Data: 12 de fevereiro

Local: No YouTube

O quarto dia do Festival de Verão UFMG é dedicado ao tema Saberes em transe.

Reconhecer a multiplicidade dos saberes que conformam nossas sociedades complexas, buscando seus movimentos e trânsitos em perspectiva descolonizadora, tem nos levado a refletir sobre as concepções de artes e culturas na contemporaneidade. De que forma podemos olhar para os modernistas em sua busca pelas artes e culturas brasileiras tendo em vista as perspectivas pluriepistêmicas que conformam nossos saberes?

César Guimarães – Doutor em Estudos Literários (Literatura Comparada) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), professor Titular da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da UFMG e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Integrante do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, atua principalmente no estudo do cinema e da experiência estética. Editor da revista Devires: Cinema e Humanidades. Integrante do Grupo de Pesquisa Poéticas da Experiência. Coordenador-geral do Festival de Inverno da UFMG de 2012 a 2014. Coordenador da Formação Transversal em Saberes Tradicionais da UFMG desde 2014.

Luis Alberto Brandão – Professor da Faculdade de Letras da UFMG, pesquisador do CNPq e da Fapemig e escritor premiado. Entre suas publicações, estão os livros Teorias do espaço literário (Perspectiva), Canção de amor para João Gilberto Noll (Relicário), Chuva de letras e Manhã do Brasil (ambos pela Scipione).

Edgar Kanaykõ Xakriabá – Pertencente ao povo indígena Xakriabá do Estado de Minas Gerais. É Mestrando em Antropologia. Tem atuação livre na área de Etnofotografia: “um meio de registrar aspecto da cultura — a vida de um povo”. Nas lentes dele, a fotografia torna-se uma nova “ferramenta” de luta, possibilitando ao “outro” ver com outro olhar aquilo que um povo indígena é.

Sônia Queiroz ‒ Poeta, premiada mais de uma vez, quando ainda estudante, pela Revista Literária do Corpo Discente da UFMG e em 1980 recebeu o Prêmio Cidade de Belo Horizonte pelo livro O sacro ofício. Professora e pesquisadora por 38 anos na Faculdade de Letras da UFMG, atuou sempre na área cultural: dirigiu a Editora UFMG (de 1986 a 1995), o Centro Cultural UFMG (de 2010 a 2011) e a
DAC – Diretoria de Ação Cultural da UFMG (de 2012 a 2014), e coordenou o Laboratório de Edição – Labed (de 2007 a 2017) e o Centro de Memória da Faculdade de Letras (de 2017 a 2019). Coordenou diversas oficinas de criação de poesia e conto, oral e escrito. Tem poemas publicados em revistas e em antologias poéticas, destacando-se Palavra de Mulher (Ed. Fontana, 1979), Taquicardias (Edições Dubolso, 1985), O melhor da poesia brasileira – Minas Gerais (Sucesso Pocket, 2002) e Entrelinhas, entremontes: versos contemporâneos mineiros (Quixote + Do Ed. Associadas, 2020).

Mediação: Fernando Mencarelli
Diretor de Ação Cultural da UFMG. Professor titular da UFMG, atua na Pós-Graduação em Artes e na Graduação em Teatro. Pesquisador CNPq. Doutor e Mestre pela Unicamp, na área de História Social da Cultura. Visiting Research Scholar, Graduate Center da City University of New York/CUNY. Pós-Doutoramento em Teatro, Laboratório ARIAS/CNRS-Universidade Sorbonne Nouvelle/Paris III. Foi presidente da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas.

Duração: 1h30