Espaço do Conhecimento UFMG promove segundo encontro do projeto Educação na Praça – edição 2021 – Espaço do Conhecimento UFMG

acontece | Notícias | Espaço do Conhecimento UFMG promove segundo encontro do projeto Educação na Praça – edição 2021

A formação, que este ano discute aspectos ligados à exposição Sertão Mundo, acontecerá no dia 20 de novembro, às 10h

Como dito por Guimarães Rosa, “O sertão está em toda parte, o sertão é dentro da gente.” As reverberações da exposição temporária Sertão Mundo do Espaço do Conhecimento UFMG continuam no mês de novembro, e o segundo encontro da formação do projeto Educação na Praça está incluso neste eco.

Inspirado pela instalação “Passeio pelo Museu”, presente na exposição, o encontro contará com a presença de Ronaldo Alves de Oliveira, coordenador do Museu Casa Guimarães Rosa. Ronaldo se apresenta como historiador e apaixonado pela fotografia e pela arte, de modo geral. No bate-papo, discutiremos as relações entre o museu e seu entorno, destacando as atividades educativas e culturais desenvolvidas junto às escolas, aos grupos culturais e artísticos e às festividades locais da cidade de Cordisburgo.

Experimente previamente os assuntos que serão abordados na formação e visite a instalação Passeio pelo Museu: www.bit.ly/sertaomundo. Nela, nos são apresentadas curiosidades sobre os ambientes e as salas do Museu Casa Guimarães Rosa, acervo literário, registros da vida do escritor em seu período de atuação como médico e diplomata, além de objetos de uso pessoal, vestuário, mobiliário e fragmentos do universo rural presente na literatura rosiana.

Os encontros do projeto Educação na Praça, que também são transmitidos via YouTube, contam com a emissão de certificados para os participantes do Zoom. As inscrições podem ser feitas clicando aqui.

Serviço:

Educação na Praça – Segundo encontro de formação

Quando: 20 de novembro, das 10h às 12h | Inscrições: https://forms.gle/hP6qYz9caW5769oT6

Onde: Encontros via Zoom e YouTube
Público: Professores da educação básica, estudantes de licenciatura, bibliotecários, demais trabalhadores da educação e da cultura.

Atividade gratuita

Sertão Mundo tem o patrocínio do Instituto Unimed-BH e o apoio da Aliança Francesa, do Instituto de Estudos Brasileiros da USP, da Pró-Reitoria de Extensão da UFMG, do Museu Casa Guimarães Rosa e da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, com a cessão de acervo do Museu de Arte da Pampulha – MAP.

Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas Gerais. O Espaço integra a Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH*, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores.

Sobre o Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando a formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed‑BH. Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH.