Espaço do Conhecimento UFMG recebe Davi Kopenawa Yanomami para conversa com o público sobre “vida e resistência na terra indígena Yanomami” – Espaço do Conhecimento UFMG

acontece | Notícias | Espaço do Conhecimento UFMG recebe Davi Kopenawa Yanomami para conversa com o público sobre “vida e resistência na terra indígena Yanomami”

O bate-papo acontecerá na próxima quarta-feira (29), às 19h

30 anos depois da demarcação de suas terras, a alma e a própria existência Yanomami seguem gravemente ameaçadas em meio a uma nova onda de invasão garimpeira, que avançou 46% em 2021, segundo o relatório Yanomami sob ataque, da Hutukara Associação Yanomami. Davi Kopenawa Yanomami,  um dos principais porta-vozes dos Yanomami na defesa dos direitos dos indígenas – segue denunciando as agressões e violências sofridas por esses povos, situando a defesa da humanidade como caminho e finalidade de suas ações.

Nesta quarta-feira, 29, às 19h, o Espaço do Conhecimento UFMG realiza a roda de conversa Davi Kopenawa Yanomami: vida e resistência na terra indígena Yanomami, com moderação do professor Ruben Caixeta (UFMG), participação de Rogério do Pateo (UFMG)  e da antropóloga Ana Maria Machado. Aberto ao público, o evento acontece no  5º  andar do Espaço do Conhecimento UFMG  (sujeito a lotação por ordem de chegada).

Davi Kopenawa Yanomami vive na Aldeia Watoriki, Terra Indígena Yanomami, no estado do Amazonas, próximo à fronteira com a Venezuela.  Ele é xamã, reconhecido internacionalmente como embaixador do seu povo — um dos mais expressivos grupos de povos indígenas relativamente isolados que vivem na Floresta Amazônica — e voz ativa contra a destruição da floresta e de seus habitantes. Ele também  é um dos curadores da exposição Mundos Indígenas,  ao lado de Joseca Yanomami.

Mundos Indígenas

No Espaço do Conhecimento UFMG, os modos de viver, de saber e de cuidar dos povos Yanomami, Ye’kwana, Maxakali, Pataxoop e Xakriabá são apresentados na exposição Mundos Indígenas desde 2019.  A exposição segue aberta à visitação gratuita no museu de terça à domingo, de 10h às 17h (sábado de  10h às 21h). Confira no vídeo da série Visita Virtual à Exposição Mundos Indígenas, um pouco do mundo Yanomami a partir do conceito “Në Ropë”, proposto pelos curadores.

Números dos povos indígenas no Brasil
De acordo com o IBGE (Censo 2010) vivem hoje no Brasil 305 povos indígenas, que falam 274 línguas distintas. A população é de 896.917 pessoas, sendo que 324.834 moram nas cidades e 572.083 em aldeias de Norte a Sul do país. Dentre esses povos indígenas estão os Yanomami, que vêm sofrendo violações de direitos humanos, desmatamento, aumento de casos de malária e de outras doenças, violência, agressões e ameaças. Essas conclusões também constam no relatório da Hutukara Associação Yanomami, uma associação importante e incisiva na representação dos povos indígenas. O documento teve assessoria técnica do Instituto Socioambiental.

Fotografia: Núcleo  Audiovisual – Espaço do Conhecimento UFMG

27 de junho de 2022

Serviço:

Bate papo: Davi Kopenawa Yanomami: Vida e resistência na terra indígena Yanomami

Moderação: Ruben Caixeta

Participação:  Rogério do Pateo (UFMG)  e Ana Maria Machado

Quando: 29 de junho, quarta-feira, às 19h

Onde: 5º  andar do Espaço do Conhecimento UFMG (aberto ao público – sujeito a lotação do Espaço)

O público pode participar enviando comentários e perguntas pelas redes sociais: @espacoufmg

Espaço do Conhecimento UFMG, por meio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. No museu, a programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o Espaço é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas Gerais. O Espaço integra a Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores e da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig.