Capacidade de Retenção de Metais Pesados pelo Solo em Área de Implantação de Estruturas de Infiltração para Águas Pluviais Urbanas em Belo Horizonte/MG

Autoria

– Fernanda Maria Belotti

Resumo

Belo Horizonte é o sexto município mais populoso do Brasil, com uma população estimada de 2.412.937 habitantes (IBGE, 2007) e concorre com outras grandes capitais do país em número de enchentes por ano, as quais se configuram em um dos principais desafios ambientais do município. Para testar novas formas de gerenciamento das águas pluviais urbanas com emprego de técnicas alternativas de drenagem, uma trincheira de infiltração e uma vala de detenção foram implantadas na Estação Ecológica da UFMG, projeto desenvolvido pela Escola de Engenharia da UFMG e Prefeitura de Belo Horizonte no contexto do Projeto SWITCH – Sustainable Water Management Improves Tomorrow’s Cities’ Health (“Gestão Sustentável das Águas para o Aprimoramento da Qualidade de Vida nas Cidades do Futuro”). Entretanto, como águas pluviais urbanas normalmente contem elevado teor de poluentes, é necessário investigar a capacidade de retenção destes poluentes pelo solo na área de implantação destas estruturas. Para avaliar a capacidade de retenção do solo foram realizadas amostragens e análises de solo no início da implantação das estruturas, na metade e no final do período chuvoso. As amostras coletadas no início da implantação das estruturas foram submetidas às análises de granulometria, Capacidade de Troca de Cátions (CTC), pH em H20 e em KCl, teor de matéria orgânica, teor de Argila Dispersa em Água, mineralogia da fração argila e teor total dos metais cádmio, chumbo, cobre, cromo, manganês, níquel e zinco. Estes elementos foram escolhidos para este estudo em função de sua elevada presença em águas de drenagem urbana. As amostras coletadas nas demais amostragens foram avaliadas quanto ao teor total dos metais pesados selecionados. A avaliação da capacidade de retenção do solo foi realizada por meio da investigação do teor de poluentes retidos no solo durante um período chuvoso; através de ensaios de lixiviação,para determinar a eficiência do solo na retenção de metais sob chuvas consecutivas; e através de extração sequencial, para avaliar a retenção de metais nas diversas frações do solo. Os resultados indicam que o solo da área apresenta capacidade para reter parte dos metais oriundos das águas de drenagem urbana; principalmente chumbo, cromo e manganês. Entretanto, parte dos metais, principalmente cádmio, cobre, níquel e zinco, é lixiviada no perfil do solo em virtude da afinidade destes elementos por sítios de adsorção não-específica; pelas características do solo da área, como reduzida CTC e reduzido teor de matéria orgânica; pela competição entre os metais estudados e pelo seu elevado teor nas águas de drenagem urbana, o que pode exceder a capacidade de retenção do solo. Os resultados evidenciam os riscos de contaminação das águas subterrâneas na área de implantação dessas estruturas e a importância da inclusão da capacidade de retenção de poluentes pelo solo como mais um critério a ser considerado na seleção de áreas para a implantação de estruturas de infiltração em Belo Horizonte/MG.

Palavras-chave: Solos, metais pesados, drenagem urbana

Abstract not available.

Keywords: Urban drainage, heavy metals, adsorption capacity of the soil

Referência