Data: 05 de março

Hora: 20h

Local: No YouTube

Essa  mostra coreográfica virtual convida sete artistas potentes, plurais e ativos na cena das danças da Grande BH, em maioria danças urbanas ou que tiveram raízes na cultura de pessoas negras. Serão sete vídeos, nos quais cada convidado traduz em forma de conceito coreográfico, uma reflexão acerca da sua trajetória e do tema “Direito à cultura nas quebradas”.

Link para a mostra: http://bit.ly/3c3g2UV

Aberta ao público em geral, sem necessidade de inscrição prévia. Essa atividade oferece certificado.

Organizador:

Marcelo Mendes – Dançarino, professor e coreógrafo, especializado em várias áreas da dança, como jazz e dancehall. Em 2009, integrou o Grupo Cultura do Guetto. O amor pelo dancehall se intensificou em meados de 2011, e desde então pesquisa, estuda, pratica, leciona e se aprofunda no estilo. Em 2017 e 2018, foi professor de um dos maiores eventos da cena dancehall nacional: o Congresso Dancehall Brasil. Em 2018, também ministrou aulas em outro grande evento: o Dancehall Brasil Weekend.

Artistas participantes: 

Começou os estudos em danças urbanas em 2007. Em 2011 migrou para ojazz dance. Fez parte do Harmonia Studio de Dança e da Cia de Jazz Harmonia, que mais tarde se tornou Cia de Jazz Emaline Laia, pela qual dançou em vários festivais de dança nacionais, e do Festival Internacional de Dança de Joinville. Segue atuando na cena da dança como professor, coreógrafo e bailarino.

Veja o vídeo: https://youtu.be/cR31Vsejt4o

tem como principal foco de pesquisa a cultura jamaicana do dancehall. Em 2011 e 2013 foi contemplada pelo programa de intercâmbio e difusão cultural do Ministério da Cultura e viajou para Argentina, Rússia e França, participando de evento internacional sobre dancehall. Entre 2014 e 2015 participou de intercâmbios culturais com jamaicanos promovidos no Brasil. Foi professora no Congresso Dancehall Brasil em  2016, 2017 e 2018, e também no primeiro evento internacional com apenas professoras mulheres de dancehall no Brasil. Também foi jurada no concurso de Dancehall Queen & King Colômbia.

Veja o vídeo: https://youtu.be/agsW0HoQH-A

Dançarino desde 2006, profissionalizou-se na área há cinco anos. É professor de dança de salão e samba no pé, produtor e coordenador do Gafieira Brasil Belo Horizonte.Idealizador do congresso BH Samba Show, ex-integrante do grupo de dança folclórica Sarandeiros (UFMG), do Grupo Experimental de Danças do Corpo Cidadão (Grupo Corpo), e da Cia de Tango Argentino em BH. Já ensinou mais de 500 pessoas a dançar.

Veja o vídeo: https://youtu.be/YadoX-2yjUU

Atual integrante  do Grupo Identidade, em 2017 foi aluna destaque do projeto social de danças urbanas Anjos D’Rua. Em 2019 foi bi campeã do Disputa nervosa – competição solo de funk promovida pelo Lá da Favelinha.

Veja o vídeo: https://youtu.be/Rksskuzek2A

Professor de danças africanas e danças vernaculares estadunidenses. Atualmente integra os grupos Identidade e Urbe (de danças urbanas), e a Cia Fissura (funk). Atuou como dançarino em grandes eventos de BH e conquistou o primeiro lugar com um trabalho duo no festival Circuito Mineiro de 2018. Fez parte do time de professores do Festival de Arte Negra (FAN) em 2019.

Veja o vídeo: https://youtu.be/fKR0Hw2BEzw

Além de vogue performer e professora de vogue, começou sua pesquisa na Ballroom em 2009. Seu início nas competições foi em 2013, ano em que ganhou seu primeiro prêmio. Atua como dj residente da festa Barracuda em Chamas House, da qual faz parte e é princess. Tem influências diretas do funk, eletrônico e afrobeats. Para além da noite e da dança, trabalha como atriz roteirista, diretora, ilustradora, harpista e cantora: multi-talentos cultivados desde criança com influência direta de sua avó e das travestis que passaram na sua vivência.

Veja o vídeo: https://youtu.be/bOzeJzWktHs