A atividade gratuita será realizada no dia 17/08, às 14h, para o público de todas idades
12 de agosto de 2024
O imaginário infantil está repleto de elementos e personagens lúdicos que enfatizam o riso, a brincadeira e a autoexpressão. Das lonas do circo, surge a figura do palhaço, um arquétipo performático com raízes nas caravanas medievais e nos “bobos da corte” que entretinham os membros reais. Parte de uma arte tão antiga quanto universal, estes artistas são apreciados até os dias atuais, seja dentro ou fora do picadeiro.
Com o objetivo de introduzir os participantes ao universo artístico dos palhaços, o Espaço do Conhecimento UFMG promove uma oficina de palhaçaria, como parte do projeto Sábado com Libras. Este conjunto de atividades presenciais e conteúdos virtuais visa integrar a comunidade surda ao espaço museal e às atividades de lazer de maneira prática e efetiva, além de pensar a inclusão e a acessibilidade no compartilhamento dos saberes que circulam nestes ambientes. Ao longo da atividade, a equipe de educadores do Espaço do Conhecimento e a atriz e intérprete de Libras Dinalva Andrade compartilharão técnicas tradicionais ligadas à figura do palhaço, além de ensinar sinais que complementam e enriquecem a representação cênica.
Para além de mergulhar nesta arte milenar, os participantes poderão aperfeiçoar suas habilidades de comunicação, ao mesmo tempo em que ampliam sua visão sobre a diversidade que permeia o meio artístico. “A oficina pode auxiliar na desinibição de pessoas surdas, além de treinar a expressividade facial e corporal. Já para as pessoas ouvintes, é uma ótima oportunidade de praticar a Libras (Língua Brasileira de Sinais)”, comenta a intérprete.
O “Sábado com Libras: Oficina de Palhaçaria” acontece no dia 17/08 (sábado), às 14h, para crianças a partir de 06 anos, jovens e adultos. Para participar, é necessário retirar ingressos gratuitos na recepção do museu a partir de 12h. Serão disponibilizadas 20 vagas, preenchidas mediante ordem de chegada.
Serviço “Sábado com Libras: Espaço do Conhecimento UFMG promove oficina de palhaçaria acessível na Língua Brasileira de Sinais”
Quando: 17/08 (sábado), às 14h.
Público: crianças a partir de 6 anos, jovens e adultos
Número de vagas: até 20 pessoas
Ingressos: emitidos gratuitamente na recepção do museu a partir das 12h.
Duração aproximada: 1h
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários)
O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade e conta com o apoio da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) no desenvolvimento de seus projetos. É amparado pelas Leis Federal, Estadual e Municipal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Cemig.
Sobre o Instituto Unimed-BH
O Instituto Unimed-BH completou 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$ 190 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. Em 2023, mais de 20 mil postos de trabalho foram gerados e 2 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
Sobre a Cemig
A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em apoiar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar a cultura de Minas Gerais em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro. Os projetos patrocinados pela Cemig, por meio da Lei Estadual e/ou Federal de Incentivo à Cultura, têm por objetivo beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas artísticas. Assim, investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a sua energia.