Lançamento da exposição Canção amiga – Clube da Esquina – Espaço do Conhecimento UFMG

acontece | Notícias | Lançamento da exposição Canção amiga – Clube da Esquina

Exposição sobre Clube da Esquina é lançada com presença de autoridades

A exposição Canção Amiga – Clube da Esquina foi lançada nesta sexta-feira, 14 de julho, no Espaço do Conhecimento UFMG, com a presença de autoridades. Em meio às esquinas que mostram o caminho do movimento musical mineiro, a mostra foi aberta oficialmente pela Diretora de Ação Cultural, Leda Maria Martins, que a definiu como um “lugar poético”. Leda também frisou que Canção Amiga integra a programação da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o maior evento científico do Hemisfério Sul.

A Presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG), Michele Arroyo, afirmou que a exposição é mais uma possibilidade de trazer parte da história, uma alternativa para que o Clube da Esquina seja contado, mostrado e revivido. “O Clube está vivo, ele mistura histórias de cada um com as histórias dos espaços, dos lugares de Minas e do mundo. A exposição é uma aula de história”.

A Diretora Científico-Cultural do Espaço, Ana Flávia Machado, ressaltou a exposição Janela Lateral, uma extensão de Canção Amiga pelas escadas do museu, um passeio por movimentos e artistas que influenciaram o surgimento do Clube. “Foi um belíssimo trabalho de curadoria do Bruno Viveiros. E nós, por intermédio do Núcleo de Audiovisual, produzimos um filme, Entre Discos e Esquinas, que é mais uma imersão nesse mundo poético do Clube da Esquina”.

Trabalho em conjunto

Um dos coordenadores da exposição, Mauro Rodrigues disse que foi inspirado pelo espírito colaborativo do Clube da Esquina. “Foi um processo muito trabalhoso, mas também muito divertido”, disse sobre a produção de uma trilha sonora específica que resultou na instalação musical Som Imaginário. Betânia Figueiredo, também coordenadora da mostra, afirmou que Canção Amiga é “um ponto de parada de um longo percurso que apresenta ao público as pesquisas feitas ao longo dos últimos anos”.

Emocionado, Túlio Mourão, um dos coordenadores da Associação de Amigos do Clube da Esquina (Aamuce), leu um texto que escreveu quando Milton Nascimento foi foco de um festival de jazz em Ouro Preto: “Bituca é a própria canção amiga”. “Subindo as escadas, caiu a ficha. Vivemos tempos difíceis. O país avança quando a juventude sonha”.

Para a Vice-Reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart de Almeida, a exposição é um presente para os 90 anos da universidade. “Foi uma enorme satisfação ver a exposição. É uma grande oportunidade mostrar, mais uma vez, a pesquisa realizada da UFMG no Espaço”, afirmou.

Exposição

A exposição Canção Amiga é resultado das pesquisas do Centro de Referência da Música de Minas UFMG, um trabalho de pesquisa interdisciplinar que investiga as sonoridades produzidas e em circulação no estado. A exposição ocupa o segundo e o quinto andares do Espaço. No Planetário, haverá a exibição do filme Entre Discos e Esquinas. Na Fachada Digital, uma projeção exibe depoimentos de artistas do Clube da Esquina. A mostra fica em cartaz até setembro.