Consciência Negra – Espaço do Conhecimento UFMG
 
visite | BLOG | Consciência Negra

Consciência Negra

 

Pare e reflita. Quantos professores e professoras negras participaram da sua trajetória acadêmica ou escolar, desde o ensino primário, até o momento atual? E com quantos autores e autoras negras você teve contato ao longo dos seus anos de estudos? 

 

Infelizmente na realidade brasileira, a resposta recorrente a essas perguntas seria, via de regra, um, poucos ou nenhum. Essa é uma das muitas razões pelas quais no dia 20 de novembro, comemoramos o Dia da Consciência Negra, um importante momento de reflexão sobre  o protagonismo e celebração da luta do movimento negro e de setores comprometidos com a luta antirracista.

 

A ausência de professores (as) e autores (as) negros (as) nos ambientes de ensino não reflete somente a exclusão das pessoas negras de determinados cargos e ambientes, mas também o apagamento de suas histórias e pontos de vistas. 

 

20 de novembro!

 

Mas você sabe o porquê celebramos a Consciência Negra no dia 20 de novembro? A data não foi escolhida por acaso. A partir da motivação de membros do Movimento Negro Unificado (MNU), em um congresso realizado no ano de 1978, em São Paulo, escolheu-se o mesmo dia da morte de Zumbi do Palmares, líder da luta contra a escravidão, que na época foi eleito um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil. 

 

Docência Negra

 

A importância desta celebração é evidente e por isso, lhe convidamos a relembrar a exposição Docência Negra, ocorrida em 2019 nas dependências do Espaço do Conhecimento, e que foi responsável por contar as trajetórias de professores negros das mais diversas áreas do conhecimento da UFMG.

 

A mostra foi responsável por preencher o 5º andar do museu de pessoas pretas, um feito inédito, como pontuou Letícia Reis, coordenadora do grupo de estudantes que a concebeu: “Tem muita gente preta aqui, e isso me deixa muito feliz. Mas eu não sei se seria assim se não fosse essa exposição.”

 

A exposição foi realizada por alunos (as) negros (as) da UFMG, por meio do Programa de Apoio as Ações Afirmativas da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, a PRAE. (Créditos: Kayke Quadros)

 

Você se recorda da exposição? Ou não chegou a conhecê-la? Assista ao vídeo e relembre, ou descubra esse momento marcante para a história do Espaço do Conhecimento UFMG!

 

 

[Texto de autoria de Laura Bragança, bolsista do Núcleo de Comunicação e Design]

 

Para saber mais:

Exposição Docência Negra

A importância de celebrar o 20 de novembro

20 de novembro – Dia da Consciência Negra