Atividades de astronomia – Junho (2023) – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | Atividades de astronomia – Junho (2023)

Se encante pelo universo com as atividades de astronomia do Espaço do Conhecimento UFMG

 

29 de maio de 2023

 

Em junho, duas atividades gratuitas do Espaço do Conhecimento UFMG convidam o público a uma viagem pelos fascinantes aspectos dos corpos celestes. No primeiro dia do mês, às 17h, em transmissão ao vivo no YouTube, a live “Descobrindo o Céu” traz uma surpreendente jornada pelos possíveis fins do universo e de diferentes objetos astronômicos. Já no dia 03, sábado, às 15h, a oficina presencial “Planisfério” permitirá que os participantes vivam, ao alcance de suas mãos, a experiência de observação e reconhecimento de elementos do céu noturno.

 

Confira as informações completas:

 

Descobrindo o Céu – As Mortes do Universo

 

Quando: 01/06 (quinta-feira), às 17h

Descrição: Tudo aquilo que possui um começo, possui um fim. Isto é verdade tanto para nós, criaturas vivas, quanto para os planetas, as estrelas, os buracos negros, e até mesmo o próprio universo. Durante a live “Descobrindo o Céu” de junho, o Núcleo de Astronomia do museu apresentará como diversos objetos astronômicos chegarão ao final de suas vidas e também refletirá sobre as possíveis mortes do nosso próprio universo.

Público: Todas as idades

Onde: youtube.com/espacoufmg

 


 

Oficina “Planisfério”

 

Quando: 03/06 (sábado), às 15h 

Descrição: Em conexão com a exposição virtual “Sertão Mundo”, do Espaço do Conhecimento, a oficina “Planisfério” traz para os participantes a experiência de observação e reconhecimento de elementos do céu noturno ao alcance de suas mãos. O planisfério é uma representação plana da esfera celeste que nos permite identificar constelações e algumas estrelas presentes no céu visto de Belo Horizonte, em qualquer dia e horário.

Público: Crianças a partir de 10 anos, jovens e adultos 

Duração aproximada: 1h

Número de vagas: Até 15 participantes – Ingressos emitidos 2h antes da atividade

Onde: 5° andar (Hall) – Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários

 


 

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura (ProCult) da Universidade e conta com a Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e a Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) na gestão administrativa-financeira de seus projetos. É amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Cemig.

 

Sobre o Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando a formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar os espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH. 

 

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de Cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país, investindo em projetos culturais, esportivos e sociais, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal; preservando o patrimônio, a memória e a identidade dos mineiros. Além de incentivar produtores e artistas, o apoio da Cemig traz benefícios diretos à população, que passa a ter acesso aos bens culturais de maneira mais segura e democrática. A experimentação também está aliada ao negócio da empresa que, além de trabalhar com fontes de energia limpas e de matrizes energéticas sustentáveis, busca continuamente a inovação, aliada à pesquisa e ao desenvolvimento.