
A comunidade surda brasileira é, por vezes, excluída dos processos de socialização e propostas de lazer oferecidas em espaços públicos. A promoção da acessibilidade atitudinal, ligada às práticas individuais que favorecem a inclusão e a eliminação de estigmas sociais, é de extrema importância quando se pensa o papel social de ambientes museológicos e de educação não-formal, como o Espaço do Conhecimento UFMG.
Como parte de um processo mútuo de troca de aprendizados, o museu se dedica a acessibilizar e democratizar o acesso à cultura e ao conhecimento. Confira abaixo as oficinas acessíveis que fazem parte, de forma gratuita, da programação do mês de julho no museu:
Libras para Crianças (Sábado com Libras)

Nos dias 11/07 (terça-feira) e 15/07 (sábado), às 15h, o Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade do museu promove a oficina “Libras para crianças”! Na atividade, os participantes serão apresentados aos sinais básicos da Linguagem Brasileira de Sinais por meio de exercícios e jogos, promovendo o aprendizado lúdico e divertido sobre uma das línguas oficiais do país. Serão oferecidas 20 vagas para crianças a partir dos 06 anos.
Espaço acessível: construindo caminhos de afetos

Com o objetivo de discutir a importância da acessibilidade atitudinal e construir empatia entre diferentes vivências, os participantes da atividade “Espaço Acessível” experienciarão, no dia 16/07 (domingo), às 15h, as barreiras físicas que atrapalham a participação social e o lazer de pessoas com deficiência. A atividade permite, entre diversas possibilidades, dialogar sobre acessibilidade e inclusão dentro do contexto museal. Serão oferecidas até 15 vagas, entre crianças acima de 12 anos, jovens, adultos e idosos.
Tabuleiro Acessível

Por meio de um conjunto de modernos jogos de tabuleiro, a comunidade surda e ouvinte é convidada a interagir com o museu em uma atividade lúdica de lazer, onde são trabalhados o pensamento lógico, a cognição e as interações interpessoais. A oficina acontece no dia 18/07 (terça-feira), às 15h. Serão oferecidas 20 vagas para crianças a partir de 06 anos, jovens, adultos e idosos.
A participação nas oficinas é gratuita e acontece mediante retirada de ingressos individuais na recepção do museu, disponíveis a partir de 2h antes do horário de início em questão. As vagas são preenchidas por ordem de chegada. Participe!
O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura (ProCult) da Universidade e conta com a Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e a Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) na gestão administrativa-financeira de seus projetos. É amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Cemig.
Sobre o Instituto Unimed-BH
Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando a formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar os espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH.
Sobre a Cemig
A Cemig é a maior incentivadora de Cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país, investindo em projetos culturais, esportivos e sociais, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal; preservando o patrimônio, a memória e a identidade dos mineiros. Além de incentivar produtores e artistas, o apoio da Cemig traz benefícios diretos à população, que passa a ter acesso aos bens culturais de maneira mais segura e democrática. A experimentação também está aliada ao negócio da empresa que, além de trabalhar com fontes de energia limpas e de matrizes energéticas sustentáveis, busca continuamente a inovação, aliada à pesquisa e ao desenvolvimento.