Concurso de Poemas “O Céu do Sertão” – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | Concurso de Poemas “O Céu do Sertão”

Concurso de Poemas “O Céu do Sertão”

 

Em 2021, o Espaço do Conhecimento UFMG irá lançar a exposição temporária Sertão Mundo, que busca apresentar, em formatos diversos, as muitas reverberações originadas pelo universo criado por João Guimarães Rosa. Como parte da programação dessa exposição virtual, o Espaço do Conhecimento irá promover o Concurso de Poemas: O Céu do Sertão, a ser regido pelas condições dispostas neste Regulamento.

REGULAMENTO

1. DA TEMÁTICA

João Guimarães Rosa, o célebre escritor cordisburguense do século XX, presenteou-nos com obras que encantam e impressionam por sua capacidade fabulativa e por oferecer ao leitor a possibilidade de viver dialeticamente os dilemas humanos. A exposição pretende revelar ao visitante o universo rosiano, através de várias interpretações ou dimensões, pedindo sua atenção, estimulando sua percepção e levando-o a conhecer a diversidade de representações inspiradas na obra de Guimarães Rosa.

Em grande parte de suas obras, Guimarães Rosa explora, em muitos detalhes, elementos do céu noturno, como estrelas e constelações, para compor a cena. Em vários momentos, esses elementos são utilizados para marcar a passagem do tempo e ou para sugerir significados simbólicos. Os elementos são descritos de forma poética, como se fossem personagens. Inspirados nessa referência, propomos como tema do concurso de poemas O Céu do Sertão.

Considerando os objetos astronômicos visíveis a olho nu, o céu do sertão é praticamente o mesmo visto de Minas Gerais, ou mesmo de outros estados brasileiros, afinal, o sertão é o mundo.

Os poemas vencedores do concurso irão compor (na íntegra ou em parte, em forma escrita ou oral) produções audiovisuais e textuais da exposição Sertão Mundo, a serem veiculadas no Planetário, Fachada Digital, na exposição virtual e em outras mídias do Espaço do Conhecimento UFMG.

Os três primeiros colocados terão suas peças apresentadas na fachada digital do Espaço do Conhecimento, sendo que partes delas ou todo o texto serão utilizados na construção da sessão de planetário a ser desenvolvida pelo Núcleo de Astronomia do Espaço do Conhecimento UFMG e apresentado regularmente ao público do museu, quando voltarmos às nossas atividades presenciais.

 

2. DO PÚBLICO-ALVO

2.1 – Poderão participar do concurso maiores de 18 anos de qualquer nacionalidade, residentes no Brasil, e brasileiros residentes no exterior.

 

3. DA PREMIAÇÃO

3.1 – Serão selecionados 10 poemas, sendo que os autores dos poemas classificados nas 3 (três) primeiras colocações terão suas obras publicadas no catálogo da exposição Sertão Mundo.

3.2 – Os autores dos poemas selecionados receberão certificado (on-line).

3.3- Outros itens poderão ser acrescidos à premiação, a critério da Comissão Organizadora.

3.4 – Além dos poemas selecionados, outros textos poderão ser escolhidos pela Comissão Organizadora para compor a exposição temporária. Caso isso aconteça, os autores serão comunicados.

 

4. DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

 4.1 – Cada participante poderá enviar 1 (um) único poema, ou um conjunto de poemas, que tenham a mesma unidade temática, de sua autoria, com até 2.500 caracteres (sem espaço), escritos em português e num único arquivo em formato pdf.

4.2 – O poema deverá ser inédito e, até o encerramento da exposição Sertão Mundo (prazo de um ano a ser contado a partir do lançamento da exposição), os direitos de publicação serão exclusivos do Espaço do Conhecimento UFMG.

4.3 – Todos os participantes do concurso devem declarar que são os detentores dos direitos autorais patrimoniais pertinentes à sua respectiva obra, mas permitindo o uso pelo concurso para a divulgação do evento, nas mídias eletrônicas e impressas, bem como em toda e qualquer publicação realizada, apoiada ou fomentada pelo Espaço do Conhecimento UFMG em todo e qualquer meio de comunicação existente, desde que indicado o nome do autor do poema.

4.4 – A identificação do autor será feita exclusivamente na ficha de inscrição. Não deverá ser incluído o nome, pseudônimo ou qualquer indicação do autor no arquivo anexado.

4.5 – É vedado o uso de trechos de obras e/ou neologismos de autoria de João Guimarães Rosa.

4.6 – Não serão aceitos poemas que façam uso de imagens ou de ilustrações.

 

5. DAS INSCRIÇÕES

5.1 – As inscrições serão gratuitas e poderão ser feitas no período de 24/05/2021 a 23/06/2021, exclusivamente por meio do formulário disponível em https://forms.gle/r8kd8yaqkvPSqHUt9

5.2 Deverão ser anexados ao formulário:

5.2.1 – Poema em PDF;

5.2.2 – Declaração de autoria e ineditismo assinada e salva em formato PDF: clique aqui para baixar o modelo

5.3 – Será automaticamente desclassificado o participante que não preencher os campos do formulário ou não enviar os anexos corretamente.

 

6. DOS CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO

 6.1 – Originalidade e criatividade – 0 a 50;

6.2 – Adequação à temática proposta – 0 a 30;

6.3 – Coerência e coesão textual – 0 a 20.

 

7. DA COMISSÃO JULGADORA

 7.1 – A Comissão Julgadora será composta por 5 (cinco) pessoas das áreas de literatura, edição e astronomia, indicadas pela Comissão Organizadora.

7.2 – Os nomes dos membros da Comissão Julgadora serão divulgados após o encerramento das inscrições.

7.3 – A Comissão Julgadora é soberana em sua decisão e sobre as decisões finais não caberão recursos.

7.4 – Os integrantes da Comissão Julgadora não terão contato com os dados de identificação, preservando-se o anonimato dos autores.

 

8. DO RESULTADO

8.1 – A lista dos autores premiados e classificados será divulgada no site www.ufmg.br/espacodoconhecimento e nas redes sociais do Espaço no dia 28/07/2021 e os vencedores serão notificados por e-mail.

 

9. DO CRONOGRAMA

9.1 – Período de inscrição: 24/05/2021 a 23/06/2021;

9.2 – Período de avaliação: 25/06/2021 a 26/07/2021;

9.3 – Publicação do resultado (no site do Espaço do Conhecimento UFMG): 28/07/2021;

9.4 – Período de veiculação dos poemas vencedores (ou trechos selecionados): a qualquer tempo, durante o período de realização da exposição Sertão Mundo (a contar de um ano partir da data de lançamento da Exposição) e nas sessões regulares do planetário, quando o museu for reaberto.

 

10. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1 – Este concurso é exclusivamente cultural, sem qualquer modalidade de sorte ou pagamento pelos participantes, nem vinculação destes ou dos vencedores à aquisição ou uso de qualquer bem, direito ou serviço, promovido pelos organizadores;

10.2 – Serão sumariamente excluídos os participantes que cometerem qualquer tipo de fraude comprovada, ficando, ainda, sujeitos à responsabilidade penal;

10.3 – O não cumprimento de quaisquer das regras deste Regulamento poderá causar, a critério da Comissão Organizadora, a desqualificação da poesia inscrita e, consequentemente, do (a) respectivo(a) participante;

10.4 – É vedada a participação dos curadores da exposição Sertão Mundo, dos membros da Comissão Julgadora e dos professores, servidores técnico-administrativos, terceirizados, prestadores de serviço, estagiários e bolsistas do Espaço do Conhecimento UFMG;

10.5 – É vedada a utilização de nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos;

10.6 – Será desclassificado o candidato que utilizar termos ou expressões que possam insultar, intimidar ou assediar pessoas em virtude de sua raça, cor, etnia, nacionalidade, sexo ou religião ou ainda que tenham o potencial de instigar violência, ódio ou discriminação contra quaisquer pessoas;

10.7 – Não serão fornecidos atestados, certificados ou certidões relativas à classificação ou notas de candidatos;

10.8 – A realização da inscrição no concurso implica na plena aceitação, por parte do candidato, de todas as disposições estabelecidas neste Regulamento;

10.9 – À Comissão Organizadora compete avaliar e resolver sobre os casos omissos neste Regulamento.

 

COMISSÃO ORGANIZADORA DO CONCURSO

Camila Maciel C. A. Mantovani

Diógenes Pires

Marília Chaves

 

Belo Horizonte, 24 de maio de 2021.

Diomira Maria Cicci Pinto Faria

Diretora do Espaço do Conhecimento UFMG