As portas do imaginário – Espaço do Conhecimento UFMG
 
visite | BLOG | As portas do imaginário

As portas do imaginário

 

Não é novidade que o mundo atual é movido pela criatividade e inovação. Vivemos constantemente em contato com novas descobertas que rapidamente tomam uma proporção enorme e começam a fazer parte de nossas vidas. Esse fenômeno está ligado à nossa enorme capacidade de criar e inventar coisas. A verdade é que essa mania de inventar está ligada a uma palavra que move o homem há muito tempo: a imaginação.

 

Usar a imaginação é algo que faz parte da vida de todos nós. Algumas teorias dizem que a imaginação foi fundamental para que mulheres e homens do “mundo antigo”, como os primeiros homo sapiens, sobrevivessem. E foi ela que tornou possível que pessoas se agrupassem em comunidades maiores, que acabaram se espalhando por todo o mundo. 

 

Seção Evolução Humana – Exposição Demasiado Humano – Espaço do Conhecimento UFMG

 

Mas, será mesmo que imaginar é uma necessidade humana? A resposta é: sim! Alguns pesquisadores investigam a ideia de que a imaginação foi a ferramenta que separou os dois mundos: o do homo sapiens arcaico e o do homo sapiens atual. 

 

A imaginação contribuiu para que nossa espécie desenvolvesse novas formas de comunicação e experimentasse novas maneiras de convívio em comunidade. Ao utilizar a imaginação para contar histórias e inventar objetos e ao desenvolver a necessidade de inventar a ficção, o homem tornou mais ativa sua capacidade imaginativa. É fazendo uso da ficção que experimentamos os primeiros sentimentos da vida, como amor, tristeza, alegria, empatia e até mesmo sentimentos de vida e morte. 

 

 

Tem mais! Ao utilizarmos a imaginação, elaboramos nossos pensamentos para resolver problemas. Uma criança que imagina ser um monstro, um animal ou um objeto, aprende maneiras e comportamentos muito importantes, que só são possíveis graças à imaginação. Desse modo, ao imaginar, aprendemos naturalmente a explorar maneiras de nos relacionar com o mundo e com outras pessoas. Por isso, uma criança que estimula ao máximo sua imaginação e seu poder de criatividade terá mais chances de se comunicar melhor e maior capacidade de exercer sua autonomia

 

 

As portas do imaginário já foram abertas e por meio delas coisas incríveis já foram criadas. Não economize ao usar a sua imaginação! Ela sempre esteve ao nosso favor. 

 

Para saber mais:

DUARTE, Eduardo. O pensamento por imagens – a aurora das experiências estéticas do homo sapiens. Líbero, v. 22, n. 43, 2019.

HARARI, Yuval Noah. Sapiens: uma breve história da humanidade. L&PM, 2015.

 

[Texto de autoria de Priscila Gabriele Martins Silva, mediadora do Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade do Espaço do Conhecimento UFMG]

 

Toda 3ª tem texto novo aqui no Blog do Espaço! Inscreva-se também em nossa Newsletter e não perca nenhuma novidade do Espaço do Conhecimento UFMG!