7º Festival de Verão da UFMG

Vadiar é preciso, o resto é improviso

Centro Cultural UFMG
Av. Santos Dumont, 174 - Centro
Carnaval 2013
8 a 12 de fevereiro

Atriz portuguesa propõe improvisação que une teatro e dança

24 de janeiro de 2013 · 8h50

Mafalda Saloio no espetáculo Felicitações madame: atriz vai coordenar oficina sobre improvisação cênica (Foto: arquivo pessoal)

O movimento, o gesto, a voz e o ritmo serão trabalhados durante a oficina Ginástica do Ator, que vai propor o desenvolvimento de técnicas de criação e improvisação cênica durante o Festival de Verão da UFMG, no período de carnaval, no Centro Cultural UFMG.

A oficina será dividida entre sessões com os temas O corpo como suporte para improvisar; A ginástica do ator: improvisar e escrever com o corpo; e Criar mini-histórias para miniespaços. Segundo a atriz portuguesa Mafalda Saloio, responsável pela oficina, tais práticas possibilitam a criação de histórias por meio de um teatro coreográfico e visual, levando em consideração os universos poéticos, misteriosos, humorísticos e absurdos do cotidiano humano.

A seção O corpo como suporte para improvisar vai abordar o processo de construção da improvisação que se pauta pelo conhecimento do vocabulário físico e emotivo dos atores, assim como de seus gestos cotidianos, que serão transformados em narrativas. Os participantes vão interpretar objetos, sentimentos e elementos naturais através da dança, e a partir daí será desenvolvida a relação entre os atores durante o processo de improvisação e criação em conjunto.

Na segunda parte da oficina, serão realizados exercícios apoiados no teatro físico, de objetos e de imagens, assim como no método teatral Clown e na dança, que deverão contribuir na identificação de foco e ponto fixo da ação do ator durante a improvisação. Já a última seção será dedicada à criação de pequenas histórias do dia a dia, adequadas a pequenos espaços. As atividades serão realizadas de 9 a 12 de fevereiro, das 15h30 às 18h30.

Mafalda Saloio tem formação em Teatro Físico pela Escola Internacional de Teatro Jacques Lecoq, em Paris, e em Jornalismo pela Universidade Técnica de Lisboa. A atriz, que integra a companhia de circo Circolando, vai apresentar no sábado, 9, o espetáculo Senhorita dos aires, também no Centro Cultural.

As inscrições custam R$ 20 e podem ser feitas pessoalmente, no posto da Fundep (Praça de Serviços do campus Pampulha) ou pelo site da Fundação, a partir de 28 de janeiro.

Oficina Ginástica do Ator
Local: Centro Cultural UFMG - Avenida Santos Dumont, 174, Praça da Estação
Público-alvo: estudantes de teatro, atores ou público em geral interessado no tema.
Carga horária: 12 horas
Período: 9 a 12 de fevereiro