Data: 11 de fevereiro

Local: No YouTube

O terceiro dia do Festival de Verão UFMG é dedicado ao tema Emergências: ver com olhos livres.

Ver com os olhos livres é uma das máximas do Manifesto da Poesia Pau-Brasil. A Semana de Arte Moderna buscou essa abertura ao outro. Como olharmos para os contornos da alteridade possível para os modernistas a partir de um ponto de vista contemporâneo? Como perceber o que emerge como possibilidades outras de praticar e fruir a cultura, a partir do exercício da liberdade e do aprender a ver, escutar o outro? A liberdade tem sido fortemente friccionada no contexto sócio-político-cultural em que nos encontramos. Além de considerarmos urgente a prática da liberdade, da autonomia compartilhada, queremos acolher as diferenças que refletem a pluriepistemologia, tão necessária às reflexões e fazeres culturais na universidade.

Ana Cláudia de Assis – Pianista e professora associada da Escola de Música da UFMG, onde desenvolve projetos artísticos e de pesquisa sobre a música contemporânea. É autora do livro Os Doze Sons e a Cor Nacional: conciliações estéticas e culturais na produção musical de César Guerra-Peixe (1944-1954) e, ao longo de sua carreira como pianista, tem sido responsável por inúmeras estreias mundiais de obras contemporâneas.

Gabriela Guerra – Artista, educadora e pesquisadora, interessada em processos colaborativos e intermídia. É co-fundadora do Coletivo Black Horizonte, com o qual realiza trabalhos que têm como base as culturas afrodiaspóricas, em diálogo com as tecnologias digitais de som e imagem. Doutoranda em Educação, na FaE – UFMG, integra o grupo de estudos Ciberterreiro.

Marcos Alexandre – Professor titular da Faculdade de Letras da UFMG (FALE) e pesquisador 1C do CNPq. Doutor e Mestre pela FALE, realizou pesquisas de pós-doutorado na Facultad de Artes Escénicas do Instituto Superior de Arte, em Havana – Cuba, e no PPGAC-UFBA (2008-2009); atuou como Visiting Research Scholar no Hemispheric Institute of Performance and Politics, na New York University, desenvolvendo a pesquisa Performances e Alteridades: perspectivas.

Mediação: Verona Segantini
Coordenadora do Campus Cultural UFMG em Tiradentes e Superintendente Executiva da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade. Graduada em História pela UFMG e Design de Ambientes pela UEMG. Doutora e Mestre em Educação pela UFMG. Professora Adjunta da Escola de Belas Artes. Atua no curso de graduação em Museologia e no Mestrado profissional em Educação da UFMG. Realizou vários projetos de exposições nos museus universitários e coordenou o Núcleo de Expografia do Espaço do Conhecimento UFMG. Faz parte do Grupo de Pesquisa CEIbero – Cultura e Educação nos Impérios Ibéricos. Participou do Scholarship Programme for Young Professors and Researchers from Latin American Universities (Coimbra Group) na Universidade de Pádua. Coordenou a Rede de Professores e Pesquisadores em Museologia.

Duração: 1h30