Aniversário do Museu Casa Guimarães Rosa – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | Aniversário do Museu Casa Guimarães Rosa

Diretora do Espaço do Conhecimento, professora Diomira Maria participa de live em homenagem ao aniversário do Museu Casa Guimarães Rosa

 

O Museu Casa Guimarães Rosa, localizado na cidade que foi berço do grande escritor mineiro, Cordisburgo/MG, completa, em 30 de março, seu 47º aniversário de criação. A data será celebrada online, com a realização da segunda edição do “Museu Guimarães Rosa Convida”, programa de lives que traz discussões a respeito da obra e do universo literário de João Guimarães Rosa. Desta vez a convidada de honra será a professora Diomira Maria, diretora do Espaço do Conhecimento UFMG.

 

Professora Diomira Maria é a convidada de honra da segunda edição do projeto Museu Guimarães Rosa Convida. Crédito: Acervo Secult 

 

A professora é doutora em economia e leciona no curso de Turismo da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua, há quase cinco anos, no projeto de extensão “Cartografia Roseana: Guimarães Rosa sob a perspectiva da preservação, salvaguarda cultural e inclusão produtiva”, cujo objetivo é a construção de uma rota literária interligando Cordisburgo à Chapada Gaúcha.

 

O bate-papo de terça-feira será mediado por Ronaldo Alves, coordenador do Museu Casa Guimarães Rosa. Junto com a professora Diomira, Ronaldo vai abordar temas relacionados à obra do escritor e às pesquisas da Diretora do Espaço. A transmissão ao vivo acontece no dia 30, a partir das 20h, no Instagram do Museu Casa Guimarães Rosa (@museuguimaraesrosa).

 

Criado há quase 50 anos, o Museu Casa Guimarães Rosa é uma instituição dedicada à preservação da memória biográfica e literária de um dos maiores escritores da literatura nacional. Os documentos, fotografias e objetos do acervo do Museu refletem aspectos da vida pessoal de Guimarães Rosa, além de sua atuação profissional como médico, escritor e funcionário do Ministério das Relações Exteriores.

 

Museu Casa Guimarães Rosa em Cordisburgo/MG. Crédito: Acervo Secult