Sábado com Libras – Espaço do Conhecimento UFMG
 
Acontece | Sábado com Libras

Sábado com Libras

O projeto teve início em abril de 2015 com o nome Quinta com Libras, a fim de ser uma oportunidade para pessoas que estudam ou são fluentes na Língua Brasileira de Sinais (Libras) usarem o Espaço do Conhecimento UFMG como local de encontros e de trocas. Nas primeiras sessões, aconteceram visitas mediadas à exposição de longa duração Demasiado Humano e na atividade Jogos do Conhecimento. Desde novembro de 2015, o museu realiza oficinas mensais em Libras, com os temas teatro, astronomia, desenho e música.

A partir de março de 2020, com os protocolos de distanciamento social adotados em função da pandemia do novo coronavírus, os encontros presenciais foram temporariamente suspensos. Para evitar a interrupção do projeto, o Espaço do Conhecimento UFMG está realizando o Sábado com Libras em formato virtual, nas redes sociais do museu. Os internautas podem assistir à atriz e intérprete Dinalva Andrade em contações de histórias em Libras e outros conteúdos, em vídeos publicados no canal do Espaço no YouTube. Também foram disponibilizados quase 200 vídeos curtos, salvos nos destaques do Instagram, ensinando os sinais de diversas palavras e expressões. Clique para conferir:   1ª série de stories2ª série de stories.

 


Oficinas virtuais gratuitas

Realizadas no último sábado de cada mês, pelo Zoom, com a condução da atriz e intérprete Dinalva Andrade e da equipe do Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade do museu.

ABRIL | Oficina virtual “O parâmetro movimento na Libras”

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) possui cinco parâmetros: a configuração de mão, que tem como resultado a forma como as mãos se posicionam durante a sinalização; o ponto de articulação, isto é, em qual parte do corpo ou no espaço neutro o sinal é realizado; a orientação da palma da mão, que é a direação da palma para frente, para os lados, para dentro, para cima ou para baixo; as expressões não manuais, que são as expressões faciais ou corporais utilizadas durante a sinalização; e, por fim, o movimento, que pode acontecer ou não durante a realização de um sinal. Na oficina virtual O parâmetro movimento na Libras, que o Espaço do Conhecimento UFMG realiza no dia 24 de abril, às 10h, será explorado esse último parâmetro, ensinando estratégias e dando dicas para a utilização do movimento na Libras, através de jogos práticos.

Serviço:
Sábado com Libras | Oficina virtual “O parâmetro movimento na Libras”
Quando: 24 de abril de 2021, sábado, às 10h
Onde: plataforma Zoom
Classificação indicativa: a partir de 8 anos
Pré-requisito: conhecimento básico de Libras
Vagas: 20 | Inscrições através do formulário: https://forms.gle/aTwGdoBDZRVsGEMY6
Atividade gratuita

 

 


MARÇO | Oficina virtual “Como fotografar estrelas com o celular”

Você já teve vontade de fazer uma bela foto do céu estrelado e não conseguiu? Nesta oficina virtual do Sábado com Libras vamos dar dicas e ensinar estratégias de fotografia e de edição que podem aumentar a beleza da sua foto. A atividade é uma ação conjunta dos núcleos de Ações Educativas e de Astronomia do Espaço do Conhecimento UFMG e será realizada em português e em Libras.

Serviço:
Sábado com Libras | Oficina virtual “Como fotografar estrelas com o celular”
Quando: 27 de março de 2021, sábado, às 10h
Onde: plataforma Zoom
Classificação indicativa: a partir de 8 anos
Pré-requisito: conhecimento básico de Libras
Vagas: 30 | Inscrições: atividade encerrada
Atividade gratuita

 

 


FEVEREIRO | Oficina virtual “Contação de histórias em Libras”

Na primeira oficina do projeto Espaço em Rede em 2021, “Contação de histórias em Libras”, vamos ensinar técnicas e estratégias para a contação de histórias, utilizando jogos para criar uma narrativa na Língua Brasileira de Sinais.

Serviço:
Sábado com Libras | Oficina virtual “Contação de histórias em Libras”
Quando: 27 de fevereiro de 2021, sábado, às 10h
Onde: plataforma Zoom
Classificação indicativa: a partir de 8 anos
Pré-requisito: conhecimento básico de Libras
Vagas: 30 | Inscrições: atividade encerrada
Atividade gratuita

 

 


 

Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas Gerais. O Espaço pertence à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores.

 

Sobre o Instituto Unimed-BH 

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar os espaços públicos e o meio ambiente e contribuir com a formação para a cidadania. É responsável pela realização do Programa Sociocultural Unimed-BH que, ao longo de sua história, destinou cerca de R$140 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, gerando milhares de postos de trabalho, impulsionados pelo patrocínio de mais de 5.200 médicos cooperados e colaboradores. Anualmente milhares de pessoas são alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed-BH.

 

4