Tehêys Povo Pataxoop: Exposição Mundos Indígenas  – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | Tehêys Povo Pataxoop: Exposição Mundos Indígenas 

Tehêys do Povo Pataxoop: Espaço do Conhecimento UFMG disponibiliza, virtualmente, desenhos-narrativa presentes na Exposição Mundos Indígenas

 

Na exposição Mundos Indígenas, em cartaz no Espaço do Conhecimento UFMG desde dezembro de 2019, curadoras e curadores indígenas de cinco povos – Yanomami, Ye’kwana, Xakriabá, Tikmῦ’ῦn (Maxakali) e Pataxoop – nos convidam a conhecer seus mundos. É fato que a história dos povos indígenas não é uma só. A magnitude de nosso país, grande como um continente, possibilita que abriguemos populações plurais, com costumes e tradições diversas. Sob a finalidade de permitir que parte das narrativas continuem se expandindo para além da presencialidade do museu, o Espaço do Conhecimento UFMG disponibilizou virtualmente, neste mês, alguns dos Tehêys do povo Pataxoop.

 

O tehêy, que é um instrumento para a pesca, é representado na exposição de curta duração Mundos Indígenas como uma forma de pescaria de conhecimento, um material didático do ensino Pataxoop. Para Liça Pataxoop, uma das curadoras da exposição, a escrita é imagem e, através dos tehêys, as crianças de Muã Mimatxi, aldeia no município de Itapecerica, Minas Gerais, aprendem sobre valores da vida e da natureza, pescam conhecimento, alegria, identidade, cultura, convivência e força.

 

No YouTube, o Espaço do Conhecimento UFMG disponibiliza uma série de 6 animações que contam com a narração dos Tehêys de Liça Pataxoop. No SoundCloud, outros 12 áudios de desenhos-narrativas relativos ao jogo “O Grande Tempo das Águas”, feitos por professores e alunos da Escola Indígena Pataxoop Muã Mimatxi, também foram disponibilizados.

 

Quer descobrir ainda mais informações sobre alguns dos Mundos Indígenas? Visite o Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários) e conheça a exposição!

 

________

Ficha Técnica dos Tehêys

Exposição Mundos Indígenas 

Realização: Espaço do Conhecimento UFMG

Curadoria Pataxoop: Kanatyo Pataxoop e Liça Pataxoop

Assistência de curadoria Pataxoop: Deborah Lima e Siwê Braz

Coordenação da exposição: Ana Maria Rabelo Gomes, Deborah Lima e Mariana Oliveira

Serviço: 

Tehêys de Liça Pataxoop: Espaço do Conhecimento UFMG disponibiliza, virtualmente, desenhos-narrativa presentes na Exposição Mundos Indígenas 

Série de Tehêys de Liça Pataxoop (Animação): https://bit.ly/3Pj0iQ1

Áudios dos Tehêys (Jogo ‘O Grande Tempo das Águas’): https://bit.ly/3aR3T9a


O Espaço do Conhecimento UFMG, por meio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. No museu, a programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o Espaço é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas Gerais. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da UFMG, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores e da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig.

Sobre o Instituto Unimed-BH   

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando a formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH.

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de Cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país, investindo em projetos culturais, esportivos e sociais, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal; preservando o patrimônio, a memória e a identidade dos mineiros. Além de incentivar produtores e artistas, o apoio da Cemig traz benefícios diretos à população, que passa a ter acesso aos bens culturais de maneira mais segura e democrática. A experimentação também está aliada ao negócio da empresa que, além de trabalhar com fontes de energia limpas e de matrizes energéticas sustentáveis, busca continuamente a inovação, aliada à pesquisa e ao desenvolvimento.