29 de maio de 2023
Em junho, duas atividades gratuitas do Espaço do Conhecimento UFMG convidam o público a uma viagem pelos fascinantes aspectos dos corpos celestes. No primeiro dia do mês, às 17h, em transmissão ao vivo no YouTube, a live “Descobrindo o Céu” traz uma surpreendente jornada pelos possíveis fins do universo e de diferentes objetos astronômicos. Já no dia 03, sábado, às 15h, a oficina presencial “Planisfério” permitirá que os participantes vivam, ao alcance de suas mãos, a experiência de observação e reconhecimento de elementos do céu noturno.
Confira as informações completas:
Descobrindo o Céu – As Mortes do Universo
Quando: 01/06 (quinta-feira), às 17h
Descrição: Tudo aquilo que possui um começo, possui um fim. Isto é verdade tanto para nós, criaturas vivas, quanto para os planetas, as estrelas, os buracos negros, e até mesmo o próprio universo. Durante a live “Descobrindo o Céu” de junho, o Núcleo de Astronomia do museu apresentará como diversos objetos astronômicos chegarão ao final de suas vidas e também refletirá sobre as possíveis mortes do nosso próprio universo.
Público: Todas as idades
Onde: youtube.com/espacoufmg
Oficina “Planisfério”
Quando: 03/06 (sábado), às 15h
Descrição: Em conexão com a exposição virtual “Sertão Mundo”, do Espaço do Conhecimento, a oficina “Planisfério” traz para os participantes a experiência de observação e reconhecimento de elementos do céu noturno ao alcance de suas mãos. O planisfério é uma representação plana da esfera celeste que nos permite identificar constelações e algumas estrelas presentes no céu visto de Belo Horizonte, em qualquer dia e horário.
Público: Crianças a partir de 10 anos, jovens e adultos
Duração aproximada: 1h
Número de vagas: Até 15 participantes – Ingressos emitidos 2h antes da atividade
Onde: 5° andar (Hall) – Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários
O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura (ProCult) da Universidade e conta com a Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e a Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) na gestão administrativa-financeira de seus projetos. É amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Cemig.
Sobre o Instituto Unimed-BH
Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando a formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar os espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH.
Sobre a Cemig
A Cemig é a maior incentivadora de Cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país, investindo em projetos culturais, esportivos e sociais, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal; preservando o patrimônio, a memória e a identidade dos mineiros. Além de incentivar produtores e artistas, o apoio da Cemig traz benefícios diretos à população, que passa a ter acesso aos bens culturais de maneira mais segura e democrática. A experimentação também está aliada ao negócio da empresa que, além de trabalhar com fontes de energia limpas e de matrizes energéticas sustentáveis, busca continuamente a inovação, aliada à pesquisa e ao desenvolvimento.
Comunicado: museu temporariamente fechado
Roda de Conversa – Acervo LGBT+ Cintura Fina da UFMG
Espaço do Conhecimento UFMG na 17ª Primavera de Museus
Descobrindo o Céu – Setembro da Inclusão