As Três Marias: de onde vem o nome dessas estrelas? – Espaço do Conhecimento UFMG
 
visite | BLOG | As Três Marias: de onde vem o nome dessas estrelas?

As Três Marias: de onde vem o nome dessas estrelas?

 

Você já deve ter olhado para o céu à procura daquelas três estrelinhas alinhadas. As famosas Três Marias são facilmente vistas a olho nu, seja no hemisfério norte ou sul.  São estrelas azuis de poderoso brilho, muito maiores que o Sol, e estão a cerca de 1500 anos-luz da Terra.

 

Trio de Órion

Um conjunto de estrelas que traçam um desenho, como as Três Marias, é chamado pelos cientistas de asterismo. O trio faz parte da Constelação de Órion, compondo o que é chamado de Cinturão de Órion.

 

O nome vem da mitologia grega, segundo a qual o caçador Órion foi morto acidentalmente por sua amada, que, ao perceber o engano, o colocou em uma constelação para que não fosse esquecido.

 

 

Nomes árabes

As três estrelas foram batizadas com nomes árabes: Mintaka, Alnilam e Alnitakque significam o cinto, a pérola e a corda, caracterizando os elementos do cinturão do caçador Órion.

 

Muitos significados

Cada cultura dá às Três Marias um diferente significado. Na tradição cristã, as estrelas são associadas às três mulheres que visitaram o túmulo de Jesus na ressurreição. Também representam os Três Reis Magos – Gaspar, Melquior e Baltasar -, que estariam a caminho de Belém no nascimento do messias.

 

Os guaranis, por sua vez, não veem no céu a Constelação de Órion, mas outro agrupamento de estrelas, conhecido como Homem Velho e formado pelas constelações ocidentais de Órion e de Touro. Para eles, as Três Marias são Joykexo, símbolo da fertilidade, e servem para a orientação geográfica, pois nascem exatamente no ponto cardeal leste e se põem no lado oposto.

 

 

Curtiu conhecer mais sobre as estrelas? Aqui no Blog do Espaço temos textos novos sobre astronomia e vários outros assuntos, agora duas vezes por semana, às terças e quintas! Mande sua sugestão de tema por meio das nossas redes!