Data: 08 de março

Local: No YouTube

As periferias do país produzem saberes específicos sobre a comunicação. O encontro é um espaço de troca entre as diferentes experiências e práticas comunicativas  de coletivos e movimentos sociais do país. O objetivo é discutir, em diferentes contextos culturais e sociais, quais as estratégias, técnicas e linguagens utilizadas para o enfrentamento da desinformação e para a mobilização em defesa de interesses coletivos.

A atividade será dividida em três etapas, sendo: duas mesas de diálogo com participantes de coletivos que tiveram grande destaque no contexto da pandemia; e lançamento da cartilha Mandando a Real sobre Comunicação Popular. As mesas serão coordenadas por dois jovens comunicadores das quebradas: Clebin Quirino e Camila Amy.

Duração: 3h
Transmissão pelo youtube.com/culturaufmg

Aberta ao público em geral, sem necessidade de inscrição prévia. Essa atividade oferece certificado.

Gizele Martins - Frente de Mobilização da Maré (Rio de Janeiro)
Jornalista e mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas. Assessora da Comissão de Defesa de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Jornalista do Sindicato dos Trabalhadores do Instituto Federal do Rio de Janeiro. Foi coordenadora, jornalista responsável e repórter do O Cidadão, meio comunitário que circula há 20 anos no Conjunto de Favelas da Maré. Formadora de cursos de Comunicação Comunitária. Organiza o curso Histórias Vivas: o histórico de resistência das favelas do Rio de Janeiro. Em 2019, lançou o livro Militarização e censura - a luta por liberdade de expressão na Favela da Maré. Palestrou sobre temáticas voltadas à realidade das favelas em mais de 20 países.

Gilson Rodrigues – G10 Favelas Paraisópolis (São Paulo)
Presidente do G10 Favelas, CEO do G10 Bank, empreendedor social, consultor e líder comunitário. Fundador do Instituto Escola do Povo, organização responsável pela alfabetização de jovens e adultos, que já formou mais de 7 mil pessoas, e também de projetos esportivos e culturais, como Craques do Amanhã, Orquestra e Ballet de Paraisópolis. Lidera os Comitês das Favelas - Presidente de Rua. Também é responsável por liderar dez iniciativas que visam impulsionar a economia nas favelas do país.

Camila Amy – Rabiola Casa Escola (Minas Gerais)

Mediador:
Clebin Quirino – Rádio UFMG Educativa (Minas Gerais)
Produtor musical e audiovisual na Produto Novo Estúdio Selo. É professor e atua em diversas instituições de arte, educação e comunicação. Músico, deejay, emece e artista plástico. Possui forte atuação na cultura Hip Hop desde 1996. Atuou em movimentos de rádio comunitárias, educativas e livres nos anos 2000. Produz e apresenta o programa Hora Rap que vai ao ar na Rádio UFMG Educativa.

A cartilha Mandando a Real Sobre a Comunicação Popular - Experiências e estratégias de comunicação nas quebradas é uma reedição revista e ampliada do trabalho de consultoria de comunicação e marketing para o aprimoramento e sustentabilidade do projeto Mandando a Real sobre a Covid-19, idealizado por Camila Amy e Ramayan Sol, da Rabiola Casa Escola de Arte e Sensibilização.

A cartilha será apresentada por Ana Tereza Brandão, responsável pela coordenação da consultoria, e Camila Amy, gestora da Rabiola, que responderão perguntas dos coletivos e dos interessados na comunicação do Mandando a Real.

Ana Tereza Melo Brandão é produtora executiva, radialista e mestre em Educação. Sócia da produtora V audiovisual, atua nas áreas de produção audiovisual e educação midiática. Foi diretora da Oi Kabum BH!, e diretora de produção e programação da Rede Minas. Participou de dezenas de projetos de produção comunitária e em rede, dentre eles o Rede Jovem de Cidadania, Mulhere-se, Juventude de Atitude, Rede Parabolinóica. Dedica-se aos estudos de produção audiovisual popular e a relação com o saber.

Camila Amy é artista visual. Técnica em Artes Visuais e produção cultural pela Oi Kabum!BH e graduanda em Licenciatura em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFMG. Cofundou a Casa Escola Rabiola, na qual introduziu metodologias próprias, desenvolvidas em pesquisas dentro da Universidade. Faz parte dos artistas-educadores pesquisadores do grupo internacional Young Idea, também pesquisadora de arte, educação e infância no grupo Casa Aberta Mesa Posta na UFMG. Comunicadora popular na central de conteúdos da Rabiola “Mandando a Real”.