Próximo sábado, oportunidade única – visita virtual mediada em libras e português na exposição Sertão Mundo – Espaço do Conhecimento UFMG

acontece | Notícias | Próximo sábado, oportunidade única – visita virtual mediada em libras e português na exposição Sertão Mundo

A oficina deste mês do projeto Sábado com Libras, do Espaço do Conhecimento,  oferece uma visita virtual guiada à exposição Sertão Mundo

A diversidade das músicas, os sabores das comidas, a beleza dos bordados e a encantadora literatura. Todas essas e tantas outras expressões culturais estão presentes nas interações de cada um de nós com o mundo. Elas também saltam aos olhos na exposição Sertão Mundo, que apresenta, em formatos diversos, as muitas reverberações originadas pelo universo criado por João Guimarães Rosa.

No próximo sábado (27), a oficina virtual de novembro do projeto Sábado com Libras, do Espaço do Conhecimento UFMG,  propõe um mergulho na exposição Sertão Mundo, por meio de uma visita virtual mediada em libras e português. A atividade vai explorar alguns dos eixos e conceitos presentes no Sertão de Guimarães Rosa, disponíveis na exposição. A visita à exposição é feita por meio de um mapa virtual, que guia os visitantes pelos vários sertões criados pelos desdobramentos do universo criado pelo escritor. Ao  final, cada visitante pode encontrar o Sertão que está dentro de si mesmo. Os conteúdos da mostra são disponibilizados por “temporadas”, quando novas instalações são inauguradas, o que garante uma exposição em constante atualização, com percursos diferentes a cada nova visita.

Print tela – Exposição Sertão Mundo

A atividade Visita virtual à exposição Sertão Mundo acontece no sábado,  27 de novembro, às 10h,  pela plataforma Zoom, com mediação da equipe do Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade do museu, de forma gratuita. Nesse encontro virtual, jogos e brincadeiras serão usados para apresentar palavras e termos relacionados ao universo sertanejo na Língua Brasileira de Sinais.

Podem participar crianças a partir de 9 anos, além de jovens e adultos, e não é exigido conhecimento prévio de Libras. Para se inscrever, preencha o formulário disponível aqui, e também no perfil @espacoufmg, no Instagram.

Serviço:

Sábado com Libras | Oficina “Visita virtual à exposição Sertão Mundo”

Quando: 27 de novembro, sábado, às 10h

Onde: Zoom (o link será enviado aos inscritos por email)

Classificação indicativa: a partir de 9 anos

Vagas: 20 | Inscrições: https://forms.gle/Gtzvg17Uh99it2ji6
Exposição Sertão Mundo: ufmg.br/espacodoconhecimento/exposicaosertaomundo/

Atividade gratuita

Confira o vídeo convite!

Sertão Mundo tem o patrocínio do Instituto Unimed-BH e o apoio da Aliança Francesa, do Instituto de Estudos Brasileiros da USP, da Pró-Reitoria de Extensão da UFMG, do Museu Casa Guimarães Rosa e da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, com a cessão de acervo do Museu de Arte da Pampulha – MAP.

Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas Gerais. O Espaço integra a Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH*, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores.

Sobre o Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando a formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed‑BH. Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH.