Data: 09 de fevereiro

Hora: 18h3

Local: No YouTube

A abertura contará com a presença da reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, do diretor de Ação Cultural da UFMG, Fernando Mencarelli e da diretora-adjunta de Ação Cultural, Mônica Medeiros Ribeiro. Logo em seguida, acontece a homenagem a Jaider Esbell, com a professora da Escola de Belas Artes, Lúcia Pimentel.

Lúcia conduzirá uma homenagem a Jaider, falecido em 2 de novembro passado. Na sequência, o público poderá assistir novamente à palestra Rever Makunaíma, que foi proferida pelo artista da etnia Macuxi em 2021, durante o 53º Festival de Inverno UFMG. Em sua fala, Jaider refletiu sobre as origens do personagem mítico Macunaíma, nascido em uma tribo amazônica e que, em sua opinião, poderia representar “os sujeitos indígenas que despertam e advertem sobre o ato-reivindicação de um outro lugar para o mito, que seria, também, um outro lugar para a autoria, ilustrando, por tantos meios as apropriações, os deslocamentos e também as invisibilidades”.

Lucia Pimentel Professora, artista e pesquisadora da Escola de Belas Artes da UFMG, atuando com pesquisas em Artes e diversidade cultural no PPGArtes (Especialização, Mestrado e Doutorado) e no Prof-Artes (Mestrado). É líder do Grupo de Pesquisas Ensino de Arte e Tecnologias Contemporâneas (CNPq), membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte/Educação Borrando Fronteiras (GEPABOF) e do Conselho Latinoamericano de Educação pela Arte – CLEA, sendo editora da Revista CLEA, juntamente com Dora Águila, do Chile.

Duração: 1h30