Programação de Dezembro (2022) – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | Programação de Dezembro (2022)

Dezembro no Espaço do Conhecimento UFMG oferece oficina para crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista), visitas mediadas, sessões no Planetário e muito mais!

30 de novembro de 2022

 

Dezembro é marcado pela comemoração do dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a chegada do verão e, principalmente, as celebrações de Natal e Ano Novo.

 

Para entrar no clima, o Espaço do Conhecimento UFMG preparou uma programação mais que especial para encerrar com chave de ouro e agradecer ao público de mais de 70 mil pessoas que nos prestigiaram ao longo de 2022. 

 

A programação deste mês, denominada Mineiridades, vai até o dia 18 e inclui lançamento de playlist de cantoras mineiras no spotify, com “o som que vem das minas”, oficinas inéditas, uma delas voltada para crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista), outra sobre a evolução dos pássaros, e, ainda, visita mediada e sessões no Planetário, sendo um dos destaques o filme Da Terra ao Universo, que mostra o esplendor dos vários mundos do Sistema Solar e a imensidão das galáxias. A entrada no Planetário é paga. Os ingressos custam R$10 (inteira). 

 

De 20 de dezembro a 02 de janeiro, o museu permanecerá fechado, em função do recesso de fim de ano. Confira a programação de dezembro do Espaço do Conhecimento UFMG, que fica na Praça da Liberdade, 700, Funcionários, Belo Horizonte/MG.

 

PROGRAMAÇÃO:

 

Descobrindo o Céu “Os perigos do lixo espacial”

 

 

Descrição: A live tem como objetivo discutir os perigos que o acúmulo de lixo espacial ao redor do nosso planeta traz para a espécie humana e quais as possíveis soluções para esses problemas. Nesta Descobrindo o Céu, falaremos sobre este assunto que desperta muitas dúvidas e curiosidades!
Quando: 01/12, às 17h
Duração: 1h
Onde: youtube.com/espacoufmg

 


 

Oficina “Pássaros por um dia: bicando a evolução”

 

 

Descrição: A oficina consiste em um jogo, no qual os participantes deverão imaginar que são pássaros e precisarão evoluir e se adaptar para sobreviverem. A cada rodada, os pássaros (participantes) se alimentarão e usarão diferentes objetos que vão simular bicos, como garfo e colher. Haverá diversas discussões no decorrer da atividade e serão mostrados exemplos reais da seleção natural. Durante a oficina, serão passados os conceitos de evolução, mutação genética, entre outros, de forma lúdica.

Quando:  03/12, às 15h
Público: a partir de 07 anos (jovens e adultos)
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG) – Praça da Liberdade n. 700, Funcionários – BH/MG

Gratuito

 


 

Visita mediada pela exposição “Feitos de folhas e penas”       

 

Descrição: A atividade é um convite para conhecer, em diálogo com a equipe de mediadores do museu, os dois eixos da mostra: saberes do mato Pataxó, com desenhos de Japira Pataxó, e a presença e retomada da fabricação do Manto Tupinambá, por Glicéria Tupinambá.
Quando:  04/12, às 15h
Público: a partir de 05 anos (jovens e adultos)
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG) – Praça da Liberdade n. 700, Funcionários – BH/MG
Gratuito

 


 

Oficina “TaTEAndo o museu”

 

 

Descrição: Serão realizadas contações de histórias relacionadas às exposições e dinâmicas que incorporem elementos do museu de uma forma divertida, para que as crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) possam se apropriar do local e se sentirem confortáveis para se expressar. Isso será feito por meio de uma mediação interativa nos andares.

Quando:  10/12, às 15h
Público: crianças com TEA entre 04 e 12 anos
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG) – Praça da Liberdade n. 700, Funcionários – BH/MG

Gratuito

 


 

Visita mediada à exposição Mundos Indígenas

 

 

Descrição: A atividade é um convite a uma imersão na exposição ”Mundos Indígenas”, acompanhados pelos mediadores do Espaço do Conhecimento UFMG. A atividade consiste em um diálogo com o público de diversas idades sobre os povos Yanomami, Ye’kwana, Xacriabá, Maxakali e Pataxoop, que estão presentes na exposição.
Quando:  11/12, às 15h
Público: extensivo a todos os públicos
Onde: 2° andar – Exposição Mundos Indígenas (Espaço do Conhecimento UFMG) – Praça da Liberdade n. 700, Funcionários – BH/MG

Gratuito

 


 

O Som que Vem das Minas (online)

 

 

Descrição: Preparamos uma playlist com canções de artistas mineiras. Acesse e faça a imersão pelo som que vem das Minas!
Público: extensivo a todos os públicos
Onde: Spotify do museu: https://spoti.fi/3B2gqQE

Gratuito

 


 

Instalação interativa – Ateliê de cartões

 

 

Descrição: O objetivo da instalação é resgatar, através de músicas mineiras e de uma ambientação específica, com luzes, cores e elementos que remetem a memórias do interior de Minas Gerais, sua cultura acolhedora, suas conversas, histórias e músicas. Neste mesmo lugar, haverá um espaço para confecção de cartas ou cartões de Natal com inspirações em letras de músicas de cantoras e cantores mineiros.
Quando: 15 a 18/12, 13h às 21h.
Público: extensivo a todos os públicos
Onde: 2° andar do Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade n. 700, Funcionários – BH/MG

Gratuito

 


 

Oficina “Tecendo histórias: Tecelagem”     

 

 

Descrição: A oficina tem como proposta a criação de pequenos tapetes usando a técnica de tecelagem manual, partindo de uma história pessoal. Haverá a tradução e interpretação de histórias dos próprios participantes em elementos dos tapetes, transformando sentimentos, tais como alegria, leveza, drama e tensão em componentes visuais: cores, formatos e texturas.
Quando: 17/12, às 18h
Público: extensivo a todos os públicos
Onde: 2° andar do Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários – BH/MG

Gratuito

 


 

Oficina “Coleção de Estrelas”

 

 

Descrição: A diversidade de pessoas e culturas faz com que existam formas diferentes de colecionar estrelas, ou seja, formas diferentes de constelações. Na oficina “Coleções de Estrelas” os participantes receberão mapas estelares para criarem suas próprias constelações. Haverá um espaço no verso de cada mapa para criar mitos, histórias ou lendas a respeito da forma que foi imaginada.
Quando: 18/12, às 18h
Público: crianças a partir de 6 anos, extensivo a todos os públicos
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG 18/12, às 18h

Gratuito

 

———-

O Espaço do Conhecimento UFMG, por meio da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. No museu, a programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o Espaço é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo do Estado de Minas Gerais. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura da UFMG (Procult), é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores e da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig.

Sobre o Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$155 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 6,5 mil postos de trabalho foram gerados e 4,8 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de Cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país, investindo em projetos culturais, esportivos e sociais, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal; preservando o patrimônio, a memória e a identidade dos mineiros. Além de incentivar produtores e artistas, o apoio da Cemig traz benefícios diretos à população, que passa a ter acesso aos bens culturais de maneira mais segura e democrática. A experimentação também está aliada ao negócio da empresa que, além de trabalhar com fontes de energia limpas e de matrizes energéticas sustentáveis, busca continuamente a inovação, aliada à pesquisa e ao desenvolvimento.