Sábado com Libras – Espaço do Conhecimento UFMG
 
Acontece | Sábado com Libras

Sábado com Libras

O projeto teve início em abril de 2015 com o nome Quinta com Libras, a fim de ser uma oportunidade para pessoas que estudam ou são fluentes na Língua Brasileira de Sinais (Libras) usarem o Espaço do Conhecimento UFMG como local de encontros e de trocas. Nas primeiras sessões, aconteceram visitas mediadas à exposição de longa duração Demasiado Humano e na atividade Jogos do Conhecimento. Desde novembro de 2015, o museu realiza oficinas mensais em Libras, com os temas teatro, astronomia, desenho e música.

A partir de março de 2020, com os protocolos de distanciamento social adotados em função da pandemia do novo coronavírus, os encontros presenciais foram temporariamente suspensos. Para evitar a interrupção do projeto, o Espaço do Conhecimento UFMG está realizando o Sábado com Libras em formato virtual, nas redes sociais do museu. Os internautas podem assistir à atriz e intérprete Dinalva Andrade em contações de histórias em Libras e outros conteúdos, em vídeos publicados no canal do Espaço no YouTube. Também foram disponibilizados quase 200 vídeos curtos, salvos nos destaques do Instagram, ensinando os sinais de diversas palavras e expressões. Clique para conferir:   1ª série de stories2ª série de stories.

 


Oficinas virtuais gratuitas

Realizadas no último sábado de cada mês, pelo Zoom, com a condução da atriz e intérprete Dinalva Andrade e da equipe do Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade do museu.

OUTUBRO | Oficina virtual “Libras para professores e educadores

Em outubro é celebrado o Dia do Professor, considerando a necessidade da acessibilidade nos museus, escolas e espaços de educação, em comemoração a esta data o Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade do Espaço, promove  no último sábado do mês (30), às 10h, a oficina virtual Libras para professores e educadores. Também podem participar interessados a partir de 10 anos (jovens e adultos, trabalhadores, educadores de museus e professores). Não é necessário conhecimento prévio de Libras. A atividade será realizada em português e em Libras.

A oficina tem o objetivo de apresentar termos pertencentes ao universo e contexto educacional, visando contribuir para a comunicação e a interação do público Surdo com os educadores e com os espaços educativos, além de discutir  a importância da divulgação  da Libras ( Língua Brasileira de Sinais) e seu ensino.

Serviço:
Sábado com Libras | Oficina virtual “Libras para professores e educadores”
Quando: 30 de outubro, sábado, às 10h
Onde: plataforma Zoom (o link será enviado aos inscritos por e-mail)
Vagas: 30 | Inscrições  gratuitas a partir de 25 de outubro, pelo formulário que estará disponível AQUI 
Atividade gratuita

 


SETEMBRO | Oficina virtual “A comunicação com surdos nos museus”

No mês de setembro, as conquistas da comunidade surda brasileira são celebradas por meio do movimento Setembro Azul. As comemorações, realizadas em virtude do Dia Nacional do Surdo, lembrado em 26 deste mês, também são um importante momento para alertar a sociedade sobre a importância da inclusão e da acessibilidade.  A oficina deste mês do Espaço do Conhecimento UFMG realizada no dia 25 de setembro, às 10h, vai discutir “A comunicação com surdos nos museus”. Além de abordar a importância da acessibilidade nos espaços culturais e como devemos promovê-la, a oficina também vai apresentar ao público alguns termos e expressões típicos do universo museal na Língua Brasileira de Sinais. Podem participar crianças a partir de 8 anos, além de jovens e adultos, e não é exigido conhecimento prévio da Língua Brasileira de Sinais.

Serviço:
Sábado com Libras | Oficina virtual “A comunicação com surdos nos museus”
Quando: 25 de setembro, sábado, às 10h
Onde: plataforma Zoom (o link será enviado aos inscritos por e-mail)
Vagas: 30 | Inscrições: https://forms.gle/ydXbB2Q6rpxJfKQPA
Atividade gratuita

 

 


AGOSTO | Oficina virtual “A diversidade na história”

Apesar de a sigla LGBTQIA+ só ter sido criada nos anos 2000, as pessoas de diversas orientações sexuais existem e resistem na sociedade há muito mais tempo. Com o objetivo de narrar a trajetória de personalidades que pertencem e pertenceram a essa comunidade ao longo da história humana, o Espaço do Conhecimento UFMG realiza, no dia 14 de agosto, às 10h, a oficina virtual A Diversidade na História. Podem participar crianças a partir de 8 anos, além de jovens e adultos, e não é exigido conhecimento prévio da Língua Brasileira de Sinais.

Serviço:
Sábado com Libras | Oficina virtual “A Diversidade na História”
Quando: 14 de agosto, sábado, às 10h
Onde: plataforma Zoom (o link será enviado aos inscritos por e-mail)
Vagas: 25 | Inscrições: https://forms.gle/UnW8dYFXeiWEUFYdA
Atividade gratuita

 


JULHO | Oficina virtual “Jogos e brincadeiras teatrais em Libras

A expressão corporal, a imaginação e a improvisação,  elementos pertencentes ao universo teatral, têm um papel importante na comunicação humana, em especial na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Com o objetivo de explorar os diversos fundamentos do universo teatral e suas potencialidades no aprendizado da Libras, o Espaço do Conhecimento UFMG promove, no dia 31 de julho, às 10h, a oficina virtual Jogos e brincadeiras teatrais em Libras. Podem participar crianças a partir de 8 anos, além de jovens e adultos, e não é exigido conhecimento prévio da Língua Brasileira de Sinais.

Serviço:
Sábado com Libras | Oficina virtual “Jogos e brincadeiras teatrais em Libras”
Quando: 31 de julho, sábado, às 10h
Onde: plataforma Zoom (o link será enviado aos inscritos por e-mail)
Vagas: 25 | Inscrições: https://forms.gle/twmAfJE4BTBUna5o9
Atividade gratuita

 


JUNHO | Oficina virtual “O Parâmetro Configuração de Mão na Língua Brasileira de Sinais

Para se comunicar na Língua Brasileira de Sinais, é preciso estar atento a várias características dessa língua, por exemplo, os “parâmetros”. Na atividade de junho do Sábado com Libras, o Espaço do Conhecimento UFMG vai falar sobre a Configuração de Mão na Libras, parâmetro relacionado à forma da mão ao realizar um sinal. A oficina virtual “O Parâmetro Configuração de Mão na Língua Brasileira de Sinais” pretende mostrar aos participantes, através de jogos, estratégias e dicas, como utilizar a configuração de mão na Libras. Podem participar crianças a partir de 8 anos, além de jovens e adultos, e não é exigido conhecimento prévio da Língua Brasileira de Sinais.

Serviço:
Sábado com Libras | Oficina virtual “O Parâmetro Configuração de Mão na Língua Brasileira de Sinais”
Quando: 26 de junho, sábado, às 10h
Onde: plataforma Zoom (o link será enviado aos inscritos por e-mail)
Vagas: 25 | Inscrições:  https://forms.gle/if6UyuBAZQrtX4ci6
Atividade gratuita

 


MAIO | Oficina virtual “Libras para crianças e adolescentes”

Dizem que as crianças aprendem novas línguas com facilidade, não é mesmo? Então, que tal estimular a garotada a conhecer a Língua Brasileira de Sinais? Na oficina de maio do projeto Sábado com Libras, o Espaço do Conhecimento UFMG vai ensinar os sinais básicos da Libras para crianças a partir dos 6 anos e adolescentes, por meio de exercícios e jogos. A  atividade será ministrada em português e em Libras por Bárbara Vitor, aluna do curso de Letras/Libras da UFMG, e pela atriz e intérprete Dinalva Andrade. Não é exigido nenhum conhecimento prévio em Libras.

Serviço
Sábado com Libras | Oficina virtual “Libras para crianças e adolescentes”
Quando: 29 de maio, sábado, às 10h
Onde: Zoom (o link será enviado aos inscritos por email)
Classificação indicativa: a partir de 6 anos
Vagas: 20 | Inscrições: https://cutt.ly/insHreR
Atividade gratuita

 


ABRIL | Oficina virtual “O parâmetro movimento na Libras”

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) possui cinco parâmetros: a configuração de mão, que tem como resultado a forma como as mãos se posicionam durante a sinalização; o ponto de articulação, isto é, em qual parte do corpo ou no espaço neutro o sinal é realizado; a orientação da palma da mão, que é a direação da palma para frente, para os lados, para dentro, para cima ou para baixo; as expressões não manuais, que são as expressões faciais ou corporais utilizadas durante a sinalização; e, por fim, o movimento, que pode acontecer ou não durante a realização de um sinal. Na oficina virtual O parâmetro movimento na Libras, que o Espaço do Conhecimento UFMG realiza no dia 24 de abril, às 10h, será explorado esse último parâmetro, ensinando estratégias e dando dicas para a utilização do movimento na Libras, através de jogos práticos.

Serviço:
Sábado com Libras | Oficina virtual “O parâmetro movimento na Libras”
Quando: 24 de abril de 2021, sábado, às 10h
Onde: plataforma Zoom
Classificação indicativa: a partir de 8 anos
Pré-requisito: conhecimento básico de Libras
Vagas: 20 | Inscrições através do formulário: https://forms.gle/aTwGdoBDZRVsGEMY6
Atividade gratuita

 

 


MARÇO | Oficina virtual “Como fotografar estrelas com o celular”

Você já teve vontade de fazer uma bela foto do céu estrelado e não conseguiu? Nesta oficina virtual do Sábado com Libras vamos dar dicas e ensinar estratégias de fotografia e de edição que podem aumentar a beleza da sua foto. A atividade é uma ação conjunta dos núcleos de Ações Educativas e de Astronomia do Espaço do Conhecimento UFMG e será realizada em português e em Libras.

Serviço:
Sábado com Libras | Oficina virtual “Como fotografar estrelas com o celular”
Quando: 27 de março de 2021, sábado, às 10h
Onde: plataforma Zoom
Classificação indicativa: a partir de 8 anos
Pré-requisito: conhecimento básico de Libras
Vagas: 30 | Inscrições: atividade encerrada
Atividade gratuita

 

 


FEVEREIRO | Oficina virtual “Contação de histórias em Libras”

Na primeira oficina do projeto Espaço em Rede em 2021, “Contação de histórias em Libras”, vamos ensinar técnicas e estratégias para a contação de histórias, utilizando jogos para criar uma narrativa na Língua Brasileira de Sinais.

Serviço:
Sábado com Libras | Oficina virtual “Contação de histórias em Libras”
Quando: 27 de fevereiro de 2021, sábado, às 10h
Onde: plataforma Zoom
Classificação indicativa: a partir de 8 anos
Pré-requisito: conhecimento básico de Libras
Vagas: 30 | Inscrições: atividade encerrada
Atividade gratuita

 

 


 

Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas Gerais. O Espaço pertence à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores.

 

Sobre o Instituto Unimed-BH 

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar os espaços públicos e o meio ambiente e contribuir com a formação para a cidadania. É responsável pela realização do Programa Sociocultural Unimed-BH que, ao longo de sua história, destinou cerca de R$140 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, gerando milhares de postos de trabalho, impulsionados pelo patrocínio de mais de 5.200 médicos cooperados e colaboradores. Anualmente milhares de pessoas são alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed-BH.

 

4