De Bota-Fora” á Estação Ecológica da UFMG (Pequenas Conquistas e a Construção de Significados Ambientais Urbanos)

Autoria

– Karina Rousseng Dal Pont

Resumo

A análise ambiental, inserida as discussões urbanas pode possibilitar uma série de aproximações entre os temas urbanos e ambientais, principalmente ao se analisar as percepções e sentidos relacionados às áreas de conservação ambiental urbana. A Estação Ecológica da UFMG é uma área de conservação ambiental urbana localizada no campus da Universidade Federal de Minas Gerais. Durante o processo de implementação a área passou por diversos usos, desde bota-fora da própria universidade até atingir o atual status de uma das maiores áreas de conservação ambiental da cidade de Belo Horizonte/MG. A questão que se coloca é até que ponto a inserção de uma unidade de conservação urbana, dentro de uma instituição de ensino superior, garante sua preservação? Constitui-se como objetivo desta pesquisa realizar através da sua história ambiental, uma análise a respeito das funcionalidades da área e suas relações institucionais no decorrer do processo de implementação (1979-2008). Esta pesquisa se baseia em dois níveis de investigação: entrevistas semi-estruturadas com grupos de atores que acompanharam o processo de tombamento da área em momentos distintos, e pesquisas junto aos arquivos da universidade e da prefeitura de Belo Horizonte. Com este estudo buscou-se levantar indicativos que contribuam para a construção de entendimentos sobre os sentidos dados aos usos e formas de apropriação de espaços naturais dentro das aglomerações urbanas. E também contribuir no processo de institucionalização da área.

Palavras-chave: Estação Ecológica; conservação ambiental urbana; questão ambiental-urbana

Abstract not available.

Keywords: not available.