Serão apresentadas narrativas sobre a história do samba no Brasil e reflexões sobre a relação entre fontes históricas e patrimônio cultural imaterial, tendo o samba de Belo Horizonte como referência. Na primeira parte, o historiador e sambista Mário Cesar vai comentar sobre a história do samba. Na segunda parte, o historiador e produtor cultural Marcos Maia vai propor uma reflexão sobre as relações possíveis entre fontes históricas e patrimônio cultural imaterial, utilizando como exemplo fontes históricas que têm o samba da capital mineira como tema.

Professores:
Mário Cesar – sambista e historiador. Foi presidente da Escola de Samba Unidos dos Guaranys e hoje coordena a Velha Guarda da escola. Nasceu na favela da Pedreira Prado Lopes, berço do samba de BH. Especializado em História das Culturas Afro-brasileiras. Coordenador do Coletivo de Sambistas Mestre Conga.

Marcos Maia – produtor cultural e historiador com foco na história do samba e do Carnaval de BH. Foi curador de exposições e mostras de cinema sobre o tema. Produtor do documentário Roda, com a Velha Guarda de BH. Coordenador do Coletivo de Sambistas Mestre Conga.

GRATUITA, SEM INSCRIÇÃO PRÉVIA.
Basta comparecer no dia e local da atividade, observando-se os pré-requisitos:

Data: 21/07 (sexta)
Horário: 10h a 12h
Carga horária: 2h
Local: Conservatório UFMG
Público alvo: Sambistas, músicos, artistas, pesquisadores, estudantes e pessoas interessadas no tema

ATIVIDADE COM CERTIFICADO