Educação na Praça – Direitos LGBTQIA+ – Espaço do Conhecimento UFMG
 
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No mês do orgulho e diversidade, Espaço do Conhecimento UFMG promove bate-papo sobre Direitos LGBTQIA+, escola, preconceito e visibilidade no projeto “Educação na Praça” 

Gratuita e acessível em Libras, a atividade acontecerá no primeiro final de semana de junho

 

26 de maio de 2023

 

As escolas, como instituições transformadoras a partir da educação, possuem o potencial crucial de reflexões sobre a promoção da igualdade, combate ao preconceito e criação de ambientes inclusivos. Neste contexto, visibilidade e representação se apresentam como catalisadores para o respeito às reivindicações LGBTQIA+. Para além das escolas, outros ambientes educacionais são potencializadores dessas reflexões, e por isso, no mês do Orgulho e Diversidade, o Espaço do Conhecimento UFMG promove no dia 03 junho, às 14h, o projeto Educação na Praça – Direitos LGBTQIA+: escola, preconceito e visibilidade, em bate-papo com o professor doutor Marco Aurélio Máximo Prado.

 

Em 2016, por meio da Pesquisa Nacional sobre Estudantes LGBT e o Ambiente Escolar,  realizada em seis países da américa latina – Brasil, Chile, Argentina, Uruguai, Peru e Colômbia – as organizações ABGLT, Fundación Todo Mejora e GLSEN constataram que 60% dos estudantes brasileiros se sentem inseguros em suas instituições educacionais por causa de sua orientação sexual, enquanto 43% se sentem inseguros por sua identidade/expressão de gênero. Promover discussões sobre o assunto colabora, então, com a desconstrução de estereótipos, preconceitos e discriminações.

 

O Educação na Praça, como projeto que visa fomentar debates importantes no âmbito educacional, realiza a atividade no mês de junho com intuito de dialogar com o público sobre a história de lutas e conquista dos direitos LGBTQIA+, a relevância da educação no enfrentamento às violações e violências e as contradições das escolas com relação a compreender o preconceito e imaginar formas de ação para inclusão, visibilidade e transformação dos processos educativos.

 

Marco Aurélio Máximo Prado, professor convidado para o bate-papo, é doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e coordenador do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT+ (NUH/UFMG). Coordenou o projeto de formação de educadores “Educação sem Homofobia” e “Gênero e Diversidade na Escola” no âmbito da UFMG.

 

A atividade, acessível em Libras e aberta a professores da educação básica, alunos dos cursos de licenciaturas, educadores de museus e demais interessados, é gratuita e conta com 40 vagas, que serão ocupadas por meio do preenchimento do formulário on-line (https://forms.gle/zCNbasbe62QK9v2F6). Após o encontro, o museu realizará a emissão de certificado para os participantes.

 


 

Serviço:  Educação na Praça – Direitos LGBTQIA+: escola, preconceito e visibilidade.

Data: 03/06, às 14h

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários

Número de vagas: Até 40 inscritos

Descrição: A atividade se dará por uma apresentação e diálogo com o público sobre a história de lutas e conquista dos direitos LGBTQIA+, a relevância da educação no enfrentamento às violações e violências e as contradições das escolas com relação a compreender o preconceito e imaginar formas de ação para inclusão, visibilidade e transformação dos processos educativos.

Formulário de inscrição:  https://forms.gle/zCNbasbe62QK9v2F6

 


 

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura (ProCult) da Universidade e conta com a Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e a Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) na gestão administrativa-financeira de seus projetos. É amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Cemig.

 

Sobre o Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando a formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar os espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH. 

 

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de Cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país, investindo em projetos culturais, esportivos e sociais, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal; preservando o patrimônio, a memória e a identidade dos mineiros. Além de incentivar produtores e artistas, o apoio da Cemig traz benefícios diretos à população, que passa a ter acesso aos bens culturais de maneira mais segura e democrática. A experimentação também está aliada ao negócio da empresa que, além de trabalhar com fontes de energia limpas e de matrizes energéticas sustentáveis, busca continuamente a inovação, aliada à pesquisa e ao desenvolvimento.