Espaço do Conhecimento UFMG na Virada Cultural de Belo Horizonte – Espaço do Conhecimento UFMG

acontece | Notícias | Espaço do Conhecimento UFMG na Virada Cultural de Belo Horizonte

Espaço do Conhecimento UFMG na Virada Cultural de Belo Horizonte

A partir de mais uma parceria com Prefeitura, O Espaço do Conhecimento tem presença garantida na Virada Cultural de BH. Neste ano, participaremos da primeira edição on-line da Virada, que conta com centenas de atrações.  Por aqui, oferecemos uma programação diversificada para todas as idades, que promete agitar o fim de semana dos mineiros nos dias 16 e 17 de outubro!

Inauguração da 2ª temporada da exposição virtual Sertão Mundo

Créditos: Kayke Quadros (Arlindo Daibert)

Sertão Mundo é a nova exposição temporária do Espaço do Conhecimento UFMG.  Concebida no formato 100% virtual, a visita está disponível aqui!

Durante a virada, outros conteúdos serão disponibilizados em uma 2ª temporada, que inclui novas temáticas e atividades diferenciadas. O visitante pode inclusive percorrer mais de uma vez e vivenciar novas experiências a cada percurso, tendo ao seus dispor uma exposição em constante atualização.

• Novas instalações inauguradas na Virada Cultural:

1) O manto do vaqueiro (Buritizinho)

2) Grande Sertão em Gravuras – com gravuras de Arlindo Daibert e fala do professor André Mendes (BH)

3) Desatino de contravoltas: Festa de Manuelzão (Andrequicé)

4) Rebuliços alegrativos: sobre festejos e bailados no sertão (Pedra de Santana – Várzea da Palma)

5) Outros Sertões (Perth, Berlim e Buenos Aires)

Desdobrando o museu: Aves do Sertão

Créditos: Abraão Veloso Machado

O vídeo ‘Desdobrando o museu: Aves do Sertão’  é um convite para a construção de origamis (dobraduras em papel), com inspiração na instalação “Ave, Sertão!”, da artista Dilce Laranjeira. Assim, no vídeo, as pessoas poderão conhecer um pouco da instalação e através de um passo a passo, super divertido, construir o origami de uma dessas aves que habitam esse lugar que possui uma biodiversidade e cultura tão únicas, levando um pouquinho do sertão para dentro das suas casas! (classificação indicativa livre).

Quando: dia 16 de outubro, às 16h
Onde: Canal do YouTube do Espaço do Conhecimento e  @espacoufmg (IGTV)

O céu da virada

Imagens ilustrativas Stellarium

Vídeo exibindo, a partir do Stellarium, objetos astronômicos que estarão visíveis no céu de BH na noite e na madrugada da Virada Cultural.

Quando: dia 16 de outubro,  às 19h
Onde:
Canal do YouTube do Espaço do Conhecimento e na Fachada Digital do Espaço

️Exibição na Fachada Digital

Créditos: Júlia Lobato

Revestido por um material especial, o prédio do Espaço se transforma em uma grande tela de projeção voltada para a Praça da Liberdade. Durante a Virada serão exibidos diversos conteúdos da exposição ‘Sertão Mundo’.
Quando:
  dias 16 e 17 de outubro, de 19h às 00h
Onde: Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG, Circuito Cultural Praça da Liberdade – BH/MG

Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas Gerais. O Espaço integra a Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH*, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores.

Sobre o Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente e contribuir com a formação para a cidadania. É responsável pela realização do Programa Sociocultural Unimed-BH que, ao longo de sua história, destinou cerca de R$140 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, gerando milhares de postos de trabalho, impulsionados pelo patrocínio de mais de 5.200 médicos cooperados e colaboradores. Anualmente milhares de pessoas são alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed-BH.