30 de julho de 2024
Durante o primeiro semestre de 2024, o Espaço do Conhecimento UFMG marcou presença em três importantes eventos para a divulgação cultural, o intercâmbio de saberes e o fortalecimento da pesquisa científica.
Entre os dias 30 de maio e 1º de junho, a Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac), localizada na cidade de Barbacena/MG, recebeu o 27º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste (Intercom Sudeste 2024). Com o tema “Comunicação em Tempos de Inteligência Artificial – Ampliação ou Redução das Desigualdades?”, o evento reuniu pesquisadores e profissionais atuantes no mercado da comunicação para uma rica troca de conhecimentos. A programação contou com oficinas, masterclass, workshops e apresentações de resumos expandidos em Grupos de Trabalho (GTs).
No GT “Comunicação, cultura e desenvolvimento sustentável na Iberoamérica”, Ana Carolyna Gonçalves Barboza, mestranda em Comunicação Social e assistente de Comunicação; Fernando Silva, Relações-públicas e assessor de Comunicação; e Camila Mantovani, professora do Departamento de Comunicação Social da UFMG e Diretora-adjunta do museu, desenvolveram o trabalho intitulado “Confluências entre cultura e desenvolvimento sustentável: a integração da Agenda 2030 nas práticas comunicacionais do museu Espaço do Conhecimento UFMG”.
O resumo expandido buscou compreender as potencialidades de estratégias comunicacionais alinhadas à Agenda 2030, por meio de pesquisa bibliográfica e uma breve exposição das ações de comunicação do museu, que evidenciam a importância da cultura para o desenvolvimento sustentável, demonstrando como estas práticas podem promover novas sinergias com os públicos em diferentes formatos. A apresentação e discussão do trabalho no congresso também proporcionou novas perspectivas sobre a abordagem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), no âmbito de instituições museais e espaços culturais.
Com o objetivo de discutir novas vozes e novos conhecimentos da América Latina, a cidade de Zacatecas, no México, sediou o International Symposium on Public Communication of Science and Technology (PCST Mexico Symposium 2024). O simpósio internacional faz parte de uma série de eventos apoiados pela Rede Para a Comunicação Pública de Ciência e Tecnologia (PCST Network), que têm o propósito de compartilhar experiências da comunicação científica. A edição do México foi realizada nos dias 10, 11 e 12 de abril, em conjunto com o IX Colóquio Nacional sobre Recreação Científica.
No âmbito da linha de discussão “Museus e Centros de Ciência”, Dânia Lima, arquiteta e assessora do Núcleo de Expografia; Marina Aravani, arquiteta e assistente do Núcleo de Expografia; Patrícia Azevedo, professora da Escola de Belas Artes da UFMG; e Paula Faria, pesquisadora e mestre em Arquitetura, desenvolveram o trabalho “Confluencias en el proceso de revitalización de la exposición de larga duración “demasiado humano” en el Espaço do Conhecimento UFMG, basadas en la experiencia del equipo de expografía” (Confluências no processo de revitalização da exposição de longa duração “demasiado humano” no Espaço do Conhecimento UFMG).
O evento foi o terceiro Simpósio do PCTS na América Latina, após uma edição no Brasil, em 2014, e outra na Costa Rica, em 2016. A programação incluiu quatro palestras plenárias, 117 apresentações orais, quatro mesas redondas e um laboratório de recreação científica.
Desde 1949, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza reuniões anuais com o objetivo de debater políticas públicas nas áreas de ciência, tecnologia, inovação e educação, bem como contribuir para a difusão e a popularização do conhecimento científico no país.
Neste ano, a 76ª Reunião Anual da SBPC foi realizada na Universidade Federal do Pará (UFPA), entre os dias 07 e 13 de julho, sob o tema “Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza”. A programação contou com conferências, mesas-redondas, paineis, webminicursos, além de outras atividades, como a Jornada Nacional de Iniciação Científica, a SBPC Cultural, o Dia da Família na Ciência e a SBPC Jovem – ocasião em que o Espaço do Conhecimento UFMG esteve presente, com um estande que buscou apresentar as temáticas do museu de maneira lúdica.
A equipe foi representada no evento por Wellington Luiz, mestre em Educação e Docência e assessor de Ações Educativas e Acessibilidade; Jonathan Barboza, mestrando em Educação e Docência e assistente de Ações Educativas e Acessibilidade; Fernanda Silva, mestranda em Astrofísica e assistente de Astronomia; e Gabriela Costa, estudante de Biologia e mediadora no museu.
Por meio de cartazes que ampliam a compreensão dos planetas do Sistema Solar em escalas de distância e tamanho, materiais acessíveis na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e vídeos disponibilizados em notebook, os participantes foram convidados a interagir com o Espaço do Conhecimento. A participação no evento também propiciou importantes reflexões sobre a ciência e permitiu que a missão do museu e os saberes produzidos pela Universidade alcançassem novos locais, instituições e públicos.
Confira alguns registros: