7º Festival de Verão da UFMG

Vadiar é preciso, o resto é improviso

Centro Cultural UFMG
Av. Santos Dumont, 174 - Centro
Carnaval 2013
8 a 12 de fevereiro

Baile de carnaval terá fantasias feitas de sucata

28 de janeiro de 2013 · 5h57

Augustin de Tugny em oficina: matéria-prima será coletada no ambiente universitário

Nada de plumas, paetês, pedras, cristais e tecidos caros. As fantasias e adereços que darão brilho ao baile de encerramento do Festival de Verão, no dia 12 de fevereiro, serão confeccionados com objetos e sucatas pelos participantes da oficina Adereços sucateiros, que começa no dia 9.

A atividade será coordenada pelo arquiteto de interiores e cenógrafo Augustin de Tugny. Com 30 anos de experiência na construção de figurinos e cenários, Tugny é professor de História do Vestuário no curso de Design de Moda da Escola de Belas-Artes da UFMG e já ministrou disciplina sobre as tradições e fantasias carnavalescas.

De acordo com o cenógrafo, a atividade permite o estabelecimento de uma nova relação entre os participantes e os objetos. "O trabalho de recuperação, junção, transformação, bricolagem e vadiagem do fazer permitirá descobrir a poética dos objetos", justifica. A matéria-prima das fantasias está sendo coletada no ambiente universitário.

Serão oferecidas 24 vagas, com carga horária de 16 horas. Durante as aulas, que acontecem até 12 de fevereiro, das 14h30 às 18h30, os alunos aprenderão técnicas de bricolagem, costura e recuperação de objetos. Os participantes devem levar ferramentas para bricolagem e aparatos de costura.

As inscrições podem ser feitas a partir desta segunda-feira, dia 28, no site da Fundep.

As oficinas Desvio de objetos e Arte Cinética Sonora também se valerão da sucata e de objetos descartáveis. Leia aqui

Oficina Adereços sucateiros
Local: Centro Cultural UFMG (Avenida Santos Dumont, 174)
Público-alvo: comunidade em geral
Período: 9 a 12 de fevereiro
Horário: das 14h30 às 18h30
Informações: (31) 2531-3398 e festivalveraoufmg@gmail.com
Material do aluno: ferramentas para bricolagem e aparatos de costura.