Data: 15 de setembro

Local: Canal Cultura UFMG no YouTube

Sérgio Amadeu – Sociólogo e doutor em Ciência Política, é ativista da liberdade na rede. Presidiu o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (2003-2005) e foi membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (2003-2005). Foi um dos grandes implementadores dos Telecentros na América Latina.

Pablo Gobira – Professor da Escola Guignard (UEMG), do PPGArtes (UEMG) e do PPGGOC (UFMG). Coordenador de Câmara de Assessoramento de Ciências Humanas, Sociais, Educação e Artes da FAPEMIG. Membro pesquisador e gestor de serviços da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.  Escritor e editor de livros e artigos. Pesquisador dos grupos “Estudos e Práticas de Preservação Digital” e “Núcleo de Estudos dos Acervos de Escritores Mineiros”. Atua: na curadoria, criação e produção no campo da cultura, artes digitais, ciências e jogos digitais; como professor em cursos de fronteira como o Curso de Engenharia de Máquinas Biológicas (UFMG, UEMG, UFV), Teatro em Movimento Digital (Rubim, UEMG, UFMG); curadoria de bienal, exposições e residências artísticas. É coordenador do Programa Institucional de Extensão (UEMG) Direitos à Produção e ao Acesso à Arte e à Cultura.

Mediador: Carlos Henrique Falci – professor associado da Escola de Belas Artes, onde atua na Pós-graduação em Artes e na Graduação em Cinema de Animação e Artes Digitais. Sua pesquisa está focada na discussão sobre poéticas e políticas de memória na relação entre arte e tecnologia. Atualmente desenvolve projetos de extensão e pesquisa cuja temática envolve a relação entre paisagem e memória. Tem trabalhado desde 2010 com a investigação e criação de lugares imaginários de memória em projetos artísticos e de pesquisa, buscando compreender a memória de espaços urbanos.

Duração: 45min
Transmissão ao vivo pelo youtube.com/culturaufmg

*Essa atividade é gratuita, aberta a todos e oferece certificado. Caso queira receber o certificado, inscreva-se em sympla.com/festivaldeinvernoufmg