Ciência também é coisa para criança! – Espaço do Conhecimento UFMG

acontece | Notícias | Ciência também é coisa para criança!

Ciência também é coisa para criança!

13 de janeiro de 2023

O que você quer ser quando crescer? Arqueólogo ou historiador. Com apenas 10 anos, Caio Eduardo da Silva nem titubeou ao responder a essa pergunta. Morador de Santa Luzia, na Região Metropolitana de BH, ele tem duas irmãs e um irmão e estuda no 5º ano da Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves, onde há pouco tempo aconteceu o Dia do Voluntariado da Cemig (Dia V). A atividade contou com participação da equipe do Espaço do Conhecimento UFMG que compareceu com integrantes dos Núcleos Educativo, Astronomia, Audiovisual e Comunicação e ofereceu atividades como contação de histórias e observação solar. Durante todo o evento, Caio participou ativamente das atividades junto aos mediadores.

O gosto pelo conhecimento e paixão por história e geografia começaram faz tempo e nessa história, segundo Caio, o museu teve protagonismo. “Eu já gostava de ciências, antes mesmo da paixão por história e geografia e antes da pandemia fui com a escola onde estudava, à época, em uma visita ao Espaço do Conhecimento UFMG. De cara me encantei com tudo: as oficinas, as conversas com os mediadores e principalmente com o Planetário”, relembra.

De lá pra cá, Caio continuou participando das atividades do museu. “Faz pouco tempo que minha mãe me levou no Planetário, passei uma tarde de sábado por lá”, relembra.

Outros grandes incentivadores de Caio são seus professores e colegas, que sempre comentam sobre seu bom desempenho em sala de aula. “Teve uma aula onde minha professora ensinou sobre a história do Brasil Império. Depois que acabou, fui para a biblioteca pesquisar sobre o tema sozinho, e na aula seguinte já compartilhei o que li com os colegas. Desde então meus amigos me chamam de estudioso, meio nerd”, comentou sorrindo.

Confira galeria de fotos da última edição do Dia do Voluntariado da Cemig:

————

Espaço do Conhecimento UFMG, por meio da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. No museu, a programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. O Espaço é ligado à Pró-reitoria de Cultura da UFMG (Procult) e integra o Circuito Liberdade. É amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores e da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig.

Sobre o Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar os espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$155 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 6,5 mil postos de trabalho foram gerados e 4,8 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país, investindo em projetos culturais, esportivos e sociais, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal; preservando o patrimônio, a memória e a identidade dos mineiros. Além de incentivar produtores e artistas, o apoio da Cemig traz benefícios diretos à população, que passa a ter acesso aos bens culturais de maneira mais segura e democrática. A experimentação também está aliada ao negócio da empresa que, além de trabalhar com fontes de energia limpas e de matrizes energéticas sustentáveis, busca continuamente a inovação, aliada à pesquisa e ao desenvolvimento.