skip to Main Content
O Trabalho de Campo Como Prática Interdisciplinar - Estudo de Caso para as Disciplinas de Conservação dos Solos e Geografia e Análise Ambiental do Curso Técnico em Meio Ambiente (CEFET-MG)

Autoria e Infos

Malena Silva Nunes

Contato: malenanunes@deii.cefet.br
Lattes:

 Felipe Pimentel Palha

Contato: pimentelpalha@deii.cefetmg.br
Lattes:

Resumo

O presente artigo objetiva relatar as atividades realizadas durante trabalho de campo feito por alunos
de duas turmas do curso técnico em Meio Ambiente do Centro Federal de Educação Tecnológica de
Minas Gerais (CEFET-MG) à Estação Ecológica da Universidade Federal de Minas Gerais (EECO-UFMG).
A referida atividade fez parte das disciplinas Conservação dos Solos e Geografia e Análise Ambiental,
caracterizando-se como prática pedagógica alternativa no intuito de buscar a aproximação dos
conteúdos com o espaço vivido. Na atividade, foi possível observar técnicas de conservação do solo
aplicadas no município de Belo Horizonte, descrever os atributos morfológicos de um perfil pedológico,
fazer uma oficina de solos fornecida por monitores da estação além de realizar uma caminhada
ecológica visando atender a objetivos de educação ambiental. O trabalho de campo culminou com a
elaboração de relatórios pelos discentes, onde foi possível avaliar a eficiência da atividade no que tange
à visualização prática da teoria apresentada e estudada em sala de aula.

Palavras-chave: Prática Pedagógica. Trabalho De Campo. Meio Ambiente

Abstract

This article aims to report on activities carried out during field research by students from two classes of the technical course in Environment Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) to Ecological Station of the Federal University of Minas Gerais (EECO-UFMG). The said activity was part of the disciplines “Soil Conservation” and “Geography and Environmental Analysis,” characterized artigoas an alternative pedagogical practice in order to seek closer ties with the contents of the lived space. In the activity we observed soil conservation techniques applied in the city of Belo Horizonte, describe the morphological attributes of a pedological profile, make a soil workshop provided by monitors Station, and perform an ecological walk to meet the environmental education goals. The field research culminated in the drafting of reports prepared by the students, it was possible to evaluate the activity of efficiency when it comes to practical visualization of the theory presented and studied in the classroom.

Keywords: Pedagogical practice. Field research. Environment.

Back To Top
Search