Como as baleias se comunicam? – Espaço do Conhecimento UFMG

visite | BLOG | Como as baleias se comunicam?

Como as baleias se comunicam?

31 de maio de 2022

As baleias são mamíferos marítimos com características que nos chamam bastante atenção. A maioria das espécies possuem uma grossa camada de gordura que as auxiliam na manutenção da temperatura corporal e no armazenamento energia; não possuem guelras, como os peixes; possuem uma vida social complexa e se comunicam entre si a partir da emissão de sons característicos. Os traços biológicos e comportamentais desses animais nos instigam a conhecer um pouco mais sobre sua existência. Sendo assim, neste texto, buscaremos entender como as baleias se comunicam!

Animais sociais

Primeiro, identificar a propriedade de sociabilidade de algumas espécies de baleias nos ajuda a entender mais sobre o seu comportamento. Ao contrário do que se imaginou por muito tempo, esses animais estão mais próximos dos seres humanos do que se acreditava.

De acordo com estudos da Universidade de Emory de Atlanta (EUA), os cetáceos marinhos possuem consciência, sofrem e se estruturam em uma cultura social, aliada a uma capacidade mental. Mas calma, cetáceos? Sim! Os cetáceos são considerados um dos grupos de mamíferos aquáticos mais carismáticos do mundo! A categoria inclui golfinhos, botos e baleias, isto é, animais sociais de desenvolvimento cognitivo elevado.

“Nós sabemos que as baleias e golfinhos têm cérebros excepcionalmente amplos e anatomicamente sofisticados e, portanto, criam uma cultura social de relacionamentos.” Dra. Susanne Shultz,  bióloga evolutiva da Escola de Ciências da Terra e do Meio Ambiente de Manchester. (Créditos: Pixabay)

Sons e sentidos

Sociabilidade, inteligência… mas afinal, como as baleias se comunicam? Como elas conseguem rastrear umas às outras? A humanidade possui conhecimento sobre a imensidão dos mares e oceanos, que ocupam cerca de 71% da superfície terrestre e correspondem a uma área de 361 milhões de quilômetros quadrados. Nas profundezas escuras e turvas do oceano, reconhecer um colega ou até mesmo um parente apenas pela visão seria uma tarefa especialmente difícil!

Basicamente, estes lindos gigantes marinhos comunicam-se por vocalizações e utilizam a ecolocalização para orientação própria e de outros elementos no mar. De fato, entre os cetáceos, existem algumas formas de comunicação. Entretanto, a acústica é a mais importante para eles, graças à transmissão rápida e fluida do som pela água.

Vamos a um exemplo! As baleias de uma mesma família que pretendem se localizar no oceano podem emitir sons vocalizados, ou podem também  criar sons sem o uso da vocalização, ao bater na água com a cauda para transmitir alertas, ao utilizar o atrito de seus dentes ou ao realizar golpes com a própria mandíbula ou barbatanas.

Ouça um trecho do canto de baleias jubartes brasileiras

(Créditos: Pixabay)

Diante de tudo isso, um fato curioso é: as baleias não possuem cordas vocais e os cientistas continuam incertos em relação à explicação exata de seu mecanismo de produção sonora vocalizada. De todo modo, as especificidades que até então sabemos sobre esses animais nos encantam a nível de curiosidade e admiração.

[Texto de autoria de Fernando Silva, assistente do Núcleo de Comunicação e Design]

Para saber mais!

Baleias, mais próximas dos seres humanos do que se acreditava

Baleia: Características, espécies e extinção

Como as baleias e outros cetáceos se comunicam?