Na aula inaugural do curso de extensão Confluir UFMG, aberta ao público, o Comitê de Cultura de Minas Gerais convida os participantes a dialogar em uma roda de conversa sobre pertencimento no âmbito cultural, abordando temas como participação, manutenção e fomento das ações culturais. A proposta é ampliar a compreensão sobre diversidade cultural, modos de ser, fazer, produzir e consumir cultura. A aula inaugural contará, ainda, com a presença de uma pessoa convidada e apresentação cultural. 

A formação Confluir UFMG acontecerá entre os meses de março e abril, com o objetivo de capacitar os estudantes para captar recursos para seus projetos pessoais ou coletivos e atuar no fornecimento desse serviço, seja como captadores ou como mediadores de formações de escrita de projetos para agentes culturais. A iniciativa é fruto da parceria entre o Comitê de Cultura em Minas Gerais e a Pró-reitoria de Cultura da UFMG.

Comitê de Cultura em Minas Gerais – o comitê é parte do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), promovido pelo Ministério da Cultura (MinC) com o objetivo de ampliar o acesso e a participação popular nas políticas públicas de cultura e contribuir com a compreensão da cultura como um direito. Nos 26 estados e Distrito Federal, os Comitês de Cultura são articulados por Organizações da Sociedade Civil selecionadas por meio de edital público. Em Minas Gerais, a AIC – Agência de Iniciativas Cidadãs (Belo Horizonte) é responsável por desenvolver as ações, em parceria com outras três organizações: Associação Carla Rosa (Viçosa), Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (Araçuaí) e Espaço Hibridus Ponto de Cultura (Ipatinga). Ao longo de dois anos, serão realizadas atividades de mobilização social, formação, apoio a projetos e parcerias e comunicação.

Não é necessária inscrição prévia.

Duração: 2h
Local: Sala 18 do Conservatório UFMG (capacidade sujeita à lotação do espaço)