Primavera dos Museus no Espaço – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | Primavera dos Museus no Espaço

Espaço reflete sobre cultura e cidadania em programação especial e gratuita

 

 

Um museu não é feito só do acervo que abriga. Dentro dele, experiências e memórias são criadas por visitantes, colaboradores e gestores, peças fundamentais para a preservação do patrimônio cultural! Neste mês, será possível conhecer o Espaço do Conhecimento UFMG além das exposições, em uma programação extensa da Primavera dos Museus, de 24 a 29 de setembro.

O Espaço vai mostrar que existe um processo criativo e de pesquisa que antecede cada exposição ou ação educativa. Durante todo o horário de funcionamento, de 24 a 29 de setembro, a exposição Memória e Criação do Espaço do Conhecimento UFMG exibe projetos como a Cartilha de Acessibilidade, o Calendário Astronômico e os trabalhos acadêmicos realizados pelos mediadores. No sábado, dia 28 de setembro, eles estarão na Sala de Oficinas para compartilhar suas experiências em um bate-papo com o público.

Temática trabalhada com frequência no Espaço, os saberes indígenas também estarão em pauta durante a Primavera dos Museus. Os curtas Waapa e Monocultura da Fé serão exibidos no domingo, dia 29 de setembro, às 14h. Em seguida, os visitantes participam de uma conversa sobre espiritualidade e ancestralidade.

 

Astronomia na Praça!
O conhecimento astronômico divulgado dentro do museu será transportado para a Praça da Liberdade no sábado, 28 de setembro. O local será cenário de brincadeiras sobre o Sistema Solar às 14h. Tudo isso acontece na atividade Tapete Astronômico na Praça.

No dia seguinte, 29 de setembro, às 11h, a dica é participar da Observação do Sol na Praça. Na atividade, um telescópio especial permitirá que os pedestres apreciem cada detalhe dessa grande estrela.

Todas as atividades são gratuitas. Para participar, basta retirar uma senha gratuita na recepção do museu.

A programação integra a Primavera dos Museus, temporada cultural que acontece todos os anos sob a coordenação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Neste ano, em sua 13ª edição, o órgão traz o tema Museus por dentro, por dentro dos museus. O objetivo é apresentar outro lado dessas instituições, estreitando a relação com os públicos visitantes.

 

 

13ª Primavera dos Museus
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH

Mostra Memória e Criação do Espaço do Conhecimento UFMG
Quando: 24 a 29 de setembro. Terça a sexta-feira e domingo, das 10h às 17h, e sábados, das 10h às 21h
Classificação: livre

Mediação na Mostra Memória e Criação do Espaço Conhecimento UFMG Data: Sábado, 28 de setembro, das 18h15
Classificação: a partir de 05 anos

Tapete Astronômico na Praça
Quando: Sábado, 28 de setembro, às 14h
Classificação: Livre

Observação do Sol na Praça
Quando: Domingo, 29 de setembro, às 11h
Classificação: livre

Exibição de curtas: Waapa e Monocultura da Fé
Quando: Domingo, 29 de setembro, às 14h
Classificação: a partir de 05 anos