Data: 27 de julho

Hora: 19h

Local: Conservatório UFMG

O samba de Belo Horizonte está sendo registrado como Patrimônio Cultural Imaterial de Belo Horizonte, através do Inventário Participativo realizado pelo Coletivo de Sambistas Mestre Conga e o Projeto República. Para celebrar o início desse processo, o Coletivo propõe uma roda com convidados ilustres do samba de nossa cidade e com a apresentação de sambistas, como Doris, Paizinho do Cavaco, Lulu do Império, Aninha Felipe, Fabinho do Terreiro e Marina Gomes. No repertório, composições autorais e clássicos do samba, todos acompanhados por banda e pelo coro da Velha Guarda da Escola de Samba Unidos dos Guaranys (da Pedreira Prado Lopes). Será um momento de reverência ao samba e à sua história. A proposta de reconhecer o samba da capital mineira como Patrimônio Cultural Imaterial surgiu a partir da iniciativa de sambistas e pesquisadores do Coletivo Mestre Conga que, durante uma live, em 5 de abril de 2021, com cerca de 300 pessoas ao vivo, lançaram a ideia e começaram a construí-la.  Neste ano de 2023 iniciaram-se os trabalhos do Inventário Participativo, visando a construção de um dossiê que será apresentado ao Conselho Deliberativo do  Patrimônio Cultural de Belo Horizonte para o reconhecimento do samba como Patrimônio Imaterial.

Coletivo Mestre Conga –  reúne sambistas de Belo Horizonte, com membros de todas as regionais da cidade: dirigentes de escolas de samba e blocos, grupos de sambas, músicos, pesquisadores e donos de casas de samba. O Coletivo está realizando o Inventário Participativo para registro do samba como Patrimônio Cultural Imaterial de Belo Horizonte, junto ao Projeto República, com parceria da Fundação Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Cultura de BH.  

Ficha técnica
Banda: Evair Rabelo (banjo), Beto 7 Cordas (violão de sete cordas), Melão (violão de seis cordas), Rudney (cavaquinho), Deisiane Alves (Tantan), Mariana Martins Santos Passos (Surdo), Solange Caetano (pandeiro), Mestre Linguinha e João Batera (Percussão Geral).

Intérpretes: Aninha Felipe, Doris, Marina Gomes, Fabinho do Terreiro, Waltinho Tradicionalmente, Raimundo do Pandeiro, Seu Domingos, Pirulito da Vila, Lulu do Império, Cabral, Kaka Moncler, Paizinho do Cavaco.

Coro da Velha Guarda da Escola de Samba Unidos dos Guaranys: Ignez Nassif, Salete Rocha, Eliana Renout, Vera Ferreira, Rosane Iglesias, Leila de Jesus, Ademar Sebastião, Afonso Bicalho e Mário César.

Produção: Coletivo Mestre Conga

Duração: 2h