DAC participa da Cúpula da União Europeia sobre Universidade e Cultura – Espaço do Conhecimento UFMG

acontece | Notícias | DAC participa da Cúpula da União Europeia sobre Universidade e Cultura

Diretoria de Ação Cultural da UFMG participa de Cúpula da União Europeia dedicada ao tema Universidade e Cultura

Nesta terça (30), o Diretor de Ação Cultural da UFMG, Fernando Mencarelli, participa da primeira cúpula da União Europeia dedicada ao tema “universidade e cultura”, University & Culture European Summit. O evento é organizado pelos Ministérios da Cultura e da Educação de Portugal e pela Universidade do Porto (Portugal), nos dias 29 e 30 de março, e ocorre em ambiente online. A programação tem como objetivo mapear as práticas culturais e debater o papel crucial e democrático que as artes podem desempenhar no reposicionamento das universidades da UE no mundo, especialmente em um contexto de reforma pós-Covid.

Mencarelli foi convidado para compor o Painel 7: The Arts, health and wellbeing (As artes, saúde e bem-estar), programado para a terça, dia 30, às 10h30 (horário de Brasília), que discute a relação entre cultura, saúde e bem-estar no contexto da universidade, apresentando o trabalho da universidade na área cultural. Para o Diretor, “A convocatória que os organizadores nos fazem é uma grande oportunidade para partilharmos pensamentos e experiências do campo da cultura, e das artes em particular, fundamentais para a conformação da universidade contemporânea”.

As discussões da cúpula são variadas e incluem painéis que vão desde “The Arts as a strategy: Paying attention to the Other” (As artes como estratégia: Prestando atenção ao outro) até “A scientific and artistic worldview” (Uma visão de mundo científica e artística), passando por temas mais específicos, como “The Museums at the heart of the University” (Os Museus no Coração da Universidade);. A programação completa de debates, palestras e intervalos culturais, além da transmissão ao vivo dos encontros pode ser vista no site www.university-and-culture.pt. Também é possível acompanhar os eventos simultaneamente pelo Youtube (www.youtube.com/universidadedoporto).

Encontro University Culture foi proposto por Portugal, que ocupa a presidência do Conselho da União Europeia.

Transversalidade da cultura nas universidades

Os encontros sobre a cultura e universidades têm sido recorrentes. Na última terça-feira, 23 de março, Fernando Mencarelli participou de um debate online no qual falou sobre o tema Transversalidade da cultura nas universidades. Denominado Ciclo de conversas sobre políticas de cultura para a Unicamp, o evento teve como objetivo discutir as formas de gestão cultural em universidades públicas. A transmissão foi feita pelo canal da Diretoria de Cultura da Unicamp no YouTube (www.youtube.com/DiretoriadeCulturadaUnicamp) e continua disponível para acesso na plataforma.

Ao longo do debate, o diretor propôs reflexões sobre como as universidades e instituições públicas de ensino superior podem contribuir para a difusão e garantia dos direitos culturais. Ele citou algumas experiências da DAC que abordam questões transversais aos âmbitos das políticas públicas, dos diferentes territórios e da concepção de uma pluralidade epistêmica. Uma dessas experiências foi a recente criação da Bolsa de fomento à criação, que estimulou os estudantes da UFMG a criarem obras artísticas, ensaísticas ou literárias sobre as implicações socioculturais da pandemia de Covid-19. A iniciativa conjunta com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFMG recebeu 542 inscrições de alunos dos mais diferentes cursos da universidade. Os trabalhos contemplados estão disponíveis em www.ufmg.br/festivaldeverao/mostrapraedac.