Educação na Praça: “Espelhos Literários: a representação e a representatividade na sala de aula” – Espaço do Conhecimento UFMG

acontece | Notícias | Educação na Praça: “Espelhos Literários: a representação e a representatividade na sala de aula”

Formação de educadores do Espaço do Conhecimento UFMG discute obras para abordar racismo nas escolas

Novembro Negro no museu inclui debate sobre letramento racial no ensino básico

No sábado, 19 de novembro, às 14h, acontecerá mais uma edição do Educação na Praça, programa de formação de educadores do Espaço do Conhecimento UFMG. Marcado para a véspera do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, o encontro presencial terá como tema “Espelhos Literários: a representação e a representatividade na sala de aula”.

Integrando a programação do Novembro Negro no museu, que promove atividades para refletir sobre o racismo e celebrar a negritude, a formação discutirá o letramento racial nas escolas. Para isso, serão apresentadas obras literárias comumente adotadas para o desenvolvimento de projetos pedagógicos antirracistas na educação básica.

Quem conduzirá a conversa é a professora Mara Catarina Evaristo – Makota Mulonji, gerente das relações étnico-raciais na Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. Mara se intitula como mulher preta, mãe de dois sóis, irmã de quatro pérolas, filha de boas pessoas. Seus campos de interesse são sobretudo a infância e o direito à cidade, equidade étnico-racial na educação e práticas pedagógicas antirracistas.

A professora tem se destacado pela sua atividade na Prefeitura de Belo Horizonte, promovendo políticas públicas contra o racismo e atuando como co-coordenadora dos Núcleos de Estudos das Relações Étnico-Raciais da rede municipal de educação. Além disso, é também conselheira governamental no Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

O encontro contará com tradução simultânea em Libras. A sessão é aberta a professores do Ensino Básico, estudantes dos cursos de licenciatura e demais interessados em adotar práticas antirracistas na educação de crianças e adolescentes. Para participar, basta se inscrever através deste link. Haverá emissão de certificado para os presentes.

O ‘Educação na Praça’ é uma iniciativa gratuita do Espaço do Conhecimento UFMG, que realiza encontros sobre diferentes áreas do conhecimento. As edições mensais apresentam modelos e estratégias de ensino e abrem 40 vagas para inscrição prévia.

Profa. Mara Evaristo (divulgação)

Serviço: Educação na Praça: Espelhos Literários: a representação e a representatividade na sala de aula

Quando: 19/11 (sábado), às 14h

Público: professores do ensino básico, estudantes de licenciatura e demais profissionais da educação e da cultura interessados no tema

Onde:  Espaço do Conhecimento UFMG. (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários – BH/MG)

Descrição: A formação de educadores do Espaço do Conhecimento UFMG, o Educação na Praça, promove o encontro “Espelhos Literários: a representação e a representatividade na sala de aula”, que discutirá abordagens de letramento racial em escolas. O encontro integra a programação do Novembro Negro no museu, que promove relfexões e debates sobre a luta contra o racismo e celebra a negritude no mês da consciência negra.

Inscrição: https://bit.ly/3UpeBFq

————-

O Espaço do Conhecimento UFMG, por meio da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. No museu, a programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o Espaço é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo do Estado de Minas Gerais. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura da UFMG (Procult), é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores e da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig.

Sobre o Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$155 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 6,5 mil postos de trabalho foram gerados e 4,8 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de Cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país, investindo em projetos culturais, esportivos e sociais, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal; preservando o patrimônio, a memória e a identidade dos mineiros. Além de incentivar produtores e artistas, o apoio da Cemig traz benefícios diretos à população, que passa a ter acesso aos bens culturais de maneira mais segura e democrática. A experimentação também está aliada ao negócio da empresa que, além de trabalhar com fontes de energia limpas e de matrizes energéticas sustentáveis, busca continuamente a inovação, aliada à pesquisa e ao desenvolvimento.