Espaço do Conhecimento UFMG participa da 7ª edição do Noturno nos Museus – Espaço do Conhecimento UFMG

acontece | Notícias | Espaço do Conhecimento UFMG participa da 7ª edição do Noturno nos Museus

Espaço do Conhecimento UFMG participa da 7ª edição do Noturno nos Museus

18 de novembro de 2022

Imagine se os espaços culturais de Belo Horizonte funcionassem durante a noite, com inúmeras atrações artísticas gratuitas e simultâneas, e transporte sem custo para se deslocar entre elas. Parece um sonho para os apaixonados por cultura, e é o que acontecerá nesta sexta-feira (18), no Noturno nos Museus, evento promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte.

O Espaço do Conhecimento UFMG é uma das instituições que integram a programação desta sétima edição do Noturno, reafirmando seu compromisso com a democratização do acesso à cultura e à ciência. Das 18h às 21h da próxima sexta-feira, o museu estará aberto com atrações gratuitas, além de uma sessão inédita de planetário, cuja tarifa é de até R$10 (inteira).

Entre as atrações do Espaço durante a noite mais animada nos museus de BH estão:

Visita gratuita à exposição “Demasiado Humano”

Resultado de pesquisas realizadas na UFMG em diferentes áreas do conhecimento – astrofísica, paleontologia, genética, arqueologia, antropologia, literatura, linguística, história e ecologia -, a exposição trata da aventura do conhecimento humano, abordando a origem da vida, a evolução e a trajetória humana na Terra. Dividida em três módulos – O Aleph, Origens e Vertentes – em um percurso que permite ao visitante compreender a ciência como ela é feita: com dúvidas, incertezas e constantes descobertas, a exposição ocupa três andares do Espaço do Conhecimento UFMG.

Visita gratuita à exposição Mundos Indígenas

Os povos indígenas no Brasil possuem populações plurais, com costumes e tradições diversas. No Espaço do Conhecimento UFMG, os modos de viver, de saber e de cuidar dos povos Maxakali, Pataxoop, Xakriabá, Yanomami e Ye’kwana fazem parte dessa exposição de curadoria indígena, que expande horizontes sobre as diferentes cosmovisões que coabitam o território brasileiro.

Estreia da sessão comentada “Afrocosmo” no planetário

Integrando a programação do Novembro Negro no museu, “Afrocosmo” apresentará as culturas astronômicas de três povos que vivem na África: os Zulus, Bahimas e Tabwas. Tudo isso em uma experiência de cinema imersivo, com projeções em um domo de 9 metros de diâmetro. As sessões do planetário custam R$10 (inteira) e R$5 (meia). Alunos e professores da rede pública, possuem direito à gratuidade, mediante comprovação. Haverá outras uas sessões do Afrocosmo no planetário no mesmo fim de semana, sábado e domingo, às 16h.

Exibições na Fachada Digital

Revestida por um material vítreo especial que transforma o edifício numa grande tela de projeção, a fachada do Espaço exibirá vídeos diversos ligados a temáticas de cultura, ciência e arte, bem como a programação mensal do museu e projetos gratuitos para o público.

Exposição Patrick Arley (Foto: Júlia Lobato)

Espaço do Conhecimento UFMG, por meio da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. No museu, a programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o Espaço é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo do Estado de Minas Gerais. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura da UFMG (Procult), é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores e da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig.

Sobre o Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$155 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 6,5 mil postos de trabalho foram gerados e 4,8 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de Cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país, investindo em projetos culturais, esportivos e sociais, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal; preservando o patrimônio, a memória e a identidade dos mineiros. Além de incentivar produtores e artistas, o apoio da Cemig traz benefícios diretos à população, que passa a ter acesso aos bens culturais de maneira mais segura e democrática. A experimentação também está aliada ao negócio da empresa que, além de trabalhar com fontes de energia limpas e de matrizes energéticas sustentáveis, busca continuamente a inovação, aliada à pesquisa e ao desenvolvimento.