diversas playlists do Espaço do Conhecimento UFMG, no Spotify!

Espaço Indica – Toda sexta, sábado e domingo, postamos dicas de livros, filmes, séries, documentários, podcasts, canais do YouTube e muito mais, no Instagram, Twitter e Facebook! Programe seu final de semana com a gente!

Librário do Conhecimento – O Librário é uma tecnologia social que trabalha a relação entre ícones, sinal em Libras e palavra em português e foi desenvolvido no Centro de Estudos em Design e Tecnologia (CEDTec) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Em parceria com o CEDTes, o Espaço do Conhecimento UFMG desenvolveu uma versão própria do librário, um jogo de pares de cartas que ensina palavras em Língua Brasileira de Sinais a partir de imagens seguidas de seus sinais.

 

Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço pertence à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores.

——

Espaço Virtual – programação online do Espaço do Conhecimento UFMG 
Atividades gratuitas | Classificação livre 
Site: www.ufmg.br/espacodoconhecimento 
Facebook: facebook.com/espacodoconhecimentoufmg 
Twitter: twitter.com/espacoufmg 
Instagram: instagram.com/espacoufmg 
Spotify: https://open.spotify.com/show/4Yz02N3TBuQxVJP8Sv9Nsz 
YouTube: https://www.youtube.com/espacoufmg