Descobrindo o Céu – Setembro da Inclusão – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | Descobrindo o Céu – Setembro da Inclusão

Espaço do Conhecimento UFMG promove live especial de astronomia em Libras para o mês do Setembro da Inclusão

A atividade “Descobrindo o Céu: Conversas Astronômicas” convida o físico Bruno Xavier para um bate-papo sobre astronomia e que irá ensinar sinais em Libras relacionados ao tema

 

11 de setembro de 2023

 

Em consonância com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 10 – “Redução das Desigualdades”, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), a programação de setembro no Espaço do Conhecimento UFMG é norteada pela inclusão e se desdobra em divertidas atividades que suscitam importantes reflexões. Entre elas, a live mensal de astronomia “Descobrindo o Céu” visa impulsionar a divulgação científica de maneira acessível, em uma transmissão ao vivo que será realizada na segunda quinta-feira do mês, 14/09, às 17h, no YouTube

 

Durante a atividade, Nathalia Fonseca, doutora em física e assessora do Núcleo de Astronomia do museu, irá conversar com Bruno Xavier, surdo e apaixonado por astronomia. O convidado falará sobre sua experiência enquanto físico, seu canal “Astronomia em Libras”, e ensinará sinais em Libras relacionados ao tema, em um bate-papo realizado em português e na Língua Brasileira de Sinais.

 

Bruno afirma que a vastidão de conhecimento presente no universo foi o fator que despertou seu interesse pelo estudo de astronomia. No entanto, a área ainda possui baixa acessibilidade e é muito restrita à participação de pessoas ouvintes, que possuem maior acesso e estão mais desenvolvidas nas pesquisas e leitura de textos científicos. “A acessibilidade em Libras é importante para incentivar o conhecimento. Os planetários e espaços relacionados à astronomia também precisam ser mais acessíveis porque os surdos não os frequentam ainda. Infelizmente não existem muitos conteúdos que relacionam astronomia e Libras e são poucos os surdos que fazem faculdade, cursos de pós-graduação, mestrado ou que pesquisam sobre a área”, completa o físico.

 

Bruno Xavier

Surdo, paulista, fissurado por Astronomia e mestrando na USP, Bruno é criador do projeto “Astronomia em Libras”, no YouTube e Instagram, onde se dedica a comentar estudos e descobertas da astronomia para o público surdo e também para o público leigo em geral. Desde 2016, realiza palestras sobre astronomia para surdos, em escolas especiais do ensino médio e fundamental, na cidade de São Paulo.

 

Descobrindo o Céu

Mensalmente, o Espaço do Conhecimento UFMG oferece sessões online de astronomia, transmitidas ao vivo e totalmente gratuitas. O público aprende diversos assuntos relacionados à temática e pode compreender melhor alguns fenômenos astronômicos e as características dos corpos celestes, a partir de simulações de computador. Ainda é possível interagir e tirar dúvidas, em tempo real, com a equipe do Núcleo de Astronomia do museu. O objetivo da atividade é apresentar conteúdos de astronomia à distância para o público que já frequenta o Espaço do Conhecimento e para os interessados de qualquer localidade.

 


 

Serviço: Espaço do Conhecimento UFMG promove live de astronomia especial para o mês do Setembro da Inclusão

Quando: 14/09 (quinta-feira), às 17h

Público: Todas as idades

Onde: youtube.com/espacoufmg

 


 

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade e conta com a Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e a Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) na gestão administrativa-financeira de seus projetos. É amparado pelas Leis Federal, Estadual e Municipal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Cemig.

 

Sobre o Instituto Unimed-BH

O Instituto Unimed-BH completa 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou mais de R$ 170 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 9,3 mil postos de trabalho foram gerados e 1,6 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. 

 

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em apoiar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar a cultura de Minas Gerais em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro.  Os projetos patrocinados pela Cemig, por meio da Lei Estadual e/ou Federal de Incentivo à Cultura, têm por objetivo beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas artísticas. Assim, investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a sua energia.