Educação na Praça – Setembro 2022 – Espaço do Conhecimento UFMG

acontece | Notícias | Educação na Praça – Setembro 2022

Formação de educadores no Espaço do Conhecimento UFMG debate a literatura surda nas escolas

14 de setembro de 2022

A atividade é presencial e aberta ao público com 40 vagas para professores e estudantes

A literatura surda nas escolas – este é o tema do próximo Educação na Praça, que acontece neste sábado (17), às 10h aberto ao público. O projeto do Espaço do Conhecimento UFMG é  destinado à formação de professores em atuação e em formação.  Nesta edição, o encontro integra as atividades do Setembro Azul, programação do museu que reflete sobre o mês de visibilização da luta, conscientização e divulgação da cultura e comunidade Surda no Brasil.

Podem participar professores do ensino básico, estudantes de licenciatura e demais profissionais da educação e da cultura interessados no tema. As inscrições devem ser feitas neste formulário. O evento tem duração de duas horas e oferece 40 vagas, com emissão de certificado. O ‘Educação na Praça’ é uma iniciativa gratuita do Espaço do Conhecimento UFMG, que realiza encontros sobre diferentes áreas do conhecimento, com atividades lúdicas para a construção e interação entre modelos e estratégias de ensino.

Mãos Literárias

Durante o encontro, que abordará  o ensino da literatura surda na formação dos professores, sejam eles ouvintes ou não, também serão debatidas a literatura e a cultura surdas na interação entre ouvintes e surdos nas escolas inclusivas e/ou bilíngues. Também haverá espaço para atividades do projeto ‘Mãos Literárias’, de valorização da cultura surda por meio da produção literária em LIBRAS vinculado à Faculdade de Letras (FALE) da UFMG. A  iniciativa parte de histórias, poesias e piadas já existentes e as reconta em Libras, além de criar e produzir  histórias por surdos.

Nesta edição do Educação na Praça a convidada é a professora Michelle Murta, da FALE/UFMG  e coordenadora do ‘Mãos Literárias’. Autora da primeira tese desenvolvida por uma pessoa surda na Universidade, a professora é egressa do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (Poslin) da FALE, com doutorado em Linguística Teórica e Descritiva, no qual desenvolveu pesquisa sobre a iconicidade na estrutura dos verbos na Língua Brasileira de Sinais. Atualmente, a pesquisadora é integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos de Libras, Surdez e Bilinguismo (NELiS/CNPq) e desenvolve trabalhos que envolvem principalmente os temas: Libras, Metáforas, Iconicidade, Literatura Surda e Educação.

Educação na Praça –  “Educação na Praça: Literatura Surda nas escolas

Quando: 17/09 (sábado), às 10h

Público:professores do ensino básico, estudantes de licenciatura e demais profissionais da educação e da cultura interessados no tema

Onde:  Espaço do Conhecimento UFMG. (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários – BH/MG)

Descrição: Como parte da programação do Setembro Azul, em homenagem ao mês de visibilidade da comunidade surda, a atividade de formação de educadores contará com a profa. Michelle Murta do curso de Letras-Libras da UFMG e primeira pesquisadora surda a se formar doutora na Universidade. O encontro tratará da relação entre a literatura surda, os profissionais da educação, surdo e ouvintes, e as escolas, apontando iniciativas educacionais de valorização da cultura surda.

Inscrição: https://forms.gle/6hWKmMtcApx2UkuKA

O Espaço do Conhecimento UFMG, por meio da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. No museu, a programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o Espaço é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo do Estado de Minas Gerais. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura da UFMG (Procult), é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores e da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig.

Sobre o Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$155 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 6,5 mil postos de trabalho foram gerados e 4,8 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de Cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país, investindo em projetos culturais, esportivos e sociais, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal; preservando o patrimônio, a memória e a identidade dos mineiros. Além de incentivar produtores e artistas, o apoio da Cemig traz benefícios diretos à população, que passa a ter acesso aos bens culturais de maneira mais segura e democrática. A experimentação também está aliada ao negócio da empresa que, além de trabalhar com fontes de energia limpas e de matrizes energéticas sustentáveis, busca continuamente a inovação, aliada à pesquisa e ao desenvolvimento.