Programação – 1° Encontro Negruras – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | Programação – 1° Encontro Negruras

Espaço do Conhecimento UFMG recebe evento sobre performatividades negras e periféricas na cena contemporânea

Primeira edição do “Encontro Negruras” será realizada no dia 30/11 (sábado), das 10h às 20h, com entrada gratuita 

 

27 de novembro de 2024 

 

Com o objetivo de partilhar processos de pesquisa em performatividades negras e periféricas na cena contemporânea, o Espaço do Conhecimento UFMG sedia o “1º Encontro Negruras”, realizado pelo Grupo de Pesquisa Negruras, vinculado à graduação em Teatro da UFMG. O evento será realizado de forma gratuita no dia 30/11 (sábado), das 10h às 20h, e propõe um espaço de encruzilhada entre saberes de diversos artistas e pesquisadores das poéticas e pedagogias negras.

 

O cronograma do encontro inclui oficinas, espetáculo teatral, ação performativa e rodas de conversa com Júlia Tizumba, Adriana Chaves, Fredda Amorim, Gil Amâncio, Eneida Baraúna, Cláudio Emanuel, Denilson Tourinho e Lucas Costa. O encerramento do evento será conduzido pela professora, poeta, dramaturga e ensaísta Leda Maria Martins.

 

“1º Encontro Negruras: Performatividades Negras e Periféricas” também integra a programação do “Novembro Negro UFMG”, que, neste ano, discute a luta antirracista na Universidade. Confira as informações completas:

 

Oficina “Corpo Negre, Negras Palavras”, com Maria Moreira e Larissa Ferreira

Quando: 30/11 (sábado), das 10h às 12h

Descrição: A oficina pretende, no jogo corpóreo e de palavras, abordar a construção poética de narrativas criativas e auto afirmativas para pessoas negras. Da escrevivência às oralituras, o que o corpo negro diz ao mundo?

Público: Todos os públicos

Número de vagas: Até 15 participantes

Inscrições: forms.gle/bCDGNkEt34qaUhDj9

Onde: Hall (5º andar) – Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários

 


 

Oficina “Teatros Negros e Ensino”, com Lucy Ribeiro e Ellen Carolina

Quando: 30/11 (sábado), das 10h às 12h

Descrição: Compreendendo os desafios da aplicabilidade da Lei 10.639/03 nas práticas de ensino, a oficina busca pensar e experimentar práticas em teatro negro para pessoas interessadas em pedagogias negrorreferenciadas.

Público: Todos os públicos

Número de vagas: Até 15 participantes

Inscrições: forms.gle/bCDGNkEt34qaUhDj9

Onde: Sala Multiuso (1º andar) – Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários

 


 

Roda de Conversa “Poéticas da Negrura: Vidas negras fabulando mundos”

Quando: 30/11 (sábado), às 13h

Descrição: Observando a diversidade das negruras, em seus modos de criar, jogar, atuar, contar, brincar, improvisar e estar em cena, a roda de conversa busca pensar sobre a singularidade de suas poéticas e que tipo de mundo estamos fabulando coletivamente.

Convidades: Júlia Tizumba, Adriana Chaves, Fredda Amorim e Gil Amâncio

Mediação: Professor Altemar Di Monteiro (UFMG, Líder do Grupo de Pesquisa Negruras)

Público: Todos os públicos

Duração aproximada: 1h45

Número de vagas: Até 30 participantes

Inscrições: forms.gle/bCDGNkEt34qaUhDj9

Onde: Hall (5º andar) – Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários

 


 

Roda de Conversa “Pedagogias da Negrura: Ensinar e aprender como gesto de criação”

Quando: 30/11 (sábado), às 15h

Descrição: A roda de conversa irá discutir a prática pedagógica enquanto gesto de criação e circularidade que faz viver as pedagogias da negrura.

Convidades: Eneida Baraúna, André Sousa, Denilson Tourinho e Lucas Costa

Mediação: Professora Jennifer Jacomini (UnB, Vice-líder do Grupo de Pesquisa Negruras)

Público: Todos os públicos

Duração aproximada: 1h45

Número de vagas: Até 30 participantes

Inscrições: forms.gle/bCDGNkEt34qaUhDj9

Onde: Hall (5º andar) – Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários

 


 

Multiverso – Corpo Preto Surdo: Nós Estamos Aqui

Quando: 30/11 (sábado), às 17h

Descrição: O espetáculo “Corpo Preto Surdo: Nós Estamos Aqui” é uma produção teatral que aborda a experiência de pessoas surdas e ouvintes negras, explorando questões de identidade, representatividade e resistência. O espetáculo é apresentado no museu por meio do projeto “Multiverso”, realizado pela Pró-reitoria de Cultura (Procult) da UFMG. 

Público: Todos os públicos

Duração aproximada: 1h

Não é necessário retirar ingressos

Onde: Hall (5º andar) – Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários

 


 

Ação Performativa: Ecos de “E agora… falamos nós”

Quando: 30/11 (sábado), às 19h

Descrição: Leitura performática do importante texto “E agora… falamos nós”, de Thereza Santos e Eduardo de Oliveira e Oliveira. O texto da década de 1970 é um importante documento na construção da historiografia dos Teatros Negros produzidos no Brasil. A ação será seguida pelo encerramento do evento, com a presença da professora Leda Maria Martins, às 19h20.

Público: Todos os públicos 

Onde: Hall (3º andar) – Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários

 


Serviço: Espaço do Conhecimento UFMG recebe evento sobre performatividades negras e periféricas na cena contemporânea

Quando: 30 de novembro de 2024, das 10h às 20h

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários – Belo Horizonte)


 

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade e conta com o apoio da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) no desenvolvimento de seus projetos. É amparado pelas Leis Federal, Estadual e Municipal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Cemig.

 

Sobre o Instituto Unimed-BH

O Instituto Unimed-BH completou 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$ 190 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. Em 2023, mais de 20 mil postos de trabalho foram gerados e 2 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. 

 

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em apoiar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar a cultura de Minas Gerais em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro.  Os projetos patrocinados pela Cemig, por meio da Lei Estadual e/ou Federal de Incentivo à Cultura, têm por objetivo beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas artísticas. Assim, investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a sua energia.